Curso livre

Uma janela sobre o desconhecido. Tópicos de filosofia e estatística

Ciências ULisboa

O curso tem como objetivo a apresentação de uma série de perspetivas sobre o desenvolvimento conceitual da estatística e sobre o uso de inferências e modelos estatísticos nas ciências empíricas. O enfoque é filosófico, no sentido que, em cada aula, são analisados e problematizados a génese e os fundamentos teóricos de algumas noções importantes na teoria estatística ou nas suas aplicações científicas. Começaremos com uma exposição de problemas tradicionais no cerne entre filosofia e estatística, como o problema da indução, para depois passar a questões mais contemporâneas, como o debate sobre a metodologia bayesiana, ou sobre o grande impacto das ciências dos dados na nossa maneira de compreender e interpretar a realidade. Conhecimentos prévios de filosofia ou de matemática podem ajudar a compreender mais aprofundadamente alguns dos tópicos a serem tratados, mas não são necessários para acompanhar o conteúdo das aulas. O curso é dirigido a todos os alunos, investigadores, docentes da Universidade de Lisboa e os demais interessados nestes tópicos.

Organização: Lorenzo Baravalle (FCUL, CFCUL/GI2).

Docentes:

• Lorenzo Baravalle (FCUL, CFCUL/GI2);
  • Maurizio Esposito (FCUL, CIUHCT);
  • Maria Antónia Amaral Turkman (FCUL, CEAUL);
  • João Branco (IST);
  • Bruno Jacinto (FCUL, CFCUL/GI1);
  • Mauricio Suárez (Universidad Complutense de Madrid).

Data de realização: 30 de setembro a 04 de novembro de 2021 - aulas todas as quintas-feiras (18h00-20h30).

Onde: Se a situação pandémica o permitir, as aulas irão decorrer em Ciências ULisboa. Em alternativa, o curso será ministrado online na plataforma Zoom.

Número total de horas do curso: 15.

Línguas de ensino: Português (a última aula será em inglês).

Número de vagas e inscrições: 60 (por ordem de inscrição) - curso gratuito, com inscrição obrigatória.

Informações: https://cfcul.ciencias.ulisboa.pt/divulgacao/curso-livre-uma-janela-sobre-o-desconhecido-topicos-de-filosofia-e-estatistica/

Contacto: lbaravalle@ciencias.ulisboa.pt

Cartaz do curso

Fotografia da oradora e identificação do evento

Talk @LASIGE, com Diana Costa (LASIGE).

Cartaz da iniciativa

Sessão de esclarecimento sobre o Laboratório de Cidadãos “Peças de Jardim”.

Seminário de Lógica Matemática, por Luis Pereira (Universidade de Lisboa).

Solid Earth Seminar, por Patrícia Jordão (Instituto Dom Luiz, Portugal).

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por Miguel Zilhão (CENTRA - Center for Astrophysics and Gravitation, Instituto Superior Técnico).

BioISI Research Seminar, por Sophie Jackson (University of Cambridge, UK).

Imagem ilustrativa do evento (saúde e medicina)

A participação nos eventos é gratuita, mediante inscrição prévia.

Encontro Scientia, por Pedro Pinho (EChanges - cE3c).

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Louis D'Eramo (CERN).

Logótipo dos 100 anos da criação da licenciatura em Engenharia Geográfica/Geoespacial

A participação no evento é gratuita, mediante inscrição obrigatória até 12 de outubro de 2021.

Logótipo do consórcio e imagem de pessoa a usar máscara

2.ª Conferência Anual Lisbon Living + tem como objetivo reunir a academia, a saúde, a sociedade e os setores de inovação e tecnologia para analisar os impactos da pandemia COVID-19 em Portugal e recolher lições para o futuro.

Conversa com Galopim de Carvalho.

The objective of this course is to introduce participants to the details of communication and writing scientific publications.

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por Anna Ciaunica (CFCUL/GI2).

Research at the Faculty of Sciences

Save the date: 27 October 2021!

Seminário conjunto do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Centro de Matemática Computacional e Estocástica, por Kristen Campbell (University of Colorado Anschutz Medical Campus, USA).

Geometry Webinar, por Giosuè Muratore (CMAFcIO).

Logótipo da IAESTE, sobre uma fotografia da cidade de Edimburgo

Candidaturas online de 01 a 31 de outubro 2021.

Imagem alusiva ao Concerto e Conferência

Concerto e conferência pela Orquestra Metropolitana de Lisboa.

Imagem ilustrativa do programa, acompanhada do respetivo título

Um programa de aceleração de ideias e negócios, promovido pela redeSaúde, com candidaturas até 15 de outubro de 2021.

Conversa com Galopim de Carvalho.

The objective of this course is to introduce participants to the details of communicating science to non-specialized audiences, including, but not exclusive to, public and private stakeholders, students and teachers, and media professionals.

Conversa com Galopim de Carvalho.

The course aims at providing an introduction to stable isotopes ratios as tools to understand global, ecosystem and community level bio/geo cycles; light isotopes: H, N, C, O and S isotopes, geo cycles and ecological significance; sampling and analytical methodologies in stable isotope analysis.