A Matemática Inspira-me! - Programa de inverno

Sala 6.2.33, Ciências ULisboa
Fotografia de árvores sem folhas e de bancos de jardim

Estudantes de Pós-Graduação em Matemática da Faculdade de Ciências da ULisboa conversam de forma descontraída e informal sobre o seu trabalho recente: o que os entusiasma, onde estão os principais desafios, as portas que se abrem...

Na apresentação "Nem todas as decisões são feitas de Lógica"Maria Osório Costa (estudante do Mestrado em Matemática - Licenciatura em Matemática) irá falar de forma descontraída e informal sobre o seu trabalho:

O meu percurso na Matemática foi pouco usual. Comecei nas Artes, tentei envergar pela Filosofia e, devido a imprevistos da vida, acabei em Matemática (Aplicada) na nossa Faculdade. Como não há duas sem três, troquei a Matemática Aplicada pela Matemática "Pura", o que acabou por dar alguma direção a este percurso, tendo tudo convergido na Lógica, mais concretamente em Teoria da Demonstração.

Ainda que estudar Lógica seja algo que agora me parece óbvio, quase como se fosse uma vocação, foi na verdade motivado por muitos micro-passos ao longo dos últimos anos, e em última análise  - sem querer entregar já a história completa - foi despoletado por um pequeno empurrão de alguém que todos conhecemos bem.

Nesta apresentação vou falar um pouco de todo este caminho, dos momentos menos bons, da desmotivação e até da (muito presente) síndrome do impostor, mas essencialmente do que mais me vem a marcar: o entusiasmo de estudar Matemática.

Departamento de Matemática | Ciências ULisboa

Mathematical Logic Seminar, por Luís Cruz-Filipe (University of Southern Denmark).

Seminário Doutoral em Ciências do Mar, por Pedro Nunes.

Designação dos prémios, sobre uma imagem abstrata em tons cor de laranja

As candidaturas decorrem até 23 de fevereiro, com uma nova metodologia de avaliação.

Título/data/local do evento, logótipo da RedeMov e fotografia de torniquete de acesso a meio de transporte

Evento no âmbito do Ciclo de Conferências "Conversas à 6.ª", promovido pela redeMOV da Universidade de Lisboa.

Fauna e flora, investigação e educação, pela lente de cientistas e jovens biólogos.

Um convite à descoberta da vida na Serra de Grândola.

Pormenor de homem a folhear um livro

M50 - Programa de Formação Universitária para Maiores de 50 anos.

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Pedro Jorge (Departamento de Física, Faculdade de Ciências, Universidade do Porto, and Centro de Fotónica Aplicada do INESC TEC, Portugal).

Seminário do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Centro de Matemática Computacional e Estocástica, por Bruno Santos (Stockholm University, Sweden).

Seminário Doutoral II (Doutoramento em Biologia), por Ana Sofia Lopes.

Fotografia de árvores sem folhas e de bancos de jardim

Estudantes de pós-graduação em Matemática da Faculdade de Ciências da ULisboa falam, de forma descontraída e informal, sobre o seu trabalho.

Fotografia de sinal identificativo de vinha

Apresentação de candidaturas até 28 de fevereiro.

Hi-Phi Seminar, por Ana Simões (CIUHCT/Ciências) e Ana Matilde Sousa (CIEBA/FBAUL).

Conferência do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia, por Luís Campos Ribeiro (CIUHCT, Ciências ULisboa).

Título/data/local do evento, logótipo do projeto e fotografia da oradora

Seminário TWIN2PIPSA, por Sophie Jackson (Yusuf Hamied Department of Chemistry, University of Cambridge).

Título do evento, sobre uma fotografia do Large Hadron Collider

The objective of the course is to introduce the physics, analysis methods and results on the physics areas covered by the LHC experiments.

Theory of Computing Seminar, por Mateusz Skomra (LAAS/CNRS).

Colóquio de Matemática, por José Francisco Rodrigues (DM-Ciências ULisboa).

Título/data/local do evento e logótipos dos organizadores

O Departamento de Matemática e o Núcleo de Estudantes de Matemática e Matemática Aplicada associam-se às celebrações do Dia Internacional da Matemática.

Logótipo do Dia Internacional da Matemática, sobre um fundo branco

Atividades a decorrer em Ciências ULisboa nos dias 13 e 14 de março.

Seminário do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Centro de Matemática Computacional e Estocástica, por Gustavo Soutinho (Faculdade de Economia da Universidade do Porto - FEP e Instituto Superior de Saúde Pública da Universidade do Porto - ISPUP).

Mão humana a interagir com um ecrã virtual

Novos prazos de submissão de candidaturas a projetos IC&DT e PeX.

Fotografia de participantes numa anterior edição da Jobshop Ciências

O maior evento de empregabilidade de Ciências, a decorrer nos dias 09 e 10 de abril.

23 de abril de 2024 assinalamos o 113.º aniversário da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Título e data do evento, inseridos em fotografia de cinco jovens em contexto de investigação

Pré-inscrições já disponíveis!