Conferência

A Carta de Navegar na construção do Mundo no século XVI

Antologia de Textos 1464-1599

Transmissão através de Videoconferência

Evento adiado para data a anunciar.


Por Bruno Almeida (CIUHCT).

A carta de navegar é provavelmente o menos estudado e compreendido dos desenvolvimentos técnicos e científicos que tornaram possível a expansão marítima europeia dos séculos XV e XVI. Além do seu apelo estético, estes complexos documentos históricos não só facilitaram o planeamento e execução de viagens marítimas, mas também permitiram que os Europeus acedessem a uma imagem mais consistente de um mundo até então desconhecido. 

Recentemente as características geométricas das cartas de navegar comuns, anteriores às cartas de latitudes crescidas, começaram a ser analisadas utilizando técnicas cartométricas modernas, o que possibilitou evidenciar que o seu desenho esteve intimamente ligado às técnicas de navegação utilizadas na época e a fenómenos físicos locais, como a declinação magnética. A par destes métodos analíticos tem-se renovado o interesse pela interpretação de textos que abordavam diversos tópicos relacionados com a construção, propriedades geométricas e uso das cartas de navegar. A conjugação da análise geométrica e da análise textual tem permitido clarificar questões, até aqui obscuras, sobre aspetos técnicos das cartas de navegar e chegar a conclusões inéditas sobre o papel que desempenharam na história da ciência.

Apesar de estudados sob diversos pontos de vista, os textos coevos sobre navegação não foram ainda alvo de uma análise comparativa que facilitasse a sua integração numa narrativa mais ampla sobre o papel que tiveram na história da cartografia náutica. A oportunidade de realizar essa investigação surgiu no âmbito do Projeto Medea-Chart, projeto multidisciplinar de estudo da cartografia náutica da idade média e primeiros séculos da idade moderna. Integrada nos objetivos deste projeto, foi idealizada uma Antologia, anotada e comentada, dos mais significativos textos europeus relacionados com a carta de navegar, com o objetivo de os interpretar e divulgar junto da comunidade científica, e do público em geral. A Carta de Navegar: Antologia de Textos 1464-1606 reúne, pela primeira vez num mesmo volume, textos em vernáculo de autores portugueses, italianos, espanhóis, flamengos, franceses e ingleses. Entre académicos, matemáticos, cosmógrafos e navegadores, destacam-se os textos de autores como Pedro Nunes, D. João de Castro, Edward Wright, Pedro de Medina, Francisco da Costa, Benedetto Cotrugli e João de Lisboa.  

A presente comunicação tem como base a apresentação desta Antologia. A partir desse pressuposto abordam-se diversas problemáticas e questões relacionadas com a evolução, uso e interpretação da carta de navegar. Entre outros aspetos, analisa-se como, durante o século XVI, os textos foram palco privilegiado de uma profunda discussão técnico-científica sobre a construção e uso das cartas náuticas que envolveu matemáticos, cosmógrafos, cartógrafos e pilotos, e também como os próprios textos refletiram impactos geopolíticos relevantes, como a Questão das Molucas e de outras delimitações territoriais.


Transmissão em direto via Zoom.

Mais informações em https://ciuhct.org/conferencias/conferencias-ciuhct/32-carta-navegar.

18h00
CIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia
Título/data/local do evento e fotografia de barragem

Concerto pelo Coro de Câmara da Universidade de Lisboa (CCUL) da Associação Coral da Universidade de Lisboa (ACUL), e que integra a iniciativa Música na Universidade de Lisboa.

Por João Luís Cordovil (Ciências ULisboa).

O evento, que conta com a participação do CIUHCT, terá a participação, entre outros, do matemático e historiador da matemática Professor Robin Wilson (Reino Unido) e do criador do primeiro museu de ciência dedicado inteiramente à matemática, Professor Albrecht Beutelspacher (Alemanha).

Seminário de Sistemas Dinâmicos, por Carlos Matheus (École Polytechnique, Paris).

Seminário de Lógica Matemática, por Pedro Pinto (Technische Universität Darmstadt).

Minicurso por Pedro M. Silva (Pós-doc - CEMS.UL).

Dois estudantes em frente a um computador

Uma iniciativa integrada no Projeto de Promoção de Sucesso e Redução de Abandono no Ensino Superior, com inscrições até 25 de janeiro.

Colóquio de Matemática, por Marko Stošić (Departamento de Matemática - Ciências ULisboa).

Logótipo da ULisboa, título/data/local do evento e fotografia de professora e estudantes numa biblioteca

Workshop no âmbito do Programa de Promoção da Saúde Mental e do Bem-Estar na ULisboa.

Conferência do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia, por Robin Wilson (Open University; Gresham College, London).

Título/data/local do evento e fotografia de Jorge Moyano a tocar piano

Concerto de Jorge Moyano, no âmbito do programa Música na Universidade de Lisboa.

Seminário de Análise e Equações Diferenciais, por Didier Pilod (University of Bergen).

Seminário do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, por Santiago González Gaitán (Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, CIÊNCIAS ULisboa).

2.ª edição do curso, com inscrições até 26 de janeiro.

2.ª edição do curso, com inscrições até 26 de janeiro.

Representação de ser humano a interagir com um computador portátil

Formação ministrada por Nuno Cruz Garcia (Ciências ULisboa).

Título/data/local do evento e fotografia de Vítor Cardoso

Prémio atribuído a Vítor Cardoso, Professor Catedrático no Departamento de Física do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa e Diretor do Centro de Gravidade do Instituto Niels Bohr da Universidade de Copenhaga, Dinamarca.

Título do curso e logótipo do CEAUL

Aprenda a organizar e analisar dados com foco na obtenção de soluções orientadas para a resolução de problemas.

Data/título do evento/frase "(Re)começa agora. É a tua vez!", sobre fotografia de balões de ar quente

(Re)começa agora. É a tua vez!

Com o Inverno já a deixar a sua marca nos ramos nus das árvores, é tempo também de as ajudarmos a crescer na Primavera que se seguirá!

Aumente o envolvimento e a colaboração dos alunos com uma solução de ensino e aprendizagem completa dentro do Moodle através do FeedbackFruits.

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Logótipos CIÊNCIAS/CEAUL, indicação do título/data/orador e representação do cérebro humano

Participants will be introduced to using R in real life situations. From the start, this hands-on practical workshop will focus on following good programming and data analysis practices. 

António Cruz Serra

A cerimónia decorre no Pavilhão de Portugal, pelas 17h00.

Título e datas de candidaturas aos prémios, sobre uma imagem abstrata

Candidaturas abertas até 14 de fevereiro - em 2025, serão atribuídos 26 Prémios e 52 Menções Honrosas.

Páginas