Encontros de Comunicação de Ciência(s)

Viver a Astronomia - Futuros Cientistas a Comunicar Ciência (Evento Cancelado)

Sala 6.1.36, FCUL, Lisboa
Fotografia de palestra

Cancelamento motivado pela aplicação do plano de contingência da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, na sequência das orientações da Direção-Geral de Saúde e das recomendações por parte da Reitoria da Universidade de Lisboa, relativamente ao novo Coronavírus (COVID-19).

Mais informações: https://ciencias.ulisboa.pt/pt/saude.


O 2.º Encontro de Comunicação em Ciência(s) conta com apresentações de João Retrê (IAstro) e Pedro Russo (Universidade de Leiden). Em discussão, sob o título Viver a Astronomia - Futuros Cientistas a Comunicar Ciência, estarão temas como a importância da comunicação de ciência no contexto da investigação e do estímulo do desenvolvimento de capacidades de comunicação nos jovens e/ou futuros investigadores. Na sessão estará também em análise a nem sempre fácil relação entre investigadores e público, explorando-se alguns maiores desafios atuais da comunicação de ciência.

Inscrições

 

Os Encontros de Comunicação em Ciência(s) realizam-se de dois em dois meses e são a primeira manifestação da Comunidade de Comunicadores de Ciências da Faculdade de Ciências.

Modelo proposto: duas apresentações curtas de 15 minutos (uma pessoa da estrutura FCUL + 1 um convidado do exterior) seguidas de 30 minutos discussão sobre os temas apresentados.

Público-alvo: profissionais de comunicação, comunicadores, investigadores, interessados em comunicação de ciência, em especial da comunidade Ciências ULisboa.


Futuros Cientistas a Comunicar Ciência
João Retrê (Coordenador do Grupo de Comunicação de Ciência / Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa).

Existe a necessidade de um número crescente de pessoas motivadas, que sejam capazes de estabelecer uma ponte entre a investigação e o público, com uma forte componente científica e capacidade de comunicação. Investir e desenvolver estas caraterísticas em estudantes de ciência e futuros investigadores é essencial. Nesta contribuição, falaremos de um programa (Viver Astronomia) que procura sublinhar, desde a formação académica inicial, a importância da comunicação de ciência no contexto da investigação e estimular o desenvolvimento de capacidades de comunicação. Tendo sido inicialmente projetado para estudantes do primeiro ciclo do ensino superior, atualmente conta também com a participação de estudantes de ensino secundário, de mestrado e de doutoramento. Para além destes estudantes, estão também envolvidos membros da comunidade. O projeto teve início em 2009 com 14 estudantes do curso de Física da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Atualmente, passados mais de 10 anos desde a sua criação, conta com a participação ativa de mais de 50 estudantes de diversas áreas do conhecimento, faculdades e universidades. Com uma média atual de adesão de 2 estudantes por mês, foram já mais de 500 estudantes que passaram pelo programa.

 

Os Investigadores e o Público: É complicado
Pedro Russo (Astronomy & Society Group Coordinator / Leiden Observatory Leiden University, the Netherlands).

De acordo com o Índice Anual de Veracidade do Ipsos MORI (2017), a profissão de investigador está no topo das mais confiáveis no Reino Unido, recolhendo os cientistas 83% de confiança. Paralelamente, regista-se um crescimento dos movimentos anti-ciência, desde os negacionistas das alterações climáticas até aos movimentos anti-vacinação.
Um grande volume de atenção e de recursos transfere-se para a compreensão da forma como os cientistas podem melhorar a acessibilidade e partilha da informação científica. Sendo esses esforços importantes, não podem ser o único foco para atingir alguns dos atuais desafios da comunicação de ciência. O crescimento dos movimentos anti-ciência está profundamente ligado a mudanças estruturais na política económica da tecnologia e da comunicação.
Compreender as consequências dessas mudanças e o porquê de terem ocorrido é imperativo para encontrarmos novas abordagens para envolver o público com a ciência. Nesta conversa, o autor analisará a atual relação entre investigadores e público, assim como algumas potenciais estratégias da comunicação de ciência para melhorar esta (complicada) relação.

14h00

The objective of this course is to provide participants with basic knowledge on a) the fundamental aspects of experimental design and b) workflows, platforms and tools to increase reproducibility at all scientific levels.

Logótipo do concurso

Concurso de programação para o secundário, com inscrições até 10 de maio.

Composição do logótipo da ULisboa e de representação do ser humano

Patrícia Chaves, estudante de Ciências ULisboa, está entre os finalistas!

This workshop aims to further explore the current metaphysical discussions concerning this relationship by considering different perspectives on the emergence of spacetime and how it relates to fundamental physical ontology, and in particular whether that relationship is to be understood in mereological terms.

Fotografia de teclado de computador

Neste evento, vários docentes do Departamento de Informática de Ciências irão falar sobre a sua investigação, particularmente sobre as teses de mestrado que irão disponibilizar no ano letivo de 2023/2024.

Título da iniciativa a fotografia de planta a crescer a partir de moedas

Deadlines for submissions vary from 15 to 31 May 2023, depending on the topic of the proposal. 

Título/data do evento e logótipo das entidades/projetos envolvidos

Inform the human research community of the status and availability of BioData.pt Local EGA and discuss its need and usability challenges.

Logótipo da iniciativa e prazo de candidatura

Candidaturas até 02 de junho.

CELab PhD Seminar, por Artur Czeszumski (Ernst-Strüngmann Institute for Neuroscience, Frankfurt).

In this course we will provide advanced hands-on training on some of the most used technological tools in field biology.

A joint organization between Luisa Fiorot (Dipartimento di Matematica ”Tullio Levi-Civita”, Padova, Italy) and Teresa Monteiro Fernandes (CMAFcIO, FCUL, Portugal).

Título e data do evento, sobre fotografia de paisagem polar

Neste evento, a elite mundial de exploradores e cientistas partilhará com o público as descobertas mais recentes, as tecnologias mais inovadoras e as novas missões que prometem revolucionar o futuro do espaço, dos oceanos e do planeta.

A short course by Luisa Fiorot (Dipartimento di Matematica ”Tullio Levi-Civita”, Padova, Italy).

Fotografia do mar, titulo dos cursos e logótipos das entidades promotoras

Brevemente serão disponibilizados mais 6 cursos, estando já previsto um na área da Biotecnologia Marinha, programado para início de outubro.

Título do evento e representação de átomo

O principal objetivo desta formação é capacitar doutorandos e doutorados de instituições de ensino superior e centros de investigação para os temas de empreendedorismo, inovação e transferência de conhecimento, permitindo-lhes perceber de que forma podem potenciar ainda mais o impacto gerado pelo

Colóquio de Matemática, por Jean-Baptiste Casteras (CMAFcIO, FCUL).

Ação de formação para docentes, por Sofia Sá.

Sessão no âmbito do Lisbon Workshop Series.

Título do evento e fotografia de participantes numa sessão

O prazo de submissão de resumos termina no dia 30 de abril.

Logótipo da iniciativa e fotografia de dois investigadores

Ciência Aberta e Inovação: uma abordagem colaborativa, transparente e acessível.

Título do evento e fotografia de utilizador de computador

Curso com candidaturas a decorrer.

Título do evento e fotografia de dois estudantes

Candidaturas para estudantes regulares da ULisboa até 28 de março de 2023.

Logótipo do prémio

As candidaturas à 10.ª edição decorrem até 30 de junho de 2023.

Título/data do evento, logótipo da Rede MAR e fotografia do mar

Applications from 01 June to 15 June 2023.

As candidaturas estão abertas até 26 de maio de 2023.

Páginas