30th International Carbohydrate Symposium (sessões em Ciências ULisboa)

Online / Ciências ULisboa
Representação de bolhas
Photo by Kai Dahms on Unsplash

O International Carbohydrate Symposium é o simpósio da International Carbohydrate Organisation (ICO), criada em 1980, que reúne representantes de 33 países, nos quais a investigação em hidratos de carbono tem prestígio nacional e internacional.

Este simpósio é bienal e reúne cientistas da academia e de empresas, jovens investigadores e estudantes. Neste fórum são apresentados os resultados mais recentes e inovadores que cobrem áreas como saúde e doença, cosmética, alimentação, materiais, entre outras.

O próximo simpósio, o 30th International Carbohydrate Symposium cobre as áreas de síntese, glicobiologia, estrutura e análise de carbo-hidratos, polímeros de carbo-hidratos e ciência dos materiais, novos desenvolvimentos em glicociências, carbo-hidratos em medicina e diagnóstico, glicoconjugados e vacinas.

Logótipo do evento

O simpósio será online, mas as sessões de abertura e de encerramento serão presenciais sendo feito um vídeo para apresentação durante o congresso, tendo lugar no anfiteatro C3 da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, com a participação de individualidades da Ciência e da Política Científica em Portugal.

Na sessão de abertura serão apresentadas as lições plenárias dos cientistas galardoados com os prémios Roy L Whistler International Award in Carbohydrate Chemistry (Yasuhiro Kajihara, Japão) e ICO Young Researcher Award (David Kracher, Áustria), cuja iniciativa de criação foi da representante portuguesa e atual Presidente da International Carbohydrate Organisation, Amélia Pilar Rauter, sendo atribuídos os referidos prémios.