Biologia Animal

Luiz Saldanha

Foto do Prof. Doutor Luiz Saldanha

Curta Biografia do Professor Luiz Saldanha (1937-1997)

Luiz Saldanha foi professor do Departamento de Zoologia e Antropologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e também responsável pelo Laboratório Marinho da Guia. Descrever em poucas linhas as conquistas de LUIZ SALDANHA não é tarefa fácil. Além de criar cursos universitários para ensinar Oceanografia Biológica e Pesqueira, ele também iniciou outros cursos de Biologia Marinha em outros lugares de Portugal. Foi ainda responsável pela formação científica de muitos biólogos marinhos que viriam a integrar o corpo docente e de investigação de muitas universidades e instituições de investigação portuguesas.

Como coordenador científico do Laboratório Marinho da Guia destacou-se pelo seu pioneirismo inovador na área da biologia marinha. Publicou inúmeros trabalhos que foram fundamentais para o desenvolvimento deste campo científico em Portugal. Liderou muitos projetos de pesquisa nacionais e internacionais. Foi Presidente do Instituto Nacional de Investigação das Pescas e posteriormente Presidente do Instituto de Investigações Marinhas (IMAR) onde contribuiu decisivamente para o desenvolvimento e coordenação da ciência e tecnologia marinha em Portugal. Foi em 1995 que LUIZ SALDANHA sugeriu a convocação de um simpósio comemorativo do I Centenário da Oceanografia Portuguesa, sendo ele o grande responsável pelo notável sucesso deste evento e os anais editados foram publicados nos Arquivos do Museu Bocage. Em 1999 foi condecorado postumamente com a Insígnia de "Grande-Oficial da Ordem de Santiago da Espada" pelo Presidente da República.

Publicações do Professor Luiz Saldanha