Seminário de Sistemas Dinâmicos

Selberg, Ihara and Berkovich

Sala 6.2.33, Ciências ULisboa

Por Carlos Matheus (École Polytechnique, Paris).

In 1998, McMullen studied the rate of vanishing of the Hausdorff dimension of the limit sets of certain degenerating families of Schottky groups. In 2024, Dang and Mehmeti used Berkovich spaces (in non-Archimedean settings) to obtain a vast generalization of McMullen's results. 

In this talk, we shall discuss a joint work with Jialun Li, Wenyu Pan and Zhongkai Tao showing that some results by Weich, Borthwick, Pollitcott-Vytnova and Dang-Mehmeti can be significantly improved thanks to the analysis of Selberg and Ihara zeta functions. 

14h00
CEMS.UL - Centro de Estudos Matemáticos

Seminário do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Centro de Matemática Computacional e Estocástica, por Milan Stehlík (Institute of Statistics, Universidad de Valparaíso, Valparaíso, Chile).

Representação antiga da cidade de Lisboa

Evoluir Juntos para Co-Criar o Futuro de Lisboa e Inspirar Portugal.

Sessão com a participação de membros de CIÊNCIAS.

Seminário "Ásia-Europa, 1500-1800", por Joana Fraga (ICS-ULisboa).

PL@LX meetings brings together researchers and engineers working in the fields of programming languages, verification and developer experience.

Título/data/local do evento e fotografia de barragem

Concerto pelo Coro de Câmara da Universidade de Lisboa (CCUL) da Associação Coral da Universidade de Lisboa (ACUL), e que integra a iniciativa Música na Universidade de Lisboa.

Por João Luís Cordovil (Ciências ULisboa).

O evento, que conta com a participação do CIUHCT, terá a participação, entre outros, do matemático e historiador da matemática Professor Robin Wilson (Reino Unido) e do criador do primeiro museu de ciência dedicado inteiramente à matemática, Professor Albrecht Beutelspacher (Alemanha).

Seminário de Sistemas Dinâmicos, por Carlos Matheus (École Polytechnique, Paris).

Minicurso por Pedro M. Silva (Pós-doc - CEMS.UL).

Seminário de Lógica Matemática, por Pedro Pinto (Technische Universität Darmstadt).

Colóquio de Matemática, por Marko Stošić (Departamento de Matemática - Ciências ULisboa).

Logótipo da ULisboa, título/data/local do evento e fotografia de professora e estudantes numa biblioteca

Workshop no âmbito do Programa de Promoção da Saúde Mental e do Bem-Estar na ULisboa.

Dois estudantes em frente a um computador

Uma iniciativa integrada no Projeto de Promoção de Sucesso e Redução de Abandono no Ensino Superior, com inscrições até 25 de janeiro.

Título/data/local do evento e fotografia de Jorge Moyano a tocar piano

Concerto de Jorge Moyano, no âmbito do programa Música na Universidade de Lisboa.

Conferência do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia, por Robin Wilson (Open University; Gresham College, London).

Seminário do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, por Santiago González Gaitán (Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, CIÊNCIAS ULisboa).

2.ª edição do curso, com inscrições até 26 de janeiro.

2.ª edição do curso, com inscrições até 26 de janeiro.

Representação de ser humano a interagir com um computador portátil

Formação ministrada por Nuno Cruz Garcia (Ciências ULisboa).

Título/data/local do evento e fotografia de Vítor Cardoso

Prémio atribuído a Vítor Cardoso, Professor Catedrático no Departamento de Física do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa e Diretor do Centro de Gravidade do Instituto Niels Bohr da Universidade de Copenhaga, Dinamarca.

Título do curso e logótipo do CEAUL

Aprenda a organizar e analisar dados com foco na obtenção de soluções orientadas para a resolução de problemas.

Data/título do evento/frase "(Re)começa agora. É a tua vez!", sobre fotografia de balões de ar quente

(Re)começa agora. É a tua vez!

Com o Inverno já a deixar a sua marca nos ramos nus das árvores, é tempo também de as ajudarmos a crescer na Primavera que se seguirá!

Aumente o envolvimento e a colaboração dos alunos com uma solução de ensino e aprendizagem completa dentro do Moodle através do FeedbackFruits.

Páginas