Conversas a propósito de... Variações Naturais

Impressões do passado: As histórias que os calcários nos contam

Evento online
Imagem ilustrativa do evento

Os ecossistemas calcários revelam-nos “impressões do passado”. São extremamente complexos devido à sua geologia e hidrologia e estão entre os ambientes mais frágeis e vulneráveis do mundo. Estas zonas cobrem mais de 10% da superfície terrestre e providenciam cerca de 40% da água potável, sendo muito sensíveis à poluição e à perturbação. Algumas das áreas protegidas mais emblemáticas dos ambientes cársicos em Portugal são o Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros e o Parque Natural da Serra da Arrábida. Estas áreas protegidas cársicas são muito ricas em valores naturais e recentemente Portugal passou a estar na lista de ‘hotspots’ mundiais de biodiversidade cavernícola devido à descoberta de dezenas de espécies novas. Estas áreas são ainda muito importantes como fontes de recursos naturais tais como o calcário usado na calçada portuguesa ou o mármore usado na construção e na produção artística.

Assim, no contexto da Exposição “Variações Naturais” vamos discutir a importância dos ecossistemas calcários desde a sua formação, à vida que albergam, mas também o que fazemos com os recursos que nos fornecem. Os calcários são impressões do passado e queremos deixar boas impressões para futuro.

Transmissão em direto no canal de YouTube do MUHNAC.

Seminário de Lógica Matemática, por Luis Pereira (Universidade de Lisboa).

Cartaz da iniciativa

Sessão de esclarecimento sobre o Laboratório de Cidadãos “Peças de Jardim”.

Fotografia da oradora e identificação do evento

Talk @LASIGE, com Diana Costa (LASIGE).

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por Miguel Zilhão (CENTRA - Center for Astrophysics and Gravitation, Instituto Superior Técnico).

BioISI Research Seminar, por Sophie Jackson (University of Cambridge, UK).

Imagem ilustrativa do evento (saúde e medicina)

A participação nos eventos é gratuita, mediante inscrição prévia.

Logótipo dos 100 anos da criação da licenciatura em Engenharia Geográfica/Geoespacial

A participação no evento é gratuita, mediante inscrição obrigatória até 12 de outubro de 2021.

Logótipo do consórcio e imagem de pessoa a usar máscara

2.ª Conferência Anual Lisbon Living + tem como objetivo reunir a academia, a saúde, a sociedade e os setores de inovação e tecnologia para analisar os impactos da pandemia COVID-19 em Portugal e recolher lições para o futuro.

Conversa com Galopim de Carvalho.

The objective of this course is to introduce participants to the details of communication and writing scientific publications.

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por Anna Ciaunica (CFCUL/GI2).

Research at the Faculty of Sciences

Save the date: 27 October 2021!

Seminário conjunto do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Centro de Matemática Computacional e Estocástica, por Kristen Campbell (University of Colorado Anschutz Medical Campus, USA).

Geometry Webinar, por Giosuè Muratore (CMAFcIO).

Logótipo da IAESTE, sobre uma fotografia da cidade de Edimburgo

Candidaturas online de 01 a 31 de outubro 2021.

Imagem alusiva ao Concerto e Conferência

Concerto e conferência pela Orquestra Metropolitana de Lisboa.

Imagem ilustrativa do programa, acompanhada do respetivo título

Um programa de aceleração de ideias e negócios, promovido pela redeSaúde, com candidaturas até 15 de outubro de 2021.

Conversa com Galopim de Carvalho.

The objective of this course is to introduce participants to the details of communicating science to non-specialized audiences, including, but not exclusive to, public and private stakeholders, students and teachers, and media professionals.

Conversa com Galopim de Carvalho.

The course aims at providing an introduction to stable isotopes ratios as tools to understand global, ecosystem and community level bio/geo cycles; light isotopes: H, N, C, O and S isotopes, geo cycles and ecological significance; sampling and analytical methodologies in stable isotope analysis.

This course aims to evidence the importance of natural history collections for the study of biodiversity, to show new tools and approaches to extract and disseminate biodiversity data from natural history collections and to increase awareness of young researchers for the scientific and cultural value of Natural History Museums.

Conversa com Galopim de Carvalho.

EvoS aims at turning evolutionary theory into a common language to areas that pertain to the natural world, including human affairs.