Jornadas Pedagógicas da Universidade de Lisboa

Auditório Maria Odette Santos-Ferreira, Faculdade de Farmácia da ULisboa
Logótipo das Jornadas, sobre uma fotografia de pormenor de docente a ensinar uma aluna

O evento tem como principal objetivo reunir estudantes, docentes e investigadores, mas também trabalhadores técnicos e administrativos da ULisboa, para discutirem temas de interesse comum e reforçar laços de interconhecimento e cooperação. Embora as Jornadas se destinem sobretudo ao debate interno, são abertas à participação de oradores e convidados provenientes de outras instituições.

“Os desafios da docência no Ensino Superior - a importância da relação pedagógica no processo de ensino-aprendizagem” serão o tema desta edição das Jornadas Pedagógicas da ULisboa.

A relação pedagógica é um pilar fundamental no Ensino Superior. A sua influência no bem-estar de docentes e estudantes, assim como o seu impacto positivo no alcance dos resultados de aprendizagem e na promoção de um ensino de excelência, estão já amplamente comprovados (Hagenauer, Muehlbacher & Ivanova, 2023). Um ambiente de confiança, respeito, inclusão, empatia e aceitação motiva os estudantes e promove aprendizagens significativas. Apesar das evidências que suportam a sua importância, verifica-se que a docência continua frequentemente a ser conceptualizada apenas em termos do domínio dos tópicos lecionados, das estratégias pedagógicas adotadas e da conformidade com as regras institucionais, negligenciando a relação pedagógica no processo de Ensino-Aprendizagem (Bethere, Pavitola & Ulmane-Ozolina, 2014).

A Reitoria da Universidade de Lisboa convida a sua comunidade académica a refletir sobre a importância da relação pedagógica nas suas diversas dimensões, discutindo e partilhando estratégias que possam conduzir a uma experiência de ensino superior de excelência.

Uma palestra convidada e duas mesas-redondas enquadram a discussão e a partilha de desafios, práticas e experiências. As Jornadas encerram com um conjunto de sessões paralelas onde os participantes serão chamados a discutir outros temas atuais e desafiantes.

Entrada livre, sujeita a inscrição prévia.

Considerando o trabalho que se pretende desenvolver em algumas das sessões paralelas, haverá um limite de participantes. Por isso, deve ser indicada a ordem de preferência para participação, no momento de inscrição.

Seminário de Lógica Matemática, por Imme van den Berg (CIMA, University of Évora).

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Josh Klein (University of Pennsylvania).

Título/data/local do evento e fotografia de escadas rolantes

Conferência da redeMOV, por Francisco Coelho Plácido.

Representação do Edifício C8 de Ciências ULisboa

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Diogo Pinto (Department of Physics, University of Oxford, UK).

Logótipo do evento

A iniciativa tem como principal objetivo promover uma discussão construtiva sobre a estratégia da ULisboa no âmbito da sustentabilidade e destacar boas práticas das Escolas apresentadas pelas Associações de Estudantes.

Título do curso

Ao longo de 10 horas serão abordados temas tais como contornar as principais dificuldades na comunicação da Biodiversidade, como usar histórias, ou a importância dos conceitos científicos na hora de os comunicar.

Colóquio de Matemática, por Ana Rita Pires (University of Edinburgh).

Logótipo da Unite! e fotografia de três estudantes

2nd Unite!-Ed Future Conference - please register by 07 March.

Física de altas energias

workshop é destinado a estudantes e investigadores em inicio de carreira que tenham interesse na aplicação de técnicas de machine learning à física de altas energias, com especial referência às experiências do LHC no CERN.

A Academia das Ciências de Lisboa e o Seminário de Jovens Cientistas celebram a Matemática no panorama científico nacional e em sua relação com a sociedade.

Logótipo do Dia Internacional da Matemática

Atividades a decorrerem em CIÊNCIAS nos dias 14 e 19 de março.

Fotografia de jovens investigadores

Inscrições até 15 de março.

Título "Jornadas de Matemática" e logótipos das entidades envolvidas

O Departamento de Matemática e o Núcleo de Estudantes de Matemática e Matemática Aplicada associam-se às celebrações do Dia Internacional da Matemática.

Cardume

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Ana Machado (IPMA, Lisboa, Portugal).

Planta

As candidaturas terminam a 20 de março, estando previstos vários eventos de matchmaking para ajudar os participantes a encontrar parceiros para os seus projetos.

A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa celebra o segundo aniversário da Horta Solar, um projeto pioneiro que alia a produção de alimentos à geração de energia limpa.

Logótipo C-Academy

2.ª edição do curso, com candidaturas até 17 de março.

Representação de folhas de árvores

Concerto no âmbito do programa Música na Universidade de Lisboa.

Título "Cybersecurity Executive Program Edição 2025", sobre um fundo em tons de verde

Candidaturas até 06 de março.

Título/data/local do evento e representação de floresta

Esta é a altura certa para fazer os últimos preparativos para uma agrofloresta viçosa e produtiva que nos dará fruta, biodiversidade e sombra nos meses mais quentes.

Reitoria da ULisboa

O ato eleitoral decorrerá nos dias 31 de março e 01 de abril de 2025.

Fotografia de criança a observar plantas com uma lupa

This course aims to explore ways of communicating science to non-specialized audiences, such as policy makers, industry, general public (including students and teachers), through their engagement and participation in citizen science activities.

Logótipo da Semana da Sustentabilidade

O foco da da SDS’25 é abrir espaço à reflexão sobre como as nossas ações, hoje, poderão influenciar o amanhã, sendo, assim, o lema desta Edição “Pelo Futuro, o Amanhã começa Hoje“.

Fotografia de coleção de insetos

The course includes several case studies of insect adaptation, and the most recent overview on insect evodevo, plasticity, ecophysiological responses and conservation under global change.

Páginas