Acorda! Da Conversão Ecológica à Transformação Social

Sala 3.2.13, FCUL, Lisboa
Acorda! Da Conversão Ecológica à Transformação Social

A urgência das alterações climáticas tem chamado cada vez mais a atenção dos media na sequência de várias catástrofes naturais, enquanto se vem a notar uma crescente preocupação política e ativismo pelo desenvolvimento sustentável. É neste contexto que surge a iniciativa de juntar a academia, organizações da sociedade civil e da Igreja Católica, a ter lugar entre os dias 25 e 27 de fevereiro. O programa “Acorda! - Da conversão ecológica à transformação social” tem como objetivo promover espaços de diálogo e debate público sobre o desenvolvimento sustentável e sensibilizar jovens para escolhas conscientes desde o quotidiano à esfera política no contexto dos atos eleitorais a decorrer este ano, de maneira a promoverem políticas públicas mais justas e ecológicas.

No dia 25 de fevereiro, estreia pelas 17h30 em Ciências ULisboa, o documentário “Energia para Mudar”, lançado em Katowice, no âmbito da COP24, produzido pela Coopération Internationale pour le Développement et la Solidarité (CIDSE) e realizado por Patrícia Pedrosa. Segue-se um debate com a presença de um dos seus protagonistas, Francisco Ferreira, presidente da ZERO - Associação Sistema Terrestre Sustentável, e de Pedro Walpole sj, coordenador da Plataforma EcoJesuit. O debate será moderado por Margarida Alvim, presidente da Associação Casa Velha - Ecologia e Espiritualidade.

Nos dias 26 e 27 de fevereiro, entre as 18h e as 20h30, têm lugar as “Jornadas para Acordar”, com a presença de Pedro Walpole sj, no Centro Universitário Padre António Vieira (CUPAV), no Lumiar. Destinam-se a estudantes e jovens profissionais interessados em ter um papel ativo pelo desenvolvimento sustentável.

O programa encerra no dia 27 de fevereiro, pelas 21h, no auditório do CUPAV, com Pedro Walpole sj, para um encontro aberto sobre “Cuidar da Casa Comum - Da conversão pessoal à transformação social”.

Inscrições

17h30
FEC - Fundação Fé e Cooperação, com o apoio da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Física de altas energias

workshop é destinado a estudantes e investigadores em inicio de carreira que tenham interesse na aplicação de técnicas de machine learning à física de altas energias, com especial referência às experiências do LHC no CERN.

Logótipo da Unite! e fotografia de três estudantes

2nd Unite!-Ed Future Conference.

Logótipo do Dia Internacional da Matemática

Atividades a decorrerem em CIÊNCIAS nos dias 14 e 19 de março.

A Academia das Ciências de Lisboa e o Seminário de Jovens Cientistas celebram a Matemática no panorama científico nacional e em sua relação com a sociedade.

Fotografia de jovens investigadores

Inscrições até 15 de março.

Título "Jornadas de Matemática" e logótipos das entidades envolvidas

O Departamento de Matemática e o Núcleo de Estudantes de Matemática e Matemática Aplicada associam-se às celebrações do Dia Internacional da Matemática.

Cardume

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Ana Machado (IPMA, Lisboa, Portugal).

Seminário de Lógica Matemática, por Luís Pereira (Universidade de Lisboa).

Planta

As candidaturas terminam a 20 de março, estando previstos vários eventos de matchmaking para ajudar os participantes a encontrar parceiros para os seus projetos.

A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa celebra o segundo aniversário da Horta Solar, um projeto pioneiro que alia a produção de alimentos à geração de energia limpa.

Pintura abstrata em tons de azul, laranja e amarelo

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Mariana Oliveira (ICECO - Aveiro Institute of Materials, University of Aveiro, Portugal).

Alunos de CIÊNCIAS

Uma iniciativa gratuita, dirigida aos estudantes do 1.º e 2.º ciclo de estudos de CIÊNCIAS, com inscrições até 20 de março.

Logótipo C-Academy

2.ª edição do curso, com candidaturas até 17 de março.

Representação de folhas de árvores

Concerto no âmbito do programa Música na Universidade de Lisboa.

Título "Cybersecurity Executive Program Edição 2025", sobre um fundo em tons de verde

Adotar boas medidas e práticas de Cibersegurança é fundamental nos dias de hoje, para qualquer empresa, para proteger a integridade, confidencialidade e disponibilidade de dados sensíveis e pessoais, reduzindo o risco de ataques e fraudes.

Título/data/local do evento e representação de floresta

Esta é a altura certa para fazer os últimos preparativos para uma agrofloresta viçosa e produtiva que nos dará fruta, biodiversidade e sombra nos meses mais quentes.

Fotografia de criança a observar plantas com uma lupa

This course aims to explore ways of communicating science to non-specialized audiences, such as policy makers, industry, general public (including students and teachers), through their engagement and participation in citizen science activities.

Logótipo da Semana da Sustentabilidade

O foco da da SDS’25 é abrir espaço à reflexão sobre como as nossas ações, hoje, poderão influenciar o amanhã, sendo, assim, o lema desta Edição “Pelo Futuro, o Amanhã começa Hoje“.

Sala de aula

Curso creditado para efeitos de progressão na carreira dos professores do Ensino Secundário dos grupos 500 e 550, com candidaturas até 25 de março.

Reitoria da ULisboa

O ato eleitoral decorrerá nos dias 31 de março e 01 de abril de 2025.

Fotografia de coleção de insetos

The course includes several case studies of insect adaptation, and the most recent overview on insect evodevo, plasticity, ecophysiological responses and conservation under global change.

A leading venue for presenting and discussing the latest research, industrial practice and innovations in dependable and secure computing.

O maior evento de empregabilidade de CIÊNCIAS, a decorrer nos dias 08 e 09 de abril.

Título/data/local do evento e fotografia da cidade de Lisboa

The conference aims to bring together students and young researchers working in Mathematics, Statistics, and Applications with a view to fostering discussions and collaborations amongst participants.

Páginas