Curso livre

Uma janela sobre o desconhecido. Tópicos de filosofia e estatística

Ciências ULisboa

O curso tem como objetivo a apresentação de uma série de perspetivas sobre o desenvolvimento conceitual da estatística e sobre o uso de inferências e modelos estatísticos nas ciências empíricas. O enfoque é filosófico, no sentido que, em cada aula, são analisados e problematizados a génese e os fundamentos teóricos de algumas noções importantes na teoria estatística ou nas suas aplicações científicas. Começaremos com uma exposição de problemas tradicionais no cerne entre filosofia e estatística, como o problema da indução, para depois passar a questões mais contemporâneas, como o debate sobre a metodologia bayesiana, ou sobre o grande impacto das ciências dos dados na nossa maneira de compreender e interpretar a realidade. Conhecimentos prévios de filosofia ou de matemática podem ajudar a compreender mais aprofundadamente alguns dos tópicos a serem tratados, mas não são necessários para acompanhar o conteúdo das aulas. O curso é dirigido a todos os alunos, investigadores, docentes da Universidade de Lisboa e os demais interessados nestes tópicos.

Organização: Lorenzo Baravalle (FCUL, CFCUL/GI2).

Docentes:

  • Lorenzo Baravalle (FCUL, CFCUL/GI2);
  • Maurizio Esposito (FCUL, CIUHCT);
  • Maria Antónia Amaral Turkman (FCUL, CEAUL);
  • João Branco (IST);
  • Bruno Jacinto (FCUL, CFCUL/GI1);
  • Mauricio Suárez (Universidad Complutense de Madrid).

Data de realização: 30 de setembro a 04 de novembro de 2021 - aulas todas as quintas-feiras (18h00-20h30).

Onde: Se a situação pandémica o permitir, as aulas irão decorrer em Ciências ULisboa. Em alternativa, o curso será ministrado online na plataforma Zoom.

Número total de horas do curso: 15.

Línguas de ensino: Português (a última aula será em inglês).

Número de vagas e inscrições: 60 (por ordem de inscrição) - curso gratuito, com inscrição obrigatória.

Informações: https://cfcul.ciencias.ulisboa.pt/divulgacao/curso-livre-uma-janela-sobre-o-desconhecido-topicos-de-filosofia-e-estatistica/

Contacto: lbaravalle@ciencias.ulisboa.pt

Cartaz do curso