Empresa em destaque: THEREUS

Radar Tec Labs #5

Logotipo da rubrica Rardar

Uma das boas notícias deste mês foi a seleção de um grupo de estudantes da Ciências ULisboa para o Startup Voucher

Tec Labs Ciências ULisboa

Em maio, o progressivo desconfinamento foi chegando como um bálsamo, e permitiu, desde logo, a reabertura da receção do Tec Labs. Ainda assim, as novidades deste – mais um – frenético mês continuam a ter o mesmo padrão dos anteriores: o digital.

Logo no início do mês, apresentámos o lançamento de um novo instrumento da Portugal Ventures, direcionado a projetos de base científica e tecnológica, denominado INNOV-ID, e que oferece tickets entre os 50 e os 100.000 euros em regime de capital de risco. Vejam aqui a entrevista que fizemos a duas responsáveis da Portugal Ventures.

Este foi o mês em que ganhámos o gosto pelas entrevistas – repetir-se-ão no futuro. Tivemos uma muito agradável conversa com os nossos incubados THEREUS, que deram conta dos últimos desenvolvimentos do seu website e da sua página de Facebook dedicados à literacia em saúde.

Sempre presente neste Radar desde a primeira edição, fruto da sua atividade imparável, a Delox foi agraciada no dia 12 de maio nos BfK Awards. É mais uma distinção à sua tecnologia proprietária de biodescontaminação.

A situação pandémica continuou a estar presente nas nossas notícias: demos conta da participação de Patrícia Carvalho, da DART Diagnostics, no Pan-European Hackathon, do qual sairam mais de 2000 soluções (!) relacionadas com os problemas trazidos pela COVID-19.

Continuámos a nossa participação intensa nos programas Bridgehead, tanto a vertente europe como a vertente global. Foi com grande satisfação que soubemos que a STEMI, startup de origem eslovaca, nos escolheu no âmbito do Bridgehead Europe para apoiarmos a sua entrada no mercado português. Para isso, foi preponderante o apoio do nosso parceiro LabToMarket.

Outra boa notícia foi a seleção de um grupo de estudantes da Ciências ULisboa para o Startup Voucher. Vão desenvolver o seu projeto StayInTouch, que consiste numa plataforma que ajuda tanto os cuidadores informais como os “enfermeiros de família”.

Para terminar em beleza, é com grande satisfação que anunciamos ter uma nova empresa incubada: a Gut Feeling. Esta empresa dedicada ao estudo da microbiota ficará, por ora, em incubação virtual.

Até junho!

Fundadores da THEREUS
A 2 de fevereiro de 2020 os THEREUS lançaram em simultâneo o seu website e uma página de Facebook dedicada à partilha de conteúdos sobre a doença de Alzheimer
Imagem cedida por Tec Labs Ciências ULisboa

Empresa em Destaque

Nome: THEREUS
Ano de fundação: 2019
Website: pt.thereushealth.com
Founders: Cíntia Pereira e César Bentim
Descrição da empresa: THEREUS é uma empresa com origem no Brasil, capitaneada pelos empreendedores César Bentim e Cíntia Pereira, incubada no Tec Labs desde 2019.

Através de plataformas dedicadas, a empresa oferece informações fidedignas, atualizadas e verificadas sobre doenças limitantes e/ou incapacitantes, passando por tópicos como os tratamentos, os enquadramentos legais ou os potenciais avanços científicos. Permite também o input dos próprios doentes, criando assim uma comunidade de saber e testemunhos que tem como grande objetivo a consciencialização sobre a saúde e a doença.

A 2 de fevereiro de 2020 os THEREUS lançaram em simultâneo o seu website e uma página de Facebook dedicada à partilha de conteúdos sobre a doença de Alzheimer, muito focada na interação com os internautas. Todos os conteúdos são criados especificamente para o público português. É o primeiro estágio do seu plano de desenvolvimento, que no futuro quer expandir-se em duas vertentes: por um lado, depois de conquistar o mercado lusófono, a empresa quer passar também a oferecer conteúdos em castelhano e em inglês; por outro, através da incorporação de uma miríade de outras doenças que não a doença de Alzheimer.

Tec Labs - Centro de Inovação com ACI Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt
Pessoas na biblioteca

A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (ULisboa) integra o top 10 do estudo “RepScore™ 2025 - Reputação das marcas em Portugal”, na categoria ensino superior, da consultora OnStrategy. “É com enorme orgulho que vemos CIÊNCIAS ser reconhecida entre as instituições de ensino superior com melhor reputação em Portugal. Este resultado reflete o trabalho consistente de toda a comunidade académica, bem como o compromisso contínuo com a excelência, a inovação e a responsabilidade social", refere Celma Padamo, diretora de Comunicação e Imagem da Faculdade.

