Seminário

Os sistemas socioecológicos nos desafios societais: discutindo a dinâmica do conhecimento ecológico tradicional e a conservação da diversidade biocultural

Sala de Atos do Instituto Superior de Agronomia, Lisboa

Por Marcelo Alves Ramos (Universidade de Pernambuco, Brasil).

Entrada livre, mediante inscrição prévia.

Os sistemas socioecológicos nos desafios societais: discutindo a dinâmica do conhecimento ecológico tradicional e a conservação da diversidade biocultural

Resumo: O conhecimento que diferentes grupos humanos desenvolvem sobre os ambientes e recursos naturais é conhecido dentro da etnobiologia como conhecimento ecológico tradicional (CET) ou conhecimento ecológico local (CEL). Tais conhecimentos são consequências do processo de adaptação que as culturas humanas desenvolvem quando entram em contato com o ambiente natural. Apesar de sua importância, a dinâmica do CET/CEL precisa ser melhor compreendida, por se tratar de um componente importante do patrimônio biocultural da terra, e estruturante do nexus ambiente-agricultura-alimentação-saúde, gerado ao longo do tempo na sua relação com a natureza e em função das suas especificidades e diversidades geográficas, culturais e tecnológicas. Mesmo vivendo em uma época de crescimento da consciência e sensibilidade ambiental, a visão de conservação da natureza tem sido focada em estratégias que garantam variedade biológica na terra, em níveis de diversidade genética, espécies e ecossistemas. Este modelo, de forma geral, além de não incluir os seres humanos como parte de uma rede de interdependência, o coloca como algo distinto, separado e, muitas vezes, superior aos outros organismos que compõe a vida no planeta. Assim, será abordado nesta palestra a necessidade de discutir a conservação da diversidade biológica dentro de uma visão mais complexa e holística, incluindo a abordagem da diversidade cultural e dos conhecimentos que as populações humanas desenvolvem em relação aos recursos naturais. Serão debatidas também as contribuições da etnobiologia para o ensino contextualizado de ciências em vários níveis. Tais discussões são essenciais nos tempos atuais, dada a necessidade de resgatarmos conhecimentos e práticas que estão perdendo valor na sociedade contemporânea, mesmo sendo úteis para solução de diferentes problemas do mundo, como a insegurança alimentar, a saúde e a pobreza.

Anfitriões:

  • Cecília Galvão (Instituto de Educação);
  • Cristina Branquinho (Faculdade de Ciências);
  • Luís Goulão (Instituto Superior de Agronomia).
14h30
Colégio F3: Food, Farming & Forestry
Logótipo da ação CLEANFOREST

Forests are exposed to multiple global change drivers, wich can constrain their ability to continue providing several ecosystem services (including climate change mitigation). Assessing responses - and underlined mechanisms -  at the whole ecosystem scale is paramount for a holistic understanding of forest response to global change.

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por Jean-Baptiste Joinet (Université Jean Moulin Lyon 3, IRPhiL).

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Eduardo V. Castro (Departamento de Física e Astronomia, Faculdade de Ciências, Universidade do Porto, Portugal).

Logótipo do Dia Aberto e fotografia de atividade de investigação

Novas vagas disponíveis para o Dia Aberto em Ciências!

Logótipo do evento

Evento final do Projeto iSEA, com inscrições até 30 de abril.

Earth Systems Seminar, por Sandra Plecha (IDL, Centre OIE - Mines Paris).

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por Kora Muzic (Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, FCUL).

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Linguagens de Domínio, por Bruno Martinho (OutSystems).

Título e data do workshop

Workshop no âmbito da recente adesão da Universidade de Lisboa à CoARA - Coalition for Advancing Research Assessment.

Título do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Título e datas de candidatura do programa, sobre um padrão em tons de roxo e laranja

Submissão de candidaturas até 14 de maio.

Os oradores plenários irão falar sobre a importância da interdisciplinaridade de forma acessível para todos, estando previstas palestras e apresentação de pósteres por alunos.

Logótipo do EVM 2024

Candidaturas até 15 de maio.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por João Carreira (Deepmind).

Logótipo do LIP Summer Internship Program e fotografia de jovem investigador

Os estágios podem ter uma duração entre duas semanas e dois meses e realizam-se nos três polos do LIP - candidaturas até 15 de maio.

Um evento dirigido aos alunos do ensino secundário, consistindo numa palestra sobre a microscopia e em visitas aos laboratórios de microscopia/demonstrações experimentais simples.

Árvore florida

A minha Jornada pela Matemática: Descobertas, Escolhas e Desafios, por Ana Catarina Monteiro - estudante do Mestrado em Matemática (Licenciatura: Matemática).

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por Hugo Penedones (Inductiva).

O workshop contribui para aproximar a Ciência e as Políticas Públicas na construção de políticas informadas por evidências.

Composição com os nomes das Universidades participantes

Candidaturas até 25 de maio (mobilidades no 1.º semestre).

Título do prémio

As candidaturas decorrem até ao dia 31 de maio.

Inscrições até 24 de maio.

Título do programa e logótipos das entidades organizadoras, sobre fotografia do espaço

O programa decorre de 08 a 26 de julho, com candidaturas até 03 de junho.

Pormenor de linguagem corporal (braços e mãos) de pessoa a dialogar

Ação de formação para docentes e investigadores de Ciências.

Feixes luminosos

Envio de propostas até 20 de junho.

Páginas