Acorda! Da Conversão Ecológica à Transformação Social

Sala 3.2.13, FCUL, Lisboa
Acorda! Da Conversão Ecológica à Transformação Social

A urgência das alterações climáticas tem chamado cada vez mais a atenção dos media na sequência de várias catástrofes naturais, enquanto se vem a notar uma crescente preocupação política e ativismo pelo desenvolvimento sustentável. É neste contexto que surge a iniciativa de juntar a academia, organizações da sociedade civil e da Igreja Católica, a ter lugar entre os dias 25 e 27 de fevereiro. O programa “Acorda! - Da conversão ecológica à transformação social” tem como objetivo promover espaços de diálogo e debate público sobre o desenvolvimento sustentável e sensibilizar jovens para escolhas conscientes desde o quotidiano à esfera política no contexto dos atos eleitorais a decorrer este ano, de maneira a promoverem políticas públicas mais justas e ecológicas.

No dia 25 de fevereiro, estreia pelas 17h30 em Ciências ULisboa, o documentário “Energia para Mudar”, lançado em Katowice, no âmbito da COP24, produzido pela Coopération Internationale pour le Développement et la Solidarité (CIDSE) e realizado por Patrícia Pedrosa. Segue-se um debate com a presença de um dos seus protagonistas, Francisco Ferreira, presidente da ZERO - Associação Sistema Terrestre Sustentável, e de Pedro Walpole sj, coordenador da Plataforma EcoJesuit. O debate será moderado por Margarida Alvim, presidente da Associação Casa Velha - Ecologia e Espiritualidade.

Nos dias 26 e 27 de fevereiro, entre as 18h e as 20h30, têm lugar as “Jornadas para Acordar”, com a presença de Pedro Walpole sj, no Centro Universitário Padre António Vieira (CUPAV), no Lumiar. Destinam-se a estudantes e jovens profissionais interessados em ter um papel ativo pelo desenvolvimento sustentável.

O programa encerra no dia 27 de fevereiro, pelas 21h, no auditório do CUPAV, com Pedro Walpole sj, para um encontro aberto sobre “Cuidar da Casa Comum - Da conversão pessoal à transformação social”.

Inscrições

17h30
FEC - Fundação Fé e Cooperação, com o apoio da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa