Crónicas em Ciências

“De Lisboa para os Trópicos”: uma viagem em 72 fotografias

A beleza e património das regiões tropicais pelos olhos de investigadores do Colégio Tropical da ULisboa

pessoa a ver uma fotografia da exposição

Após a Reitoria da ULisboa a exposição  “De Lisboa para os Trópicos” vai estar em exibição no campus da Ciências ULisboa de 21 de abril até 21 de junho de 2022

ULisboa
Teresa Vaz
Teresa Vaz
Imagem cedida por TV

Rúben Oliveira
Rúben Oliveira
Imagem cedida por RO

O que vivem e experienciam os investigadores que partem de Lisboa em busca de conhecimento nos trópicos? Como pode a ligação aos países tropicais ajudar a estabelecer laços entre os investigadores e as escolas da ULisboa a que pertencem? Com a exposição “De Lisboa para os Trópicos” procurámos responder a estas duas questões pelo poder da imagem e da beleza do património retratado – humano, material, imaterial e natural.

As 72 fotografias permitem não só cruzar um horizonte espacial, entre a América do Sul, África e Ásia, mas também temporal, ilustrando igualmente um ponto de vista histórico, patente graças à colaboração da Fototeca do Centro de Estudos Geográficos do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da ULisboa e de investigadores com relação próxima e até genealógica, sobretudo a África; mas também um passado recente, praticamente atual, que caracteriza missões e projetos inseridos nos mais variados domínios científicos, e que demonstram um investimento continuado na exploração e resolução de desafios no Sul global.

Procurámos que as fotografias fossem fiéis à riqueza, diversidade, contrastes e dinamismo que se vive nesta região do mundo, evitando reprimi-la por quaisquer ideias pré-concebidas do seu desenvolvimento.

É certo que muita da dedicação que os investigadores da ULisboa depositam sobre os seus trabalhos nos trópicos incidem sobre urgências que todos reconhecemos e que urgem resolver a bem das sociedades; todavia, é igualmente seguro dizer que, além desses desafios, o fascínio que as pessoas, os lugares, e a natureza suscitam em quem os conhece alimentam essa mesma dedicação, cativam e enraízam-se, de tal forma, que se fundem com o ser pessoal e profissional dos investigadores. Foi com base nesta ilação que estruturámos a exposição nas suas três vertentes: sendo, com foco na pessoa e na sua vivência; existindo, dedicada aos lugares, comércio e produção; e estando, com um olhar sobre o património natural.

Existe uma ligação íntima entre a ULisboa – todas as suas escolas e muitas das suas equipas – e os trópicos, e o Colégio Tropical (CTROP) tem por missão fortalecê-la e promovê-la. Aos investigadores, esperamos que a exposição instigue à construção de pontes entre as escolas e que facilite um diálogo multidisciplinar concretizado no desenvolvimento de projetos conjuntos. Aos alunos, esperamos que suscite o interesse pela investigação nos trópicos, reforçando os trabalhos sobre a região. E ao público, que lhe permita viajar e aperceber-se da importância do conhecimento como resposta aos desafios tropicais.

Nota de redação:
De Lisboa para os Trópicos” vai estar em exibição no átrio do edifício C6, no campus da Faculdade, de 21 de abril até 21 de junho de 2022. Esta exposição assinala o 2º aniversário do CTROP e esteve em exibição na Reitoria da ULisboa entre 16 de março e 7 de abril de 2022.

Rúben Oliveira (cE3c Ciências ULisboa, CTROP) e Teresa Vaz (CTROP), curadores da exposição
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt

Aula abordou temas de paleontologia e geologia   

Selecionados para as bolsas da Gulbenkian de 2025

Apoios financeiros abrangem nove alunos de Ciências ULisboa 

revista IMPROP

A IMPROP sempre foi uma revista irreverente produzida por estudantes – e é assim que o mais recente número deste histórico título começa a ser distribuído esta quarta feira pela comunidade académica.

Prémio de empreendedorismo da ULisboa

Universidade de Lisboa distinguida durante Web Summit

Investigador distinguido pelo trabalho nas ciências da separação

Fotografia de exposição do Museu de História Natural

Exposição patente no Museu Nacional de História Natural e da Ciência 

Reitoria da Universidade de Lisboa

Mais de 170 spinouts identificadas em novo relatório

Miguel Pinto, Cristina Lopes, Luís Carriço, Cristina Máguas e Ana Sofia Reboleira.

CIÊNCIAS e a Sociedade Portuguesa de Espeleologia assinaram um protocolo de cooperação.

Ranking coloca Universidade de Lisboa na 139ª posição mundial

Placa do prémio Jack Riordan & Paul Quinton CF Science Award 2025

Investigador recebe o Jack Riordan & Paul Quinton Cystic Fibrosis Science Award 2025

Nuno Araújo

Nuno Araújo é um dos líderes do Projeto RODIN

Sala Inclusiva está em funcionamento na Biblioteca do edifício C4

Parceria envolve Departamento de Ciências Matemáticas e Sociedade Portuguesa de Oncologia

Rita Eusébio e Ana Sofia Reboleira, nos laboratórios de Ciências ULisboa

Nova espécie descoberta no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros

Cristina Branquinho, professora de CIÊNCIAS

Documento redigido em Manaus vai ser apresentado na Conferência das Nações Unidas

david macdonald dia da investigação

Investigador da Universidade de Oxford foi o convidado especial do Dia da Investigação e da Inovação

Margarida Santos-Reis no dia da Investigação e Inovação

Professora de CIÊNCIAS homenageada no Dia da Investigação e da Inovação

Passeio da Ciência

Novo Passeio da Ciência dá a conhecer centros de investigação e infraestruturas científicas

Nuno Garcia dos Santos durante a sessão

O Dia da Investigação e da Inovação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) arrancou na manhã desta quarta-feira com uma sala bem concorrida de professores, cientistas e

observatório newathena

Nuno Covas lidera simulações relacionadas com o observatório NewAthena  

Palestra no Grande auditório de CIÊNCIAS

Núcleo de estudantes trouxe especialistas para ciclo de palestras 

salas de estudo

Evento da aliança Unite! teve lugar na Finlândia

O clima e a meteorologia serevem de tema ao prémio do IPMA

Prémio organizado pelo IPMA destina-se a jovens investigadores

Páginas