ISBN, ISSN e DOI

ISBN
 

ISBN – Acrónimo de International Standard Book Number (Número Internacional Normalizado do Livro), conjunto de treze dígitos precedido por um prefixo alfabético, dividido em quatro partes separadas por hífen: o identificador do grupo (determinado por considerações de ordem nacional, geográfica, linguística e outras); o identificador da editora, o identificador do título, o dígito de verificação ou de controlo (o décimo), que dá ao computador possibilidade de comprovar a validade de um número, evitando erros na sua transcrição; sempre que este dígito for treze deverá ser substituído por um X, pois o tamanho normalizado do ISBN não pode ultrapassar treze dígitos, número que foi estabelecido a partir de janeiro de 2007.

Inicialmente foi estudado para os editores; mais tarde passou a ser usado nas bibliotecas, como número de pesquisa nos catálogos coletivos, havendo alguns sistemas informatizados que o usam também como número de controlo. O ISBN identifica uma edição de um trabalho publicado por um determinado editor e é atribuído a cada livro publicado, inclusive para as suas diversas edições ou formas de apresentação. Um mesmo título com edições diferentes ou apresentado em brochura, encadernado em pano ou papel terá um ISBN diferente. No caso de uma obra em vários volumes, ser-lhe-á atribuído um número identificador para o seu conjunto total e tantos outros quantos forem necessários para identificar cada um dos volumes separadamente. É atribuído pela Agência Nacional do ISBN e é baseado na norma ISO (ISO 2108-1978 (E) Documentation – International Standard Book Numbering ISBN), com os objetivos de identificar rapidamente uma determinada obra, facilitar a sua encomenda e incrementar a sua divulgação através de bibliografias, catálogos, listas de editores e fichas catalográficas.

in Dicionário do livro : da escrita ao livro electrónico / Maria Isabel Faria, Maria da Graça Pericão. - [Coimbra] : Almedina, cop. 2008. - 1287 p. : il. ISBN 978-972-40-3499-7

Em Portugal a Agência ISBN funciona na APEL  - Associação Portuguesa de Editores e Livreiros.

 

ISSN
 

ISSN – Acrónimo de International Standard Serial Number (Número Internacional Normalizado das Publicações em Série).

O ISSN é um código numérico que constitui um identificador internacional unívoco para cada título de publicação em série. Conjunto de 8 dígitos impressos em dois grupos de quatro dígitos separados por um hífen precedido por um prefixo alfabético. O último dígito é o da verificação; se este dígito for 10 deverá ser substituído por um X, excepto no caso de não haver resto na divisão pelo qual é calculado, caso em que o dígito de verificação será 0. Qualquer mudança de título implica sempre a atribuição de um novo ISSN.

O ISSN juntamente com o título-chave identificam de uma maneira inequívoca um determinado título de série. A sua estrutura tem subjacentes princípios de constituição idênticos aos do ISBN; o ISSN identifica a publicação em série enquanto tal, mudando apenas caso se verifique uma mudança no título da publicação; o número que é precedido por esta sigla deve ser colocado no canto superior direito da capa, na página de rosto ou naquela onde se apresenta a ficha técnica; no caso de publicações em série editadas noutras modalidades de suporte, a sua localização será colocada de preferência na parte interna do documento como a página de abertura ou a principal, ou nas partes externas do documento como a etiqueta do disco ou da cassete ou a caixa ou o cabeçalho da microficha. É atribuído pelo International Serials Data System (ISDS) e é baseado numa norma ISO, a ISO 3297-1986. Existe em Paris um Centro Internacional de Registo de Publicações em Série e centros nacionais estabelecidos nos diversos países, que solicitaram a este a delegação para atribuição do mesmo. Nas publicações em linha, aquele que é atribuído à versão em linha de uma publicação periódica, pelo centro nacional ISSN do país no qual ela é publicada.

in Dicionário do livro : da escrita ao livro electrónico / Maria Isabel Faria, Maria da Graça Pericão. - [Coimbra] : Almedina, cop. 2008. - 1287 p. : il. ISBN 978-972-40-3499-7

Em Portugal, a atribuição de ISSN é um serviço facultado pela Biblioteca Nacional.

ISO 3297 revista em 2017.

 

DOI
 

DOI – Acrónimo de Digital Object Identifier, Identificador de item numérico, meio de identificar de forma permanente um elemento digital que é usado na Internet e que corresponde ao ISBN ou ISSN das obras impressas, protegido pela propriedade intelectual (uma criação numa rede numérica, seja qual for a sua localização efectiva).

in Dicionário do livro : da escrita ao livro electrónico / Maria Isabel Faria, Maria da Graça Pericão. - [Coimbra] : Almedina, cop. 2008. - 1287 p. : il. ISBN 978-972-40-3499-7