Conferência

A Carta de Navegar na construção do Mundo no século XVI

Antologia de Textos 1464-1599

Transmissão através de Videoconferência

Evento adiado para data a anunciar.


Por Bruno Almeida (CIUHCT).

A carta de navegar é provavelmente o menos estudado e compreendido dos desenvolvimentos técnicos e científicos que tornaram possível a expansão marítima europeia dos séculos XV e XVI. Além do seu apelo estético, estes complexos documentos históricos não só facilitaram o planeamento e execução de viagens marítimas, mas também permitiram que os Europeus acedessem a uma imagem mais consistente de um mundo até então desconhecido. 

Recentemente as características geométricas das cartas de navegar comuns, anteriores às cartas de latitudes crescidas, começaram a ser analisadas utilizando técnicas cartométricas modernas, o que possibilitou evidenciar que o seu desenho esteve intimamente ligado às técnicas de navegação utilizadas na época e a fenómenos físicos locais, como a declinação magnética. A par destes métodos analíticos tem-se renovado o interesse pela interpretação de textos que abordavam diversos tópicos relacionados com a construção, propriedades geométricas e uso das cartas de navegar. A conjugação da análise geométrica e da análise textual tem permitido clarificar questões, até aqui obscuras, sobre aspetos técnicos das cartas de navegar e chegar a conclusões inéditas sobre o papel que desempenharam na história da ciência.

Apesar de estudados sob diversos pontos de vista, os textos coevos sobre navegação não foram ainda alvo de uma análise comparativa que facilitasse a sua integração numa narrativa mais ampla sobre o papel que tiveram na história da cartografia náutica. A oportunidade de realizar essa investigação surgiu no âmbito do Projeto Medea-Chart, projeto multidisciplinar de estudo da cartografia náutica da idade média e primeiros séculos da idade moderna. Integrada nos objetivos deste projeto, foi idealizada uma Antologia, anotada e comentada, dos mais significativos textos europeus relacionados com a carta de navegar, com o objetivo de os interpretar e divulgar junto da comunidade científica, e do público em geral. A Carta de Navegar: Antologia de Textos 1464-1606 reúne, pela primeira vez num mesmo volume, textos em vernáculo de autores portugueses, italianos, espanhóis, flamengos, franceses e ingleses. Entre académicos, matemáticos, cosmógrafos e navegadores, destacam-se os textos de autores como Pedro Nunes, D. João de Castro, Edward Wright, Pedro de Medina, Francisco da Costa, Benedetto Cotrugli e João de Lisboa.  

A presente comunicação tem como base a apresentação desta Antologia. A partir desse pressuposto abordam-se diversas problemáticas e questões relacionadas com a evolução, uso e interpretação da carta de navegar. Entre outros aspetos, analisa-se como, durante o século XVI, os textos foram palco privilegiado de uma profunda discussão técnico-científica sobre a construção e uso das cartas náuticas que envolveu matemáticos, cosmógrafos, cartógrafos e pilotos, e também como os próprios textos refletiram impactos geopolíticos relevantes, como a Questão das Molucas e de outras delimitações territoriais.


Transmissão em direto via Zoom.

Mais informações em https://ciuhct.org/conferencias/conferencias-ciuhct/32-carta-navegar.

18h00
CIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia