Noite Europeia dos Investigadores no MUHNAC

MUHNAC, Lisboa
MUHNAC

Dedicada ao tema “SCILIFE - Science in Everyday Life / Ciência no dia-a-dia”, a Noite Europeia dos Investigadores em Lisboa terá lugar no Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa. Através da dinamização de um conjunto alargado de atividades, demonstrações, visitas guiadas e expositores dinamizados em colaboração com universidades, centros de investigação, sociedades científicas, laboratórios nacionais e associações, o consórcio SCILIFE convida todos os cidadãos a descobrir a importância e o impacto da Ciência no seu quotidiano e para o desenvolvimento da sociedade.

Por Mariana Aparício
(Mestre em Bioestatística, FCUL)

Wilson Miguel Ferreira Pontes Cardoso defende o trabalho de projeto "Automatic Calculation of: Cost, distance and duration of international road freight transportation".

André Simões Sintra defende a dissertação "Métodos para Estimação dos Parâmetros da Distribuição de Pareto Generalizada: novas contribuições".

Jean-Yves Béziau
University of Brazil, Rio de Janeiro
École Normale Supérieure, Paris

Por Pedro Marques (Universidade de Évora).

Num país que arde todos os anos, em que a propriedade florestal se encontra fragmentada, mal cadastrada e mal gerida, em que as doenças das árvores se multiplicam, em que a produção nacional só consegue suprir 80% das necessidades da indústria, enquanto milhões de hectares estão ao abandono e em

Miguel Torres Santanadefende a dissertação "Enhancing reprogramming and transdifferentation through long non-coding RNAs".

Unidade curricular opcional de 2.º semestre, na qual se podem inscrever alunos de licenciatura, mestrado ou mestrado integrado de Ciências, e que surge de uma parceria entre a FCUL e o ISCTE-IUL.

Tipo de Evento Palestras/Conferências/Colóquios

Público Estudantes universitários

De 20  a 26 de novembro, instituições científicas, universidades, escolas e museus abrem as portas, proporcionando ao público oportunidades de observação científica e de contacto pessoal com especialistas de diferentes áreas do conhecimento.

Adilson Gracindo Cardoso Delgado defende o trabalho de projecto "Efeito antioxidante das framboesas – um estudo longitudinal".

Evolutionary theory provides a framework for understanding all living systems. Nevertheless, throughout the 20th century, with a few exceptions, evolutionary biologists have “avoided” using evolution to address problems related to our own species.

O principal objetivo desta iniciativa é a promoção da vertente internacional da FCUL através da divulgação dos Programas de Mobilidade internacional junto da comunidade discente.

Há mais de 3800 anos que a Matemática fornece ferramentas que eventualmente permitiram descobrir a forma do mundo em que vivemos, que ajudaram a explorar outros mundos do nosso sistema solar e, mais recentemente, mundos noutros sistemas planetários.

As inscrições nos workshops são efetuadas em http://oficinaenergias.eventbrite.com/.

Pedro Guilherme Antunes Lopes da Silva Nicolau defende a dissertação "Estimating the spatio-temporal variation of bird phenology using citizen science data".

Tipo de Evento Passeios Científicos

Público Alvo Público em Geral

Tipo de Evento Portas abertas/Visitas a laboratórios

Público Alvo Estudantes do ensino básico e secundário

Durante o mês de novembro, o GAPsi vai organizar o ciclo Palestras no Outono, disponibilizando palestras com temáticas na área das Competências Transversais.

esde 1987, o programa Erasmus já permitiu a mobilidade de mais de quatro milhões de estudantes do Ensino Superior, dos 33 países envolvidos neste programa. Alguns alunos do Departamento de Matemática vêm contar-nos como este programa mudou a sua vida.

Por M. Tasinkevych (CFTC / FCUL).

As inscrições nos workshops são efetuadas em http://oficinaenergias.eventbrite.com/.

André Filipe da Costa Marques defende a dissertação "Desafios na previsão de séries temporais financeiras: o caso da taxa de câmbio EUR/USD".

O GPPQ vai organizar na tarde do dia 22 de novembro em Lisboa uma sessão de informação e debate para a divulgação das oportunidades de financiamento de I&I nos concursos 2018-2020 do Desafio Societal da Bioeconomia (DS2).

Páginas