Ana Cachudo

Ana Cachudo, de 34 anos, natural de Lisboa, é licenciada em Química, pela Faculdade. Este ano letivo, começou a dar aulas de Físico-Química, Física e Química no Colégio Vasco da Gama. Ana Cachudo assistiu à palestra da Faculdade com entusiamo durante o Futura-te, uma atividade do Colégio. Enquanto aluna foi monitora do Dia Aberto. Agora pensa trazer os alunos à Faculdade porque se trata de uma atividade interessante.

Foto do átrio do edifício C3

A Faculdade de Ciências comemorou no dia 29 de abril o seu 114.º aniversário com a celebração do Dia de Ciências. A cerimónia decorreu ao longo da tarde e foi marcada pelo reconhecimento da excelência, reflexão sobre os desafios futuros e pela valorização da comunidade de Ciências.

Cassilda Paz junto ao quadro

Cassilda Paz, de 59 anos, natural de Almancil, em Faro, licenciada em Matemática, nesta faculdade, é professora de Matemática na Escola Secundária de Camões, em Lisboa, desde 2013. Antes, esteve 20 anos na Escola Artística António Arroio e um ano na Escola Filipa de Lencastre. A sua profissão ajuda a definir gerações.

Fotografias das Professoras Teresa Chambel, Ana Respício, Ana Paula Afonso e Cátia Pesquita

Quatro professoras do Departamento de Informática de CIÊNCIAS assinaram um artigo de opinião para assinalar o Girls in ICT Day.

Sessão da DGES no Dia Aberto de Ciências vai esclarecer tudo sobre o acesso ao ensino superior

No próximo dia 7 de maio, a Faculdade de Ciências abre portas a milhares de estudantes do ensino secundário no Dia Aberto 2025.

José Carvalho Soares

José Carvalho SoaresÉ com profundo pesar que a Faculdade de Ciências comunica o falecimento de José Carvalho Soares, professor aposentado do Departamento de Física, o

O investigador do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), José Ricardo Paula, foi distinguido com u

Tânia Graça veio à Faculdade de Ciências!

A saúde começa no bem-estar — e o bem-estar também passa pela saúde sexual. Foi neste espírito que o projeto Ciências em Harmonia recebeu, na passada terça-feira, 15 de abril de 2025, a sexóloga e comunicadora Tânia Graça, num evento que encheu o Grande Auditório da Faculdade de Ciências.

Desejamos a todos os membros da comunidade da Faculdade de Ciências uma Boa Páscoa junto dos seus familiares e amigos.

Avaliação de Unidades de I&D 2023/2024

Já estão disponíveis os resultados do processo de avaliação das Unidades de I&D 2023/2024 da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), realizado por painéis de especialistas internacionais independentes. As avaliações, divulgadas no passado dia 15 de abril, revelam que, de um total de 13 Centros de I&D de CIÊNCIAS, 12 foram classificados como Excelente ou Muito Bom.

O primeiro prémio da 6.ª edição do Concurso de Ideias para a Sustentabilidade foi atribuído ao projeto ‘Keyhole Garden - A chave para a fertilidade’. A proposta, redigida pelos guardiões da HortaFCUL em colaboração com Cristina Cruz, professora de CIÊNCIAS e investigadora no CE3C - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais, sugere a criação de hortas-compostores à porta dos bares e cafetarias do campus, como uma forma de aproveitar os resíduos orgânicos trazidos pelos membros da nossa comunidade académica.

Mergulho científico em campanha de monitorização da biodiversidade subaquática ao largo da costa da Ilha da Madeira

O Laboratório Associado ARNET – Aquatic Research NETwork | Rede de Investigação Aquática é uma rede multi-institucional, de dimensão nacional, estabelecida em 11 instituições nacionais e composta por 742 investigadores.

CIÊNCIAS integra o consórcio que, no âmbito de um memorando de entendimento, assinado no passado dia 9 de abril, no Palácio dos Marqueses de Pombal, em Oeiras, dará origem ao futuro Instituto para o Desenvolvimento Sustentável, uma iniciativa inovadora que reúne a Câmara Municipal de Oeiras, várias Escolas e a própria Reitoria da Universidade de Lisboa (FCUL, ISEG, IST, ISA), e a empresa intermunicipal TRATOLIXO.

Foto de Maria Helena Garcia no laboratório.

Maria Helena Garcia dedicou a sua carreira ao estudo de compostos metálicos, como o ruténio para memórias óticas de computadores. A partir de 2004, entrou na área dos metalofármacos destinados a tratar o cancro.

Pessoas na jobshop Ciências 2025

O maior evento de empregabilidade da Faculdade reuniu mais de 1500 estudantes, recém-graduados dos vários cursos de CIÊNCIAS, que puderam participar em workshops, debates, sessões com alumni, entrevistas, networking sunset e contactar diretamente com as empresas e recrutadores. Nesta edição estiveram presentes cerca de 80 empresas e entidades convidadas. Cerca de 695 estudantes submeteram currículos e participaram em entrevistas de recrutamento. Leia a reportagem e conheça a opinião de quem participou no evento.

Universidade de Groningen visita CIÊNCIAS

Boas Práticas - A shared learning experience at CIÊNCIAS ULisboa.

No arranque desta Primavera, CIÊNCIAS acolheu a visita exploratória por parte de um grupo de 12 estudantes universitários, pertencentes aos órgãos de Direção das Faculdades e da Universidade de Groningen, nos Países Baixos.

Tomada de posse do conselho científico

Decorreu na passada segunda-feira, 7 de abril, na reitoria da Universidade de Lisboa, a tomada de posse dos novos membros do Conselho Científico (CC).

Novo DataLab powered by Fidelidade reforça inovação e conhecimento nas áreas de Matemática Aplicada, Estatística e Analítica Avançada.

Olimpíadas Regionais de Física

No passado sábado, 29 de março, CIÊNCIAS acolheu as Olimpíadas Regionais de Física, um evento organizado pela Sociedade Portuguesa de Física que reuniu mais de 200 alunos do ensino básico e secundário de diversas escolas, acompanhados por mais de 80 professores. Durante a manhã, os participantes enfrentaram desafios teóricos e experimentais, pondo à prova os seus conhecimentos e criatividade na resolução de problemas científicos. O principal objetivo da competição foi estimular o interesse dos jovens pela Física e promover o pensamento crítico. Enquanto os alunos realizavam as provas, os professores acompanhantes tiveram a oportunidade de assistir a palestras ministradas pelos docentes do Departamento de Física Francisco Lobo e Nuno Matela, que abordaram temas como Ondas Gravitacionais e Imagem Médica.

Futurália

CIÊNCIAS marcou novamente presença na Futurália, a maior feira nacional dedicada à educação, formação e empregabilidade que vai já na 16ª edição. Foram milhares os visitantes, especialmente estudantes, que estiveram entre 26 e 29 de março na FIL – Feira Internacional de Lisboa.

CHILL - CHIcken Tractors as an efficient and sustainable Link in closed Loop agriculture

A história da capoeira móvel no PermaLab, integrada na HortaFCUL, é um exemplo vivo de como os princípios da permacultura podem transformar desafios em oportunidades. Desde a sua implementação em 2018, este galinheiro móvel, ou chicken tractor em inglês, foi concebido para unir sustentabilidade, inovação e comunidade, desempenhando um papel fulcral no ecossistema agrícola do projeto.

Professor António Casimiro coordenador científico do curso e Professor Associado do Departamento de Informática de CIÊNCIAS

A sessão de abertura do Cybersecurity Executive Program aconteceu em CIÊNCIAS, no passado dia 27 de março, marcando o arranque da 4ª edição desta formação. O Cybersecurity Executive Program é uma iniciativa conjunta de CIÊNCIAS e da consultora Premivalor Consulting, que se destina a formar e sensibilizar decisores e executivos C-level, de organizações públicas, privadas, civis e do setor militar, para as questões da cibersegurança.

Carlos Corela na entrega do prémio.

A Associação Portuguesa de Meteorologia e Geofísica (APMG) atribuiu ao investigador Carlos Corela o Prémio de Carreira Técnica para a Geofísica. A entrega desta distinção decorreu durante o jantar de confraternização do 13.º Simpósio de Meteorologia e Geofísica, durante o qual o investigador foi homenageado.

Equipa do projeto MIMESIS

A Fundação Ana Mendonça (FAM) anunciou a doação de €25.000,00 ao projeto MIMESIS –Bioadesivos inspirados na natureza para aplicações biomédicas e biotecnológicas, coordenado por Romana Santos, professora da CIÊNCIAS e investigadora no Centro de Ciências do Mar e Ambiente (MARE ULisboa), nomeadamente no grupo de investigação em bioadesão e biomimética.

Páginas