Conferência

A Carta de Navegar na construção do Mundo no século XVI

Antologia de Textos 1464-1599

Transmissão através de Videoconferência

Evento adiado para data a anunciar.


Por Bruno Almeida (CIUHCT).

A carta de navegar é provavelmente o menos estudado e compreendido dos desenvolvimentos técnicos e científicos que tornaram possível a expansão marítima europeia dos séculos XV e XVI. Além do seu apelo estético, estes complexos documentos históricos não só facilitaram o planeamento e execução de viagens marítimas, mas também permitiram que os Europeus acedessem a uma imagem mais consistente de um mundo até então desconhecido. 

Recentemente as características geométricas das cartas de navegar comuns, anteriores às cartas de latitudes crescidas, começaram a ser analisadas utilizando técnicas cartométricas modernas, o que possibilitou evidenciar que o seu desenho esteve intimamente ligado às técnicas de navegação utilizadas na época e a fenómenos físicos locais, como a declinação magnética. A par destes métodos analíticos tem-se renovado o interesse pela interpretação de textos que abordavam diversos tópicos relacionados com a construção, propriedades geométricas e uso das cartas de navegar. A conjugação da análise geométrica e da análise textual tem permitido clarificar questões, até aqui obscuras, sobre aspetos técnicos das cartas de navegar e chegar a conclusões inéditas sobre o papel que desempenharam na história da ciência.

Apesar de estudados sob diversos pontos de vista, os textos coevos sobre navegação não foram ainda alvo de uma análise comparativa que facilitasse a sua integração numa narrativa mais ampla sobre o papel que tiveram na história da cartografia náutica. A oportunidade de realizar essa investigação surgiu no âmbito do Projeto Medea-Chart, projeto multidisciplinar de estudo da cartografia náutica da idade média e primeiros séculos da idade moderna. Integrada nos objetivos deste projeto, foi idealizada uma Antologia, anotada e comentada, dos mais significativos textos europeus relacionados com a carta de navegar, com o objetivo de os interpretar e divulgar junto da comunidade científica, e do público em geral. A Carta de Navegar: Antologia de Textos 1464-1606 reúne, pela primeira vez num mesmo volume, textos em vernáculo de autores portugueses, italianos, espanhóis, flamengos, franceses e ingleses. Entre académicos, matemáticos, cosmógrafos e navegadores, destacam-se os textos de autores como Pedro Nunes, D. João de Castro, Edward Wright, Pedro de Medina, Francisco da Costa, Benedetto Cotrugli e João de Lisboa.  

A presente comunicação tem como base a apresentação desta Antologia. A partir desse pressuposto abordam-se diversas problemáticas e questões relacionadas com a evolução, uso e interpretação da carta de navegar. Entre outros aspetos, analisa-se como, durante o século XVI, os textos foram palco privilegiado de uma profunda discussão técnico-científica sobre a construção e uso das cartas náuticas que envolveu matemáticos, cosmógrafos, cartógrafos e pilotos, e também como os próprios textos refletiram impactos geopolíticos relevantes, como a Questão das Molucas e de outras delimitações territoriais.


Transmissão em direto via Zoom.

Mais informações em https://ciuhct.org/conferencias/conferencias-ciuhct/32-carta-navegar.

18h00
CIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia
Composição do logótipo da ULisboa e de representação do rosto humano à base de relógios

Consegue comunicar eficazmente a sua investigação de doutoramento em 3 minutos?

Fotografia de Carlos Paredes

Concerto no âmbito do programa Música na Universidade de Lisboa.

Título do curso, sobre uma fotografia do Large Hadron Collider

The objective of the course is to introduce the physics, analysis methods and results on the physics areas covered by the LHC experiments.

Seminário de Geometria e Física, por Alejandro Calleja (Univ. Complutense, Madrid).

Seminário de Tese (Doutoramento em Biologia e Ecologia das Alterações Globais), por Friederike Peiffer.

Seminário de Lógica Matemática, por Pedro Ângelo (Universidade de Lisboa - LASIGE).

A reunião, aberta a toda a comunidade estudantil, tem como objetivo esclarecer os mecanismos processuais de formalização de todas as realidades associativas existentes, a potencial criação de novas e a implementação e funcionamento futuros do FAC

Fotografia de árvores sem folhas e de bancos de jardim

Estudantes de pós-graduação em Matemática de CIÊNCIAS falam, de forma descontraída e informal, sobre o seu trabalho.

Título/data/local do evento e fotografia do orador

Talk @DI, por Alex Davidson (DI/FCUL).

Banner do Dia do DEGGE 2025.

Um evento dedicado às três áreas de estudo do Dia do Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia: Engenharia da Energia e Ambiente; Meteorologia, Oceanografia e Geofísica; Engenharia Geoespacial.

Título/data do programa, logótipo da ULisboa e fotografia de jovem a ouvir música de olhos fechados

Uma introdução à prática de meditação onde vais aprender a gerir as tuas emoções, pensamentos e desenvolver um relacionamento saudável contigo e com os outros - inscrições até 21 de fevereiro.

Título/data/local do evento e fotografia de vegetais

Workshop hands-on, dirigido a todos os estudantes da ULisboa.

Seminário de Geometria, por Marcos Petrúcio Cavalcante (Universidade Federal de Alagoas - UFAL).

Pormenor de pessoa sentada a ler um livro

Maiores de 50 anos - Candidaturas até 14 de fevereiro.

Logótipo do evento

An annual event aimed to promote the research done by CIÊNCIAS Researchers in the field of Biotechnology, with a special emphasis on Blue and Green biotechnological solutions for a sustainable tomorrow.

NCPInTheHouse 2025

Registration on the workshop is free but mandatory - deadline: 24 February.

Se queres saber mais informações sobre os cursos de CIÊNCIAS, não deixes de participar!

Título "Bolsas de Doutoramento Unite! ULisboa", logótipos das entidades promotoras e fotografia de jovem investigadora a utilizar um laptop na esplanada de um café

O 4.º concurso decorre até 28 de fevereiro.

Título "Bolsas Alumni Solidárias" e fotografia de grupo de alunos

As candidaturas decorrem até 28 de fevereiro.

Pormenor de membro de orquestra

Concerto no âmbito do programa Música na Universidade de Lisboa.

Composição de imagens relativas à área das ciências forenses

O curso visa disponibilizar aos profissionais com formação universitária inicial ao nível da licenciatura os conhecimentos básicos e a informação necessária ao eventual futuro ingresso e exercício de funções em áreas Médico-Legais e Forenses - candidaturas até 05 de fevereiro.

Microplásticos em suspensão no oceano

O curso tem como objetivo dar formação sobre a problemática da contaminação por detritos de plástico dos nossos ecossistemas, bem como alertar para os potenciais efeitos deletérios nos organismos - candidaturas até 05 de fevereiro

Cientista a trabalhar com tubos de ensaio

O curso forma profissionais para atividade na área das Análises Clínicas ou Patologia Clínica - candidaturas a decorrer.

Logótipo do evento

A iniciativa tem como principal objetivo promover uma discussão construtiva sobre a estratégia da ULisboa no âmbito da sustentabilidade e destacar boas práticas das Escolas apresentadas pelas Associações de Estudantes.

Título do curso

Ao longo de 10 horas serão abordados temas tais como contornar as principais dificuldades na comunicação da Biodiversidade, como usar histórias, ou a importância dos conceitos científicos na hora de os comunicar.

Páginas