Estudantes de Pós-Graduação em Matemática da Faculdade de Ciências da ULisboa conversam de forma descontraída e informal sobre o seu trabalho recente: o que os entusiasma, onde estão os principais desafios, as portas que se abrem...
Na apresentação "Nem todas as decisões são feitas de Lógica", Maria Osório Costa (estudante do Mestrado em Matemática - Licenciatura em Matemática) irá falar de forma descontraída e informal sobre o seu trabalho:
O meu percurso na Matemática foi pouco usual. Comecei nas Artes, tentei envergar pela Filosofia e, devido a imprevistos da vida, acabei em Matemática (Aplicada) na nossa Faculdade. Como não há duas sem três, troquei a Matemática Aplicada pela Matemática "Pura", o que acabou por dar alguma direção a este percurso, tendo tudo convergido na Lógica, mais concretamente em Teoria da Demonstração.
Ainda que estudar Lógica seja algo que agora me parece óbvio, quase como se fosse uma vocação, foi na verdade motivado por muitos micro-passos ao longo dos últimos anos, e em última análise - sem querer entregar já a história completa - foi despoletado por um pequeno empurrão de alguém que todos conhecemos bem.
Nesta apresentação vou falar um pouco de todo este caminho, dos momentos menos bons, da desmotivação e até da (muito presente) síndrome do impostor, mas essencialmente do que mais me vem a marcar: o entusiasmo de estudar Matemática.