60 Minutos de Ciência

Porque está a NASA a estudar a água mineral de Cabeço de Vide?

Edifício Caleidoscópio, Lisboa
60 Minutos de Ciência "Porque está a NASA a estudar a água mineral de Cabeço de Vide?"

Portugal possui o mais rico e diversificado Património Hidrotermal da Península Ibérica. A água é, por si só, um dos recursos primários e fundamentais à existência de vida, pelo que importa compreender onde e como existe, como interage com o solo e com a floresta, e como a tratamos, pois sem este conhecimento não conseguimos assegurar a sua exploração sustentável. Enquanto Património, a água mineral natural e termal reflete-se em áreas com elevada importância social e económica, nomeadamente no Turismo, Saúde e do Bem-Estar com a prática do Termalismo, e também na Arquitetura, como são exemplo as Termas romanas de Cabeço de Vide. Durante a sessão, iremos olhar a água enquanto recurso e enquanto Património, dedicando especial atenção à água mineral natural e termal de Cabeço de Vide procurando, através de pequenas demonstrações, descobrir o que faz dela tão singular para ter despertado o interesse da NASA.

Sessão incluída no programa “Ciência e património: Cidades do futuro?”, preparatório da Noite Europeia dos Investigadores (28 set 2018).

Nota biográfica sobre o orador: Carla Sofia Rocha, é natural de Ílhavo, distrito de Aveiro. Com formação académica em Geologia pela Universidade de Coimbra (Licenciatura e Mestrado), é doutoranda da Universidade de Lisboa-IST em Georrecursos com Bolsa Individual de Doutoramento financiada pela FCT. Em todo o seu percurso académico foi colaboradora e monitora nos Museus de Ciência e História Natural da Universidade de Coimbra na área das Geociências, tendo participado ativamente em vários projetos de investigação e cooperado em trabalhos de investigação ligados à hidrogeologia, como por ex. nas lagoas de Quiaios e Tocha, águas mineralizadas de Montouro e nas àguas minerais naturais termais das Corgas do Buçaco. Atualmente estuda a água mineral natural e termal de Cabeço de Vide, uma água com características únicas em Portugal e raras no mundo. ​

17h30
Estátua representativa da biodiversidade do planeta Terra

Seminários de Tese no âmbito do Doutoramento em Biologia e Ecologia das Alterações Globais.

O encontro reúne cientistas, profissionais e estudantes de diferentes áreas e regiões do país focados em desenvolver a investigação marinha, em linha com a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, proclamada pelas Nações Unidas (2021-2030).

Formação modular de 13 de abril a 11 de maio - produção em permacultura.

Atividade no âmbito da Semana sobre Espécies Invasoras: Portugal & Espanha 2024, assinalada pela SPECO - Sociedade Portuguesa de Ecologia.

Logótipo da ação CLEANFOREST

Forests are exposed to multiple global change drivers, wich can constrain their ability to continue providing several ecosystem services (including climate change mitigation). Assessing responses - and underlined mechanisms -  at the whole ecosystem scale is paramount for a holistic understanding of forest response to global change.

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por Jean-Baptiste Joinet (Université Jean Moulin Lyon 3, IRPhiL).

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Eduardo V. Castro (Departamento de Física e Astronomia, Faculdade de Ciências, Universidade do Porto, Portugal).

Título e data do evento, inseridos em fotografia de cinco jovens em contexto de investigação

Este ano, queremos voltar a encher o nosso campus com a presença de todos os estudantes que queiram participar neste evento.

Logótipo do evento

Evento final do Projeto iSEA, com inscrições até 30 de abril.

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por Kora Muzic (Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, FCUL).

Título e data do workshop

Workshop no âmbito da recente adesão da Universidade de Lisboa à CoARA - Coalition for Advancing Research Assessment.

Título do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Título e datas de candidatura do programa, sobre um padrão em tons de roxo e laranja

Submissão de candidaturas até 14 de maio.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por João Carreira (Deepmind).

Logótipo do LIP Summer Internship Program e fotografia de jovem investigador

Os estágios podem ter uma duração entre duas semanas e dois meses e realizam-se nos três polos do LIP - candidaturas até 15 de maio.

Os oradores plenários irão falar sobre a importância da interdisciplinaridade de forma acessível para todos, estando previstas palestras e apresentação de pósteres por alunos.

Logótipo do EVM 2024

Candidaturas até 15 de maio.

Um evento dirigido aos alunos do ensino secundário, consistindo numa palestra sobre a microscopia e em visitas aos laboratórios de microscopia/demonstrações experimentais simples.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por Hugo Penedones (Inductiva).

Árvore florida

A minha Jornada pela Matemática: Descobertas, Escolhas e Desafios, por Ana Catarina Monteiro - estudante do Mestrado em Matemática (Licenciatura: Matemática).

Composição com os nomes das Universidades participantes

Candidaturas até 25 de maio (mobilidades no 1.º semestre).

Título do prémio

As candidaturas decorrem até ao dia 31 de maio.

Inscrições até 24 de maio.

Título do programa e logótipos das entidades organizadoras, sobre fotografia do espaço

O programa decorre de 08 a 26 de julho, com candidaturas até 03 de junho.

Pormenor de linguagem corporal (braços e mãos) de pessoa a dialogar

Ação de formação para docentes e investigadores de Ciências.

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