Acorda! Da Conversão Ecológica à Transformação Social

Sala 3.2.13, FCUL, Lisboa
Acorda! Da Conversão Ecológica à Transformação Social

A urgência das alterações climáticas tem chamado cada vez mais a atenção dos media na sequência de várias catástrofes naturais, enquanto se vem a notar uma crescente preocupação política e ativismo pelo desenvolvimento sustentável. É neste contexto que surge a iniciativa de juntar a academia, organizações da sociedade civil e da Igreja Católica, a ter lugar entre os dias 25 e 27 de fevereiro. O programa “Acorda! - Da conversão ecológica à transformação social” tem como objetivo promover espaços de diálogo e debate público sobre o desenvolvimento sustentável e sensibilizar jovens para escolhas conscientes desde o quotidiano à esfera política no contexto dos atos eleitorais a decorrer este ano, de maneira a promoverem políticas públicas mais justas e ecológicas.

No dia 25 de fevereiro, estreia pelas 17h30 em Ciências ULisboa, o documentário “Energia para Mudar”, lançado em Katowice, no âmbito da COP24, produzido pela Coopération Internationale pour le Développement et la Solidarité (CIDSE) e realizado por Patrícia Pedrosa. Segue-se um debate com a presença de um dos seus protagonistas, Francisco Ferreira, presidente da ZERO - Associação Sistema Terrestre Sustentável, e de Pedro Walpole sj, coordenador da Plataforma EcoJesuit. O debate será moderado por Margarida Alvim, presidente da Associação Casa Velha - Ecologia e Espiritualidade.

Nos dias 26 e 27 de fevereiro, entre as 18h e as 20h30, têm lugar as “Jornadas para Acordar”, com a presença de Pedro Walpole sj, no Centro Universitário Padre António Vieira (CUPAV), no Lumiar. Destinam-se a estudantes e jovens profissionais interessados em ter um papel ativo pelo desenvolvimento sustentável.

O programa encerra no dia 27 de fevereiro, pelas 21h, no auditório do CUPAV, com Pedro Walpole sj, para um encontro aberto sobre “Cuidar da Casa Comum - Da conversão pessoal à transformação social”.

FEC - Fundação Fé e Cooperação, com o apoio da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Seminário Permanente de Astronomia Antiga | CIUHCT/UL - DHFC/FCUL "Os mecanismos e modelos árabes em Copérnico"

Este seminário é um curso livre, aberto à comunidade académica e a todos os interessados, com entrada gratuita.

Ciclo de colóquios no âmbito da Exposição "E3 - Einstein, Eddington e o Eclipse"

Colóquio por Paulo Crawford (Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa).

Por Marco Ferrante (Postdoctoral scholar, Mitrani Department of Desert Ecology, Jacob Blaustein Institutes for Desert Research, Ben-Gurion University of the Negev, Midreshet Ben-Gurion, Israel).

Videoconferência.

Por Nuno Leite (Esri Portugal).

Planeia o teu futuro com o Mestrado em Química da FCUL!

Programa do evento disponível aqui.

Jornadas do Programa Doutoral em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade, a decorrerem nos dias 09, 16, 23 e 30 de maio de 2019.

João Filipe Delgado dos Santos defende a tese "Regulation of CFTR trafficking and membrane anchoring: new insights into cAMP signalling".

Pormenor da Exposição "Formas & Fórmulas", patente ao público em Ciências entre outubro de 2016 e março de 2017

Sessão com a presença de coordenadores de curso e mestrandos.

Por Mark Kirkpatrick (Professor of the Department of Integrative Biology, College of Natural Sciences, The University of Texas at Austin).

Apresentação dos cursos de Mestrado e Pós-Graduação do Departamento de Informática

Esta sessão tem como objetivo discutir as motivações e perspetivas associadas com a realização de um mestrado ou uma pós-graduação, apresentar a estrutura dos cursos e as disciplinas que estes envolvem e esclarecer as dúvidas que os potenciais interessados coloquem.

Curso organizado no âmbito do mestrado em Bioestatística, com o apoio do Departamento de Estatística e Investigação Operacional e do CEAUL - Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa.

Conferência no âmbito do projeto MEDEA-CHART | CIUHCT "Johann Schöner’s Globe of 1523: The Final Resolution of the Crisis in Renaissance Cosmography"

Com Gregory McIntosh (Aluno de Doutoramento da FCUL, MEDEA-CHART/CIUHCT).

Esta palestra é de entrada livre e será proferida em inglês.

O evento pretende incentivar os alunos de Ciências a conhecer, de uma forma informal, ​a investigação que se realiza no DQB.

Noites no Observatório "Buracos Negros: Novos Horizontes"

Os buracos negros são regiões extremamente distorcidas no espaço (e no tempo), nas quais nem sequer a luz consegue escapar à atração gravitacional.

Por Klaus Harms e João A. Gama (“The Arctic University of Norway", Tromsø, Norway).

Por Nuno Sepúlveda (London School of Hygiene & Tropical Medicine & CEAUL).

Filipa Isabel Martins Borlinhas defende a tese "Diffusion-Weighted Imaging in Breast Magnetic Resonance".

Por Antonio Córdoba (Universidad Autónoma de Madrid).

In preparation for the new decade, society urgently needs to implement actions that can make us more resilient to the challenges of the 21st century.

Plastics Heritage Congress 2019

O plástico transformou as nossas vidas como poucas outras invenções, desde a sua criação, há pouco mais de 100 anos. Se déssemos um nome à nossa época, com base no tipo de materiais que configuram o mundo em que vivemos, seria a Era do Plástico.

Inclui três palestras e uma mostra do espólio da Sociedade de Geografia de Lisboa relacionada com a efeméride.

Por Saskia Hogenhout (John Innes Centre - Norwich, UK).