Conferência

A Carta de Navegar na construção do Mundo no século XVI

Antologia de Textos 1464-1599

Transmissão através de Videoconferência

Evento adiado para data a anunciar.


Por Bruno Almeida (CIUHCT).

A carta de navegar é provavelmente o menos estudado e compreendido dos desenvolvimentos técnicos e científicos que tornaram possível a expansão marítima europeia dos séculos XV e XVI. Além do seu apelo estético, estes complexos documentos históricos não só facilitaram o planeamento e execução de viagens marítimas, mas também permitiram que os Europeus acedessem a uma imagem mais consistente de um mundo até então desconhecido. 

Recentemente as características geométricas das cartas de navegar comuns, anteriores às cartas de latitudes crescidas, começaram a ser analisadas utilizando técnicas cartométricas modernas, o que possibilitou evidenciar que o seu desenho esteve intimamente ligado às técnicas de navegação utilizadas na época e a fenómenos físicos locais, como a declinação magnética. A par destes métodos analíticos tem-se renovado o interesse pela interpretação de textos que abordavam diversos tópicos relacionados com a construção, propriedades geométricas e uso das cartas de navegar. A conjugação da análise geométrica e da análise textual tem permitido clarificar questões, até aqui obscuras, sobre aspetos técnicos das cartas de navegar e chegar a conclusões inéditas sobre o papel que desempenharam na história da ciência.

Apesar de estudados sob diversos pontos de vista, os textos coevos sobre navegação não foram ainda alvo de uma análise comparativa que facilitasse a sua integração numa narrativa mais ampla sobre o papel que tiveram na história da cartografia náutica. A oportunidade de realizar essa investigação surgiu no âmbito do Projeto Medea-Chart, projeto multidisciplinar de estudo da cartografia náutica da idade média e primeiros séculos da idade moderna. Integrada nos objetivos deste projeto, foi idealizada uma Antologia, anotada e comentada, dos mais significativos textos europeus relacionados com a carta de navegar, com o objetivo de os interpretar e divulgar junto da comunidade científica, e do público em geral. A Carta de Navegar: Antologia de Textos 1464-1606 reúne, pela primeira vez num mesmo volume, textos em vernáculo de autores portugueses, italianos, espanhóis, flamengos, franceses e ingleses. Entre académicos, matemáticos, cosmógrafos e navegadores, destacam-se os textos de autores como Pedro Nunes, D. João de Castro, Edward Wright, Pedro de Medina, Francisco da Costa, Benedetto Cotrugli e João de Lisboa.  

A presente comunicação tem como base a apresentação desta Antologia. A partir desse pressuposto abordam-se diversas problemáticas e questões relacionadas com a evolução, uso e interpretação da carta de navegar. Entre outros aspetos, analisa-se como, durante o século XVI, os textos foram palco privilegiado de uma profunda discussão técnico-científica sobre a construção e uso das cartas náuticas que envolveu matemáticos, cosmógrafos, cartógrafos e pilotos, e também como os próprios textos refletiram impactos geopolíticos relevantes, como a Questão das Molucas e de outras delimitações territoriais.


Transmissão em direto via Zoom.

Mais informações em https://ciuhct.org/conferencias/conferencias-ciuhct/32-carta-navegar.

18h00
CIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia
Logótipo Mentimeter

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Título/data/local do evento e fotografia de avião a sobrevoar cidade

“A Interface Urbana na Rede de Transporte Aéreo” é o tema da 4.ª Conferência Anual da redeMOV.

Título "5th edition ULisses", sobre fotografia do mar

Prazo de apresentação de candidaturas prolongado até 15 de janeiro.

Representação antiga da cidade de Lisboa

A conferência está limitada a 100 participantes - realize já a sua inscrição e reserve o dia na sua agenda.

O evento, que conta com a participação do CIUHCT, terá a participação, entre outros, do matemático e historiador da matemática Professor Robin Wilson (Reino Unido) e do criador do primeiro museu de ciência dedicado inteiramente à matemática, Professor Albrecht Beutelspacher (Alemanha).

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Fotografia de João Paulo Dias

A Celebration of his 80th Birthday - registration until 24 January.

Um evento dedicado às três áreas de estudo do DEGGE: Engenharia da Energia e Ambiente; Meteorologia, Oceanografia e Geofísica; Engenharia Geoespacial.

Título "Bolsas de Doutoramento Unite! ULisboa", logótipos das entidades promotoras e fotografia de jovem investigadora a utilizar um laptop na esplanada de um café

O 4.º concurso decorre até 28 de fevereiro.

A leading venue for presenting and discussing the latest research, industrial practice and innovations in dependable and secure computing.

Data e logótipo do Dia Aberto, inseridos em mosaico de atividades de investigação

Bem-vindos a Ciências ULisboa!

Um concurso de programação dirigido aos alunos do ensino secundário (11.º e 12.º anos), que visa promover a prática e o gosto pela programação.