Seminário

Modelação de Espaço de Estados em Meteorologia

Melhoria das Previsões a Curto Prazo e Perspetivas Climáticas a Longo Prazo

Videoconferência

Por Marco Costa (Universidade de Aveiro).

Este seminário apresenta a aplicação de modelos de espaço de estados (MEE) na previsão de temperatura a curto e longo prazos. A análise de curto prazo centra-se na melhoria das previsões de temperatura do ar através de um processo de assimilação de dados, combinando previsões de fontes externas com medições locais precisas. Utilizando dados do projeto TO CHAIR, é possível calibrar em tempo real as previsões meteorológicas, melhorando as decisões de gestão da irrigação. A segunda parte aborda a modelação a longo prazo das tendências de temperatura propondo modelos periódicos de espaço de estados para analisar os padrões climáticos durante períodos longos. O seminário destaca a flexibilidade e a eficácia do MEE na abordagem dos desafios de previsão em contextos ambientais e meteorológicos.

Short bio: Marco Costa é professor e investigador na Universidade de Aveiro. É doutorado em Estatística e Investigação Operacional pela Universidade de Lisboa sendo atualmente Professor Coordenador na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda, Universidade de Aveiro (ESTGA-UA), onde leciona desde 1999. É também investigador do Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações (CIDMA). É ISI Elected Member do International Statistical Institute e tem publicado inúmeros artigos científicos, capítulos de livros e comunicações em conferências. A sua investigação centra-se em Modelos de Espaço de Estado, Filtro de Kalman, Análise de Séries Temporais e Estatística Ambiental.

Transmissão via Zoom.

Cartaz do evento

 

14h30
CEAUL - Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa / CEMAT - Centro de Matemática Computacional e Estocástica

Seminário em Biologia Humana e Ambiente, por Susana Lopes (cE3c, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa).

Earth Systems Seminar, por Shaghayegh Karimzadeh (University of Minho, Guimarães, Portugal).

Seminário do Departamento de Física de CIÊNCIAS ULisboa, por Lehel Csillag (Babes-Bolyai University).

Nesta sessão aberta, serão abordadas questões relacionadas com o diagnóstico, o modo como se manifesta, formas de tratamento, impacto no dia a dia e diversidade de manifestações da POC. Será um espaço informal para perguntas, partilha e desmistificação.

Grupo de estudantes

O evento propõe um debate aberto sobre a linguagem inclusiva, reconhecendo-a como uma dimensão essencial da equidade e da participação plena de toda a comunidade académica.

Logótipo e datas da Lisboa Games Week 2025

CIÊNCIAS vai estar presente na Lisboa Games Week, o maior evento de videojogos e entretenimento em Portugal! O nosso Departamento de Informática irá promover várias atividades permanentes, durante os quatro dias do evento.

Dois participantes em anterior edição da Feira da Matemática

A Feira da Matemática regressa ao MUHNAC e conta, um vez mais, com a participação de vários docentes de CIÊNCIAS!

Pessoa a observar as estrelas

Conheça os aventureiros que expandem os limites da descoberta em todo o mundo.

MISSÃO RAMbo: um percurso em caminhada de sensibilização para a Resistência aos Antimicrobianos (RAM), que decorrerá no Anfiteatro Keil do Amaral, com um percurso de 5,4 km e com possibilidade de trazer o seu melhor amigo (um cão por pessoa).

Título "Turin Staff Week 2025", sobre fotografia da cidade de Turim

Uma oportunidade única para desenvolver competências, criar redes internacionais e conhecer de perto uma das instituições parceiras da aliança Unite! - inscrições até 21 de setembro.

Título do programa, fotografia de túnel e logótipo da Rede Alumni CIÊNCIAS

As candidaturas estão abertas de 24 de novembro de 2025 a 8 de janeiro de 2026.

Logótipo da Semana da Ciência e da Tecnologia 2025

Na Semana da Ciência e da Tecnologia, entre 24 e 30 de novembro 2025, a ciência será novamente a grande protagonista.

Seminário de Lógica Matemática, por Stephen Mackereth (Dartmouth College, Society of Fellows and Department of Philosophy).

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Caren Norden (Gulbenkian Institute for Molecular Medicine, Oeiras, Portugal).

Workshop no âmbito do Programa de Saúde e Bem-Estar da ULisboa.

Quatro investigadores num laboratório

O curso visa capacitar investigadores, docentes e técnicos para integrar os princípios da economia circular em ambientes laboratoriais académicos - candidaturas até 22 de novembro.

Vista aérea de povoação

A conferência é subordinada ao tema “People and Planet: How the Environment Shapes Human Health”.

Três investigadores num laboratório

O curso visa capacitar profissionais para aplicar os princípios da economia circular em ambientes laboratoriais industriais, promovendo práticas sustentáveis e eficientes - candidaturas até 22 de novembro.

Grupo de estudantes

27 de novembro: A Cerimónia contará com a intervenção do Secretário de Estado Adjunto e do Trabalho, Adriano Rafael Moreira.

O evento tem como objetivo aproximar a ciência da sociedade, promovendo o diálogo aberto e a reflexão conjunta sobre temas ligados à mente, cérebro e cognição.

Título "Gostarias de realizar uma mobilidade Erasmus+?" e fotografia de estudante

Candidaturas de 01 a 31 de dezembro - as sessões informativas têm início a 19 de novembro.

Cesto com legumes

O curso tem como principal objetivo capacitar para a implementação e gestão sustentável de espaços de cultivo nas cidades, promovendo a segurança alimentar e a autonomia na produção de alimentos - candidaturas até 02 de novembro.

Logótipo C-Academy

O curso proporciona uma visão aprofundada das tecnologias que suportam o desenvolvimento e integração de aplicações web - candidaturas até 10 de novembro.

Logótipo C-Academy

O curso fornece uma compreensão abrangente dos princípios e práticas fundamentais da cibersegurança e da privacidade, com aplicação tanto em contextos genéricos como em sistemas críticos - candidaturas até 07 de novembro.

Natal 2025

Uma oportunidade única de estudantes e professores do ensino secundário dialogarem diretamente com especialistas de várias áreas científicas.

Páginas