Seminário

A bidirectional multi-state model for panel data on bone mineral density among hiv-infected patients

Sala 6.4.30, FCUL, Lisboa

Por Klaus Langohr (Universitat Politècnica de Catalunya).

Abstract: Bone mineral density (BMD) measurements are used to determine bone health and can help to identify the risk of fracture. The most widely recognized BMD scan, which measures bone density at different parts of the body, is called dual-energy x-ray absorptiometry (DXA). The DXA measures are compared to the BMD of a healthy 30-year-old adult of the same gender and are converted into T-scores, which are used to classify BMD: T-scores above -1 are considered normal, values between -1 and -2.5 indicate low bone mass (osteopenia), and values below -2.5 indicate osteoporosis (Kanis, 1994).

The main goals of the present study are to study the evolution of BMD over time in a cohort of 875 HIV-infected persons with at least two DXA scans and to determine the risk factors for the progression of bone loss. In particular, it is of great interest to assess the risk of low bone mineral density according to the antiretroviral treatment.

For this purpose, a bidirectional time-inhomogeneous multi-state model with three states is fitted to the data: normal BMD, osteopenia, and osteoporosis. The model considers four possible transitions (normal BMD to osteopenia, osteopenia to normal BMD, osteopenia to osteoporosis, and osteoporosis to osteopenia) that are studied as a function of age and antiretroviral treatment. Due to the nature of the panel data available, all transition times are interval-censored (van den Hout, 2016).

This multi-state model allows us to estimate the transition probabilities and the percentages of patients in every health state as a function of age and treatment. The clinical relevance of building such a model is to guide the clinical practice and to rationalize DXA scans measurements.

14h30
CEAUL - Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa
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Bem-vindos a Ciências ULisboa!

Logótipo do concurso de programação

Um concurso de programação dirigido aos alunos do ensino secundário (11.º e 12.º anos), que visa promover a prática e o gosto pela programação.

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por Ana Arriaga (FCUL - DF).

Seminário de Projeto de Investigação (Doutoramento em Biologia), por Pedro Peixe e Sousa.

Sol

Seminário de Unidade Curricular - Projeto de Investigação, por Vanessa Filipa Laranjeiro Ribeiro.

RSS Meetup, por Dimitris Mostrous (Aikido Security).

Large Hadron Collider

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Tiziano Camporesi (LIP).

Ana Quintans

Concerto no âmbito do programa Música na Universidade de Lisboa.

Vista a partir de cima de pessoas a trabalharem sobre uma mesa de madeira

CIÊNCIAS desenvolve um conjunto de atividades de apoio aos Doutorandos, periodicamente enquadradas no âmbito do PhD Support Programme.

Esta formação é oferecida como oportunidade de aprender sobre sustentabilidade do corpo à comunidade e ao ecossistema, perante uma situação global desesperante, sonhando utopicamente com futuros mais justos e equitativos. 

Conversa com Cristina Luís (investigadora no CIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia / Ciências ULisboa).

Logótipo do LIP Summer Internship Program

Um programa destinado a estudantes de Física e Engenharia com interesse em investigação científica e tecnológica, com candidaturas até 15 de maio (nova data).

Logótipo CQE Days 2025

O encontro tem como objetivo divulgar e promover os resultados da investigação produzidos nos dois pólos do Centro de Química Estrutural (CIÊNCIAS e IST), estimulando a criatividade, o trabalho interdisciplinar e o espírito científico.

O evento reunirá alunos de Ciências ULisboa e do ISCAL, proporcionando-lhes uma oportunidade única para apresentarem e defenderem os seus projetos empreendedores num formato de pitch.

Fotografia de Chapim-azul

The goal of this course is to provide the participants with the most recent and practical knowledge on the use of Functional Diversity.

Mão a segurar em globo de vidro

Curso acreditado pelo CCPFC para efeitos de progressão na carreira dos professores na dimensão cientifico-pedagógica dos grupos 230, 420, 510, 520 e 560, com candidaturas até 30 de abril.

The aim of this event is to illustrate the importance of interdisciplinarity. To do so the meeting will bring together researchers from different areas who work in interdisciplinary fields within Ciências ULisboa

Título/data/local do evento, logótipos das entidades organizadoras e fotografia de peixe

The event aims to facilitate the exchange of information and knowledge among professionals to advance the understanding, collaboration and capabilities of aquaculture to respond to the impact of climate change in a rapidly changing global environment.

Uma oportunidade única para interagir com a comunidade global de computação científica, com inscrições (preço reduzido) até 02 de maio.

Logótipo Moodle

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Logótipo Mentimeter

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Título/data/local do evento e iconografia representativa de energias renováveis

Inscrições até 16 de maio! Junta-te a esta revolução energética e faz a diferença!

Químico a escrever fórmulas num quadro

Curso acreditado para efeitos de progressão na carreira dos professores do Ensino Básico e Secundário do Grupo 510 (CCPFC/ACC-118288/22), com candidaturas até 18 de maio.

Curso destinado a estudantes de Mestrado e de Doutoramento, bem como a profissionais que desenvolvam investigação científica na área da saúde.

Título/data/local do evento e fotografia do mar

Quais são os conceitos-chave para enfrentar os atuais desafios marinhos e costeiros? 

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