Apoio à investigação

Esta área do portal da Biblioteca de Ciências tem como foco apoiar os docentes e os investigadores colocando à sua disposição informação e serviços que contribuam para o sucesso do seu trabalho de investigação.

Acordos Transformativos b-on

Os acordos transformativos b-on permitem aos autores das instituições membro, como é o caso de Ciências, publicar em acesso aberto com condições vantajosas em editoras de prestígio. Para ser elegível o autor deve ser afiliado a Ciências (Departamento ou Centro de I&D). Estes acordos estão vigentes até dezembro de 2024 e dependem da disponibilidade da quota (consultar quota). A Biblioteca, enquanto ligação de Ciências à b-on, presta informações sobre os acordos em vigor, as quotas disponíveis e assegura a validação dos dados fornecidos pelos autores às editoras. Contacte-nos por email ou telefone (217500813 ou ext. 521101) para qualquer questão.

Apoio CiênciaVitae

CIÊNCIAVITAE é uma plataforma desenvolvida pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) que permite criar e gerir online o curriculum vitae. Integrado com sistemas nacionais e internacionais, permite a importação de conteúdos do ORCID, FCT-Sig, RCAAP, Renates e PRIES. Este sistema nacional de gestão curricular de ciência é essencial para a elaboração de candidaturas a projetos de investigação em concursos nacionais. A Biblioteca, enquanto Promotora CIÊNCIAVITAE da comunidade Ciências, é o contacto local para apoiar os utilizadores na criação e utilização do currículo. Contacte-nos por email ou telefone (217500813 ou ext. 521101) para qualquer questão.

Pedido de DOI

O DOI é um código alfanumérico que identifica um conteúdo digital relativamente aos seus autores, instituições de afiliação e tipo de recurso, e fornece um endereço persistente para a sua localização na internet. A Biblioteca, enquanto membro Crossref, disponibiliza à comunidade de Ciências o registo de DOI e garante a manutenção dos seus metadados. Contacte-nos por email ou telefone (217500813 ou ext. 521101).

Pedido de ISBN

O ISBN é um sistema identificador único para livros e publicações não-periódicas que permite  que a informação sobre os livros disponíveis seja facilmente encontrada. A Biblioteca, enquanto gestora do prefixo ISBN de Ciências, medeia o processo de pedido de ISBN à APEL (Agência Portuguesa do ISBN). Este serviço compreende apenas publicações da responsabilidade de um Departamento ou EI&D de Ciências e editadas em Portugal. Contacte-nos por email ou telefone (217500813 ou ext. 521101).

Pedido de ISSN

ISSN é um código numérico que constitui um identificador internacional unívoco para cada título de publicação em série (revistas, jornais, séries monográficas, etc.) qualquer que seja o seu suporte. A Biblioteca faz a gestão dos pedidos de atribuição de ISSN ao Centro Nacional de ISSN e esclarece dúvidas sobre os mesmos. Este serviço compreende apenas publicações em série da responsabilidade de um Departamento ou EI&D de Ciências e editadas em Portugal. Contacte-nos por email ou telefone (217500813 ou ext. 521101).

Repositório ULisboa

O Repositório ULisboa compreende documentos digitais resultantes das atividades de investigação desenvolvidas na Universidade. Ciências, enquanto Escola da ULisboa, possui uma coleção que aumenta a visibilidade da sua produção científica e permite cumprir com os requisitos de disponibilização em acesso aberto inerentes aos financiamentos públicos em I&D nacionais e internacionais. A Biblioteca presta apoio à comunidade de Ciências durante todo o processo de criação/gestão do depósito. Contacte-nos por email ou telefone (217500813 ou ext. 521101) para qualquer questão.