Jornadas Pedagógicas da Universidade de Lisboa

Auditório Maria Odette Santos-Ferreira, Faculdade de Farmácia da ULisboa
Logótipo das Jornadas, sobre uma fotografia de pormenor de docente a ensinar uma aluna

O evento tem como principal objetivo reunir estudantes, docentes e investigadores, mas também trabalhadores técnicos e administrativos da ULisboa, para discutirem temas de interesse comum e reforçar laços de interconhecimento e cooperação. Embora as Jornadas se destinem sobretudo ao debate interno, são abertas à participação de oradores e convidados provenientes de outras instituições.

“Os desafios da docência no Ensino Superior - a importância da relação pedagógica no processo de ensino-aprendizagem” serão o tema desta edição das Jornadas Pedagógicas da ULisboa.

A relação pedagógica é um pilar fundamental no Ensino Superior. A sua influência no bem-estar de docentes e estudantes, assim como o seu impacto positivo no alcance dos resultados de aprendizagem e na promoção de um ensino de excelência, estão já amplamente comprovados (Hagenauer, Muehlbacher & Ivanova, 2023). Um ambiente de confiança, respeito, inclusão, empatia e aceitação motiva os estudantes e promove aprendizagens significativas. Apesar das evidências que suportam a sua importância, verifica-se que a docência continua frequentemente a ser conceptualizada apenas em termos do domínio dos tópicos lecionados, das estratégias pedagógicas adotadas e da conformidade com as regras institucionais, negligenciando a relação pedagógica no processo de Ensino-Aprendizagem (Bethere, Pavitola & Ulmane-Ozolina, 2014).

A Reitoria da Universidade de Lisboa convida a sua comunidade académica a refletir sobre a importância da relação pedagógica nas suas diversas dimensões, discutindo e partilhando estratégias que possam conduzir a uma experiência de ensino superior de excelência.

Uma palestra convidada e duas mesas-redondas enquadram a discussão e a partilha de desafios, práticas e experiências. As Jornadas encerram com um conjunto de sessões paralelas onde os participantes serão chamados a discutir outros temas atuais e desafiantes.

Entrada livre, sujeita a inscrição prévia.

Considerando o trabalho que se pretende desenvolver em algumas das sessões paralelas, haverá um limite de participantes. Por isso, deve ser indicada a ordem de preferência para participação, no momento de inscrição.