Encontros de Comunicação de Ciência(s)

Viver a Astronomia - Futuros Cientistas a Comunicar Ciência (Evento Cancelado)

Sala 6.1.36, FCUL, Lisboa
Fotografia de palestra

Cancelamento motivado pela aplicação do plano de contingência da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, na sequência das orientações da Direção-Geral de Saúde e das recomendações por parte da Reitoria da Universidade de Lisboa, relativamente ao novo Coronavírus (COVID-19).

Mais informações: https://ciencias.ulisboa.pt/pt/saude.


O 2.º Encontro de Comunicação em Ciência(s) conta com apresentações de João Retrê (IAstro) e Pedro Russo (Universidade de Leiden). Em discussão, sob o título Viver a Astronomia - Futuros Cientistas a Comunicar Ciência, estarão temas como a importância da comunicação de ciência no contexto da investigação e do estímulo do desenvolvimento de capacidades de comunicação nos jovens e/ou futuros investigadores. Na sessão estará também em análise a nem sempre fácil relação entre investigadores e público, explorando-se alguns maiores desafios atuais da comunicação de ciência.

Inscrições

 

Os Encontros de Comunicação em Ciência(s) realizam-se de dois em dois meses e são a primeira manifestação da Comunidade de Comunicadores de Ciências da Faculdade de Ciências.

Modelo proposto: duas apresentações curtas de 15 minutos (uma pessoa da estrutura FCUL + 1 um convidado do exterior) seguidas de 30 minutos discussão sobre os temas apresentados.

Público-alvo: profissionais de comunicação, comunicadores, investigadores, interessados em comunicação de ciência, em especial da comunidade Ciências ULisboa.


Futuros Cientistas a Comunicar Ciência
João Retrê (Coordenador do Grupo de Comunicação de Ciência / Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa).

Existe a necessidade de um número crescente de pessoas motivadas, que sejam capazes de estabelecer uma ponte entre a investigação e o público, com uma forte componente científica e capacidade de comunicação. Investir e desenvolver estas caraterísticas em estudantes de ciência e futuros investigadores é essencial. Nesta contribuição, falaremos de um programa (Viver Astronomia) que procura sublinhar, desde a formação académica inicial, a importância da comunicação de ciência no contexto da investigação e estimular o desenvolvimento de capacidades de comunicação. Tendo sido inicialmente projetado para estudantes do primeiro ciclo do ensino superior, atualmente conta também com a participação de estudantes de ensino secundário, de mestrado e de doutoramento. Para além destes estudantes, estão também envolvidos membros da comunidade. O projeto teve início em 2009 com 14 estudantes do curso de Física da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Atualmente, passados mais de 10 anos desde a sua criação, conta com a participação ativa de mais de 50 estudantes de diversas áreas do conhecimento, faculdades e universidades. Com uma média atual de adesão de 2 estudantes por mês, foram já mais de 500 estudantes que passaram pelo programa.

 

Os Investigadores e o Público: É complicado
Pedro Russo (Astronomy & Society Group Coordinator / Leiden Observatory Leiden University, the Netherlands).

De acordo com o Índice Anual de Veracidade do Ipsos MORI (2017), a profissão de investigador está no topo das mais confiáveis no Reino Unido, recolhendo os cientistas 83% de confiança. Paralelamente, regista-se um crescimento dos movimentos anti-ciência, desde os negacionistas das alterações climáticas até aos movimentos anti-vacinação.
Um grande volume de atenção e de recursos transfere-se para a compreensão da forma como os cientistas podem melhorar a acessibilidade e partilha da informação científica. Sendo esses esforços importantes, não podem ser o único foco para atingir alguns dos atuais desafios da comunicação de ciência. O crescimento dos movimentos anti-ciência está profundamente ligado a mudanças estruturais na política económica da tecnologia e da comunicação.
Compreender as consequências dessas mudanças e o porquê de terem ocorrido é imperativo para encontrarmos novas abordagens para envolver o público com a ciência. Nesta conversa, o autor analisará a atual relação entre investigadores e público, assim como algumas potenciais estratégias da comunicação de ciência para melhorar esta (complicada) relação.

14h00

Patrícia Isabel Costa Nascimento defende a dissertação "Ecophysiological studies on different strains of Coolia monotis from the Portuguese coast".

Imagem ilustrativa do evento, acompanhada do respetivo título, orador, dia, hora, link e logótipos das entidades organizadoras

Temos encontro marcado em sua casa, porque o Universo cabe dentro dela.

A pensar em si, preparámos uma série de eventos, acessíveis através da internet, sob o título O Universo Online.

Título da iniciativa, acompanhado das respetivas datas e de uma imagem ilustrativa da COVID-19

A FCT, em colaboração com a Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB), abriu uma linha de financiamento excecional intitulada “RESEARCH 4 COVID-19”, que visa apoiar projetos e iniciativas de investigação e desenvolvimento (I&D) já em curso ou a desenvolve

Rodrigo Soares da Graça Antunes Capucha defende a dissertação "Extensions of the scalar sector of the Standard Model".

Vera Lúcia Duarte Guerreiro defende a dissertação "Monitorização e medidas de gestão de Auchenorrhyncha em pomares de prunóideas na Beira Interior: estudo de caso de Asymmetrasca decedens".

Júri das provas:

Fotografia de saída de campo de alunos de Geologia

Adiamento das matrículas e da formação para datas a anunciar, motivado pela aplicação do plano de contingência da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, na sequência das orientações da Direção-Geral de Saúde e das recomendações por parte da Reitoria da Univers

Imagem ilustrativa da Call for Projects, acompanhada dos logótipos das várias instituições participantes

O ScienceIN2Business está de volta e melhor do que nunca com novos programas e o apoio excecional dos nossos parceiros @Armilar Ventures, @Frontier IP e @ISEG.

As provas, requeridas por Rui Afonso Bairrão da Rosa, decorrem nos dias 27 e 28 de abril de 2020.

Logótipo da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, sobre um fundo branco

Os recentes desenvolvimentos relacionados com a pandemia SARS-CoV-2/COVID-19, sobretudo as medidas de contenção que estão a ser tomadas em todo o país, obrigaram as instituições de ensino superior e de investigação a fechar portas temporariamente.

Logótipo e informações associadas às candidaturas

Candidaturas de 15 a 30 de abril de 2020.

O curso pretende fornecer as ferramentas necessárias para que o investigador na área da saúde consiga desenvolver autonomia para o desenvolvimento de trabalhos de investigação científica utilizando a metodologia estatística apropriada.

Título da iniciativa, acompanhado das respetivas datas e de uma imagem ilustrativa

FCT: Concurso para projetos de I&D a decorrer de 31 de março a 28 de maio de 2020.

Sessão com a presença de Laurent Lafforgue e Nigel Hitchin, dois matemáticos de grande prestígio que aceitaram o desafio de conversar com a comunidade matemática de Ciências sobre a Matemática - passado, presente e futuro.

Logótipo da iniciativa, associado a uma fotografia de Lisboa

No seguimento da 1.ª conferência (ICUR2016), serão abordados temas relacionados com a gestão, avaliação e mitigação de riscos naturais e tecnológicos, assim como o seu impacto na saúde e nas sociedades.

Imagem alusiva à Escola de Verão de Energia

Face à emergência da pandemia da COVID-19, a 6.ª edição da Escola de Verão de Energia da Faculdade de Ciências da ULisboa, prevista para 6 a 10 de julho de 2020, será adiada para data a definir em 2021.

International Colloquium – Biology of the Soricidae

Cancelamento motivado pela aplicação do plano de contingência da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, na sequência das orientações da Direção-Geral de Saúde e das recomendações por parte da Reitoria da Universidade de Lisboa, relativamente ao novo Coronavírus (CO

Fotografia de uma formação rochosa

Programa de Formação Contínua de Professores do Ensino Básico (3.º ciclo) e Secundário, grupos 420 e 520.

Imagem ilustrativa do evento, acompanhada de várias informações (título e datas)

PANIC2020 will be held in Lisbon from August 31 to September 4, 2020.

This conference is the 22nd in the series of triennial conferences which bring together the Particle and Nuclear Physics communities.

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

New date: September 14th-16th, 2020.

Logótipo do evento, acompanhado da nova data de realização

Ciências ULisboa associa-se ao maior evento mundial sobre inovação para a sustentabilidade - “The Planetiers World Gathering” - que terá lugar no Altice Arena entre 21 e 23 de outubro de 2020, sob os auspícios da

Fotografia de caminhantes numa montanha

Programa de Formação Contínua de Professores do Ensino Básico (3.º ciclo) e Secundário, grupos 420 e 520.