Acorda! Da Conversão Ecológica à Transformação Social

Sala 3.2.13, FCUL, Lisboa
Acorda! Da Conversão Ecológica à Transformação Social

A urgência das alterações climáticas tem chamado cada vez mais a atenção dos media na sequência de várias catástrofes naturais, enquanto se vem a notar uma crescente preocupação política e ativismo pelo desenvolvimento sustentável. É neste contexto que surge a iniciativa de juntar a academia, organizações da sociedade civil e da Igreja Católica, a ter lugar entre os dias 25 e 27 de fevereiro. O programa “Acorda! - Da conversão ecológica à transformação social” tem como objetivo promover espaços de diálogo e debate público sobre o desenvolvimento sustentável e sensibilizar jovens para escolhas conscientes desde o quotidiano à esfera política no contexto dos atos eleitorais a decorrer este ano, de maneira a promoverem políticas públicas mais justas e ecológicas.

No dia 25 de fevereiro, estreia pelas 17h30 em Ciências ULisboa, o documentário “Energia para Mudar”, lançado em Katowice, no âmbito da COP24, produzido pela Coopération Internationale pour le Développement et la Solidarité (CIDSE) e realizado por Patrícia Pedrosa. Segue-se um debate com a presença de um dos seus protagonistas, Francisco Ferreira, presidente da ZERO - Associação Sistema Terrestre Sustentável, e de Pedro Walpole sj, coordenador da Plataforma EcoJesuit. O debate será moderado por Margarida Alvim, presidente da Associação Casa Velha - Ecologia e Espiritualidade.

Nos dias 26 e 27 de fevereiro, entre as 18h e as 20h30, têm lugar as “Jornadas para Acordar”, com a presença de Pedro Walpole sj, no Centro Universitário Padre António Vieira (CUPAV), no Lumiar. Destinam-se a estudantes e jovens profissionais interessados em ter um papel ativo pelo desenvolvimento sustentável.

O programa encerra no dia 27 de fevereiro, pelas 21h, no auditório do CUPAV, com Pedro Walpole sj, para um encontro aberto sobre “Cuidar da Casa Comum - Da conversão pessoal à transformação social”.

FEC - Fundação Fé e Cooperação, com o apoio da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Formações Horta FCUL 2019

Por Chase Austyn Brisbois (Department of Materials Science and Engineering, Northwestern University, USA).

Por Carlos Antunes (Instituto Dom Luiz, FCUL).

Por Pierre Ibisch (Eberswalde University for Sustainable Development, Germany).

Ciências na feira Unlimited Future (Porto)

A feira Unlimited Future conta, uma vez mais, com a presença da Faculdade de Ciências, entre outras instituições.

Conferências CIUHCT "O espetáculo de uma doença colonial"

As Conferências do CIUHCT são um ciclo de palestras organizado anualmente pelo CIUHCT acerca de assuntos de História das Ciências e da Tecnologia.

Sinopse:

60 Minutos de Ciência "Pergunta o lobo: Para vocês, o que sou eu?"

O lobo é uma das espécies cuja área de distribuição mundial foi fortemente reduzida. Os mitos que desde sempre estiveram associados a este predador, criaram no imaginário coletivo a ideia de que a espécie era indesejável, e o melhor para o homem era exterminá-la.

The seminar follows the growing commitment of Higher Education Institutions (HEI) to sustainability in a c

Por Susana Custódio (Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia - Ciências ULisboa / Instituto Dom Luiz - ULisboa).

Workshops ScienceIN2Business "Da Ideia ao Negócio"

O 2.º workshop do ScienceIN2Business vai percorrer o caminho do empreendedor desde a ideia até à criação do negócio.

Seminário "ECONICS, solutions inspired by ecological systems"

ECONICS proposal is the application of the understanding of complex systems theory and scaled ecosystem dynamics, to practical problems in sustainable management of ecosystems.

Por Gregory Berkolaiko (Texas A&M University).

Curso de formação avançada "Direito Agrário e Sustentabilidade"

Num país tradicionalmente agrícola que redescobre a mais-valia do sector agrário para o crescimento sustentável da economia, a Formação Avançada em Direito Agrário e Sustentabilidade tem por objetivo principal colmatar a lacuna observada de ausência, no plano nacional, de uma f

Ivo Manuel Tavares Costa defende a tese "Técnica de Cristalização de silício por zona fundida Elétrica".

CiclOficina da FCUL

Por Pedro Pinto (Faculdade de Ciências, CMAFcIO, Universidade de Lisboa).

As provas, requeridas por Miguel Centeno da Costa Ferreira Brito, decorrem nos dias 25 e 26 de março de 2019.

No dia 26 de março, será apreciado o sumário do seminário/lição com o título "Potencial solar da cidade".

School and Symposium "Data Science in (Astro)Particle Physics and Cosmology: the Bridge to Industry"

LIP, University of Minho, IDPASC and the COST action g2net are organizing a school on Data Science in (Astro)Particle Physics and Cosmology, targeted at PhD and MSc students, as well as at researchers from diff

Conhecem todas as vossas soft skills?

Este é um workshop que vos vai permitir explorar diferentes estratégias de comunicação e de presença. Criem impacto e atinjam melhores resultados na vossa vida profissional com esta formação.

Logótipo EIT Health

Encontram-se abertas, para toda a comunidade da ULisboa, as Calls para o Bussiness Plan do EIT Health para 2020.

International Workshop "From Automata to Robotics"

Both automata and humanoid robots, including intelligent machines are at the core of the intersection between culture and nature, between science, technology and art.

Seminário Permanente de Astronomia Antiga "Plutarco. Sobre a face visível no orbe da Lua"

Este seminário é um curso livre, aberto à comunidade académica e a todos os interessados, com entrada gratuita.

Abertura de candidaturas 2019/2020.

Queres participar numa experiência internacional entre Ciências, Copenhagen Business School e University of Copenhagen, no primeiro semestre do próximo ano letivo?

Erasmus+: Estágios para recém-graduados

Estágios para recém-graduados: Candidaturas online de 01 a 31 de março de 2019.