Matrícula e Inscrição
As matrículas/inscrições decorrem nos prazos infracitados, para os alunos colocados através dos seguintes regimes:
Concurso | Data de matrícula/inscrição | Horário | Local |
---|---|---|---|
Maiores de 23 anos Titulares de Cursos Superiores Reingresso Mudança de Par Instituição/Curso |
09 e 10 de setembro | 09h30 às 17h00 | Online - Fénix |
Sobre inscrições
- Após 30 de dezembro de 2024 não são aceites inscrições.
- A taxa de inscrição inclui o seguro escolar.
Consulta o Manual de Apoio às Inscrições.
Sobre propinas
Prestações | Montante |
---|---|
1.ª prestação | 157€ |
2.ª prestação | 60€ |
3.ª prestação | 60€ |
4.ª prestação | 60€ |
5.ª prestação | 60€ |
6.ª prestação | 60€ |
7.ª prestação | 60€ |
8.ª prestação | 60€ |
9.ª prestação | 60€ |
10.ª prestação | 60€ |
- O acesso à matrícula/inscrição está condicionado ao pagamento de todas as propinas em atraso.
- No ato da matrícula/inscrição os alunos devem efetuar o pagamento da propina, de acordo com a modalidade escolhida (pagamento único no ato da inscrição ou em prestações).
- No final da inscrição são geradas automaticamente as referências multibanco para efetuar o pagamento das prestações da propina. Atenção: cada aluno tem as suas próprias referências e só essas lhes estão associadas, se pagares por outras estás a pagar as propinas de um colega.
- A 1.ª prestação da propina é paga no ato/dia da matrícula/inscrição, da seguinte forma:
- O pagamento da propina é efetuado, no próprio dia, através da referência multibanco que consta no Fénix, e que é única e exclusiva para si - deve dirigir-se a um qualquer Multibanco e efetuar o pagamento através da opção “Pagamento de Serviços”, ou se preferir através do serviço de homebanking da sua instituição bancária.
- Em casos excecionais, a propina poderá ser paga por cheque ou numerário na tesouraria do Edifício C5 - deverá tirar uma senha para o efeito e aguardar a sua vez.
- Os alunos que concorreram a Bolsas dos SASUL devem proceder ao pagamento das prestações das propinas já vencidas no prazo de dez dias após o início do efetivo pagamento das bolsas. Quando o pedido de bolsa de estudo for indeferido, devem pagar os valores das propinas já vencidos, no prazo de dez dias contados da data da notificação do indeferimento.
- Os estudantes que não efetuarem o pagamento da propina na datas de prestações fixadas, poderão pagar a importância em dívida acrescida dos juros devidos à taxa legal em vigor, nos termos legalmente consagrados, designadamente no artigo 44.º da Lei Geral Tributária. Os juros referidos são devidos a partir da data de vencimento de cada uma das prestações em dívida.
Documentação necessária
Declarações de matrícula para efeitos de (opcionais):
- Passe SUB23 - solicitar via Fénix em “Pessoal - Serviços - Requerimentos”;
- Comprovativo/declaração de inscrição - disponível no Fénix na tua área Pessoal – “Serviços - Requerimentos - Passo Final de Inscrição” (ver detalhe) > a partir do dia da inscrição (mais instruções em Declarações de matrícula digitais);
- ADSE.
Requerimentos para efeitos de:
- Requerimento de Inscrição em Regime de Tempo Parcial - solicitar via Fénix em "Pessoal - Serviços – Requerimentos (“Criar”) – Inscrição em Regime Geral a Tempo Parcial"
- Requerimento Geral;
- Requerimento de atribuição de Estatuto Especial.
Cartão de aluno
O cartão de aluno deverá ser solicitado através da plataforma Fénix, após finalização do processo de inscrição. O cartão de aluno pode ou não ter vertente bancária, de acordo com o protocolado com a Caixa Geral de Depósitos.
O procedimento implica a ativação prévia, por parte do aluno, da respetiva Chave Móvel Digital.
Após a finalização da sua matrícula/inscrição, serás direcionado diretamente para a página da Caixa Geral de Depósitos.
Consulte em https://caixaonboarding.cgd.pt/ mais informações sobre o processo de adesão e principais vantagens.
Se não solicitaste o cartão de aluno através da plataforma online, pode fazê-lo presencialmente no campus de Ciências, entre 16 e 20 de setembro.
A Caixa Geral de Depósitos irá igualmente disponibilizar dois postos de atendimento, no Átrio da Reitoria da ULisboa (de 23 de setembro a 31 de outubro, entre as 10h00 e as 18h00, na entrada da Aula Magna), por forma a receber os alunos no âmbito do pedido de Cartões de Estudante.
Contactos para mais informações
Direção Académica
Informações sobre inscrições: ua@ciencias.ulisboa.pt