Conferência

A Carta de Navegar na construção do Mundo no século XVI

Antologia de Textos 1464-1599

Transmissão através de Videoconferência

Evento adiado para data a anunciar.


Por Bruno Almeida (CIUHCT).

A carta de navegar é provavelmente o menos estudado e compreendido dos desenvolvimentos técnicos e científicos que tornaram possível a expansão marítima europeia dos séculos XV e XVI. Além do seu apelo estético, estes complexos documentos históricos não só facilitaram o planeamento e execução de viagens marítimas, mas também permitiram que os Europeus acedessem a uma imagem mais consistente de um mundo até então desconhecido. 

Recentemente as características geométricas das cartas de navegar comuns, anteriores às cartas de latitudes crescidas, começaram a ser analisadas utilizando técnicas cartométricas modernas, o que possibilitou evidenciar que o seu desenho esteve intimamente ligado às técnicas de navegação utilizadas na época e a fenómenos físicos locais, como a declinação magnética. A par destes métodos analíticos tem-se renovado o interesse pela interpretação de textos que abordavam diversos tópicos relacionados com a construção, propriedades geométricas e uso das cartas de navegar. A conjugação da análise geométrica e da análise textual tem permitido clarificar questões, até aqui obscuras, sobre aspetos técnicos das cartas de navegar e chegar a conclusões inéditas sobre o papel que desempenharam na história da ciência.

Apesar de estudados sob diversos pontos de vista, os textos coevos sobre navegação não foram ainda alvo de uma análise comparativa que facilitasse a sua integração numa narrativa mais ampla sobre o papel que tiveram na história da cartografia náutica. A oportunidade de realizar essa investigação surgiu no âmbito do Projeto Medea-Chart, projeto multidisciplinar de estudo da cartografia náutica da idade média e primeiros séculos da idade moderna. Integrada nos objetivos deste projeto, foi idealizada uma Antologia, anotada e comentada, dos mais significativos textos europeus relacionados com a carta de navegar, com o objetivo de os interpretar e divulgar junto da comunidade científica, e do público em geral. A Carta de Navegar: Antologia de Textos 1464-1606 reúne, pela primeira vez num mesmo volume, textos em vernáculo de autores portugueses, italianos, espanhóis, flamengos, franceses e ingleses. Entre académicos, matemáticos, cosmógrafos e navegadores, destacam-se os textos de autores como Pedro Nunes, D. João de Castro, Edward Wright, Pedro de Medina, Francisco da Costa, Benedetto Cotrugli e João de Lisboa.  

A presente comunicação tem como base a apresentação desta Antologia. A partir desse pressuposto abordam-se diversas problemáticas e questões relacionadas com a evolução, uso e interpretação da carta de navegar. Entre outros aspetos, analisa-se como, durante o século XVI, os textos foram palco privilegiado de uma profunda discussão técnico-científica sobre a construção e uso das cartas náuticas que envolveu matemáticos, cosmógrafos, cartógrafos e pilotos, e também como os próprios textos refletiram impactos geopolíticos relevantes, como a Questão das Molucas e de outras delimitações territoriais.


Transmissão em direto via Zoom.

Mais informações em https://ciuhct.org/conferencias/conferencias-ciuhct/32-carta-navegar.

18h00
CIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia
Logótipo da ação CLEANFOREST

Forests are exposed to multiple global change drivers, wich can constrain their ability to continue providing several ecosystem services (including climate change mitigation). Assessing responses - and underlined mechanisms -  at the whole ecosystem scale is paramount for a holistic understanding of forest response to global change.

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por Jean-Baptiste Joinet (Université Jean Moulin Lyon 3, IRPhiL).

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Eduardo V. Castro (Departamento de Física e Astronomia, Faculdade de Ciências, Universidade do Porto, Portugal).

Logótipo do Dia Aberto e fotografia de atividade de investigação

Novas vagas disponíveis para o Dia Aberto em Ciências!

Logótipo do evento

Evento final do Projeto iSEA, com inscrições até 30 de abril.

Earth Systems Seminar, por Sandra Plecha (IDL, Centre OIE - Mines Paris).

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por Kora Muzic (Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, FCUL).

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Linguagens de Domínio, por Bruno Martinho (OutSystems).

Título e data do workshop

Workshop no âmbito da recente adesão da Universidade de Lisboa à CoARA - Coalition for Advancing Research Assessment.

Título do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Título e datas de candidatura do programa, sobre um padrão em tons de roxo e laranja

Submissão de candidaturas até 14 de maio.

Os oradores plenários irão falar sobre a importância da interdisciplinaridade de forma acessível para todos, estando previstas palestras e apresentação de pósteres por alunos.

Logótipo do EVM 2024

Candidaturas até 15 de maio.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por João Carreira (Deepmind).

Logótipo do LIP Summer Internship Program e fotografia de jovem investigador

Os estágios podem ter uma duração entre duas semanas e dois meses e realizam-se nos três polos do LIP - candidaturas até 15 de maio.

Um evento dirigido aos alunos do ensino secundário, consistindo numa palestra sobre a microscopia e em visitas aos laboratórios de microscopia/demonstrações experimentais simples.

Árvore florida

A minha Jornada pela Matemática: Descobertas, Escolhas e Desafios, por Ana Catarina Monteiro - estudante do Mestrado em Matemática (Licenciatura: Matemática).

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por Hugo Penedones (Inductiva).

O workshop contribui para aproximar a Ciência e as Políticas Públicas na construção de políticas informadas por evidências.

Composição com os nomes das Universidades participantes

Candidaturas até 25 de maio (mobilidades no 1.º semestre).

Título do prémio

As candidaturas decorrem até ao dia 31 de maio.

Inscrições até 24 de maio.

Título do programa e logótipos das entidades organizadoras, sobre fotografia do espaço

O programa decorre de 08 a 26 de julho, com candidaturas até 03 de junho.

Pormenor de linguagem corporal (braços e mãos) de pessoa a dialogar

Ação de formação para docentes e investigadores de Ciências.

Feixes luminosos

Envio de propostas até 20 de junho.

Páginas