Semana da Ciência e da Tecnologia

A Ciência e a História: Identificação por Métodos Científicos de uma População Catastrófica relacionada com o Terramoto de 1755

Academia das Ciências, Lisboa

Este trabalho de investigação consiste na identificação demográfica de uma população não identificada, esqueletizada e catastrófica relacionada com o Terramoto de 1755 em Lisboa, através de vários parâmetros médico-legais utilizados na identificação reconstrutiva de um cadáver desconhecido.

O trabalho resulta de um estudo de investigação, inteiramente realizado na Academia das Ciências de Lisboa, no âmbito do protocolo entre a CEAUL/ACL com o objetivo de caraterizar demograficamente uma determinada população no âmbito da identificação reconstrutiva em Medicina Legal e Ciências Forenses, através de características morfológicas e métricas.

A amostra populacional foi selecionada entre os restos esqueletizados das escavações arqueológicas da Ala Sul do Claustro da Academia das Ciências, do ano de 2004. A amostra compreenderá todos os ossos não cranianos, crânios, dentes humanos isolados ou, integrados nos seus respetivos alvéolos, na arcada superior e arcada inferior- amostra osteológica.

Mais informações/inscrições disponíveis aqui.

CEAUL - Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa

Celebrating Pedro Duarte's 60th birthday.

Fotografia de campo agrícola e parque eólico

Submissão de iniciativas até 30 de agosto de 2022.

Fotografia de trator em campo agrícola

Submissão de iniciativas até 30 de agosto de 2022.

Fotografia representativa de agricultura sustentável

Submissão de iniciativas até 30 de agosto de 2022.

Fotografia de pessoa a pegar num Ouriço-do-mar

Seminário de Pós-Graduação no âmbito do Doutoramento em Biologia, por Inês Ventura.

As Jornadas Interinstitucionais de Inovação Pedagógica estão abertas a docentes do ensino superior com interesse no seu desenvolvimento profissional pedagógico.

Imagem ilustrativa do evento, acompanhada de diversas informações

Concerto solidário a favor da Associação Portuguesa Contra a Leucemia.

Logótipo da Comissão Europeia e iconografia associada ao Horizon Europe

1.ª edição do curