60 Minutos de Ciência

Porque está a NASA a estudar a água mineral de Cabeço de Vide?

Edifício Caleidoscópio, Lisboa
60 Minutos de Ciência "Porque está a NASA a estudar a água mineral de Cabeço de Vide?"

Portugal possui o mais rico e diversificado Património Hidrotermal da Península Ibérica. A água é, por si só, um dos recursos primários e fundamentais à existência de vida, pelo que importa compreender onde e como existe, como interage com o solo e com a floresta, e como a tratamos, pois sem este conhecimento não conseguimos assegurar a sua exploração sustentável. Enquanto Património, a água mineral natural e termal reflete-se em áreas com elevada importância social e económica, nomeadamente no Turismo, Saúde e do Bem-Estar com a prática do Termalismo, e também na Arquitetura, como são exemplo as Termas romanas de Cabeço de Vide. Durante a sessão, iremos olhar a água enquanto recurso e enquanto Património, dedicando especial atenção à água mineral natural e termal de Cabeço de Vide procurando, através de pequenas demonstrações, descobrir o que faz dela tão singular para ter despertado o interesse da NASA.

Sessão incluída no programa “Ciência e património: Cidades do futuro?”, preparatório da Noite Europeia dos Investigadores (28 set 2018).

Nota biográfica sobre o orador: Carla Sofia Rocha, é natural de Ílhavo, distrito de Aveiro. Com formação académica em Geologia pela Universidade de Coimbra (Licenciatura e Mestrado), é doutoranda da Universidade de Lisboa-IST em Georrecursos com Bolsa Individual de Doutoramento financiada pela FCT. Em todo o seu percurso académico foi colaboradora e monitora nos Museus de Ciência e História Natural da Universidade de Coimbra na área das Geociências, tendo participado ativamente em vários projetos de investigação e cooperado em trabalhos de investigação ligados à hidrogeologia, como por ex. nas lagoas de Quiaios e Tocha, águas mineralizadas de Montouro e nas àguas minerais naturais termais das Corgas do Buçaco. Atualmente estuda a água mineral natural e termal de Cabeço de Vide, uma água com características únicas em Portugal e raras no mundo. ​

17h30
Ciclo de Palestras do GAPsi "Como comunicar de forma mais eficaz?"

Entre 31 de outubro e 28 de novembro, o GAPsi vai organizar um ciclo de palestras, disponibilizando várias palestras com o objetivo de promover o desenvolvimento pessoal e de competências transversais ao nível da gestão do tempo, gestão da ansi

Aperfeiçoar a Relatividade de Einstein para explicar fenómenos extremos e mistérios do Universo, e conhecer o passado e as pessoas do museu de história natural da Escola Politécnica, serão os dois temas em conversa na sessão de novembro do PubhD de Lisboa.

Por Marco Aurélio Sanfins (DE-IME, Universidade Federal Fluminense).

Por Patricia Faísca (DF-FCUL).

60 Minutos de Ciência "Geoconservação em meio urbano: o que se fez e não se fez"

Dedicada ao património geológico e à sua conservação em meio urbano, recebemos o Professor Doutor Galopim de Carvalho, entusiasta divulgador das geociências e antigo diretor do MUHNAC-ULisboa, em mais uma sessão de 60 Minutos de Ci

Candidaturas abertas para Estágios Tecnológicos no CERN, ESA, ESO e EMBL

A FCT abriu os concursos para a atribuição de 20 bolsas destinadas à realização de estágios tecnológicos em quatro organizações científicas internacionais das quais Portugal é membro, nomeadamente a Organização

Por Tatsuya Miura (Max Planck Institute for Mathematics in the Sciences, Leipzig).

Por Jagoba Malumbres-Olarte (Post-Doc Researcher, cE3c group Island Biodiversity, Biogeography & Conservation).

The ICGI’2018 - International Conference on Graphics and Interaction will take place between 15 and 16 November 2018 at the Faculty of Sciences of the University of Lisbon, in Portugal, a joint organization between the Large-Scale Informatics Systems

Por Carlos Oliveira (Grupo de Física Matemática, Universidade de Lisboa).

Da vida e do futuro: comunicar ciência aos jovens em Portugal (sécs. XIX-XX)

Em Portugal, que visões do futuro e da vida foram transmitidas aos mais jovens quando se lhes falou de ciência? Que projetos de sociedade se esconderam nas representações de ciência que lhes foram apresentadas? Quem comunicou ciência aos mais jovens?

Projeto Empresarial 2019

Está aberto o período de pré-inscrições para a UC Projeto Empresarial, a ter lugar no 2.º semestre (Licenciaturas, Mestrados e Mestrados Integrados).

O MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente tem o prazer de convidar professores e educadores a conhecerem o seu programa educativo “O MARE vai à escola” 2018/2019, com atividades disponíveis para todos os graus de escolaridade.

Marte 2030 - Ciclo de conversas com os pés assentes em Marte

Por Rui Agostinho (IA/Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa) e Pedro Fevereiro (DBV/Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e ITQB-NOVA).

Estágios Internacionais da IAESTE em 2019

Interessado em realizar um estágio extracurricular a nível internacional?

A IAESTE oferece esta possibilidade - realizar um estágio remunerado numa empresa / centro de investigação, em ambiente de trabalho.

Por Cristina Sernadas (Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa).

No âmbito do protocolo de cooperação estabelecido entre o Plano Nacional de Leitura (PNL2027) e o CEAUL - Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa em abril passado, irá realizar-se em breve a primeira sessão de divulgação sobre

1.º Encontro "A Universidade de Lisboa e o Património"

Sob a égide do Ano Europeu do Património Cultural, a Universidade de Lisboa não pode deixar de se associar às comemorações que se desenrolam por toda a Europa.

Por Afonso Pais de Sousa (Siemens Mobility).

Viticultura sustentável, um mito ou uma realidade emergente?

Por Fernando Ferreira (DM - FCUL).

“Se Gauss fosse vivo seria um hacker” (Peter Sarnak, Princeton).

Jorge Miguel Campilho Fragoso defende a dissertação "Estudo de equações e sistemas de equações elípticos não lineares com expoente crítico em IR2".

Constantino Pereira Caetano defende a dissertação "An application of extreme value theory in medical sciences".

Páginas