Ferramenta Mentimeter - apresentações interativas

O Mentimeter é uma ferramenta online que permite criar apresentações interativas. Ou seja, em momentos selecionados pelo docente, a audiência pode interagir com a apresentação através de dispositivos móveis e participar em votações, contribuir com sugestões, etc. O Mentimeter contribui para aumentar o dinamismo das aulas, contribuindo para a atenção dos alunos pelo apelo à sua participação. Aos docentes permite recolher feedback instantâneo sobre a aquisição de conhecimentos dos alunos, por exemplo analisando as respostas às questões colocadas durante a apresentação. O mentimeter dispõe de uma versão gratuita que dá acesso a um conjunto limitado de recursos. No entanto, a ULisboa adquiriu uma licença que dá acesso a todos os docentes da universidade à versão integral do mentimeter.

Acesso

A conceção das apresentações é feita no próprio site do mentimeter, onde cada docente dispõe de uma área pessoal contendo as suas apresentações. Apesar de os docentes poderem criar uma conta gratuita, o acesso à totalidade dos recursos só está disponível quando a autenticação refere a ULisboa. Note que não deve criar uma conta. A sua conta de docente da ULisboa está implicitamente criada. Os passos para esta autenticação são:

Em mentimeter.com seguir a ligação para "Login":

Selecionar a opção "Login com SSO" que se encontra no fundo da janela de login:

Introduza a palavra ulisboa no campo "Email or workspace name" e prima continuar.

Será encaminhado para a página de autenticação da ULisboa. Selecione a Faculdade de Ciências e de seguida, se necessário, complete a sua autenticação utilizando as credenciais de Ciências. O processo de autenticação termina com o pedido de consentimento para enviar alguns dados para a ULisboa e daí, para a plataforma mentimeter.

Utilização

A plataforma tem diversos tutoriais e páginas de ajuda que auxiliam na criação das apresentações, escolha de estilos, interatividade, etc. Durante a apresentação a audiência pode interagir com as apresentações acedendo a https://menti.com nos seus dispositivos móveis e colocando o código que surge no topo da apresentação.

Após a apresentação, o site do mentimeter permite descarregar as respostas dos participantes para excel ou pdf.

Quer a apresentação quer os resultados podem ser partilhados a partir do site do mentimeter. Cada apresentação dispõe também de um link único que pode ser utilizado para partilhar antecipadamente (ou posteriormente) com os alunos através do moodle ou fénix de Ciências.

Apoio

Poderá obter apoio e esclarecer dúvidas na preparação das suas apresentações contactando o Gabinete de Desenvolvimento Académico e Formação (GDAF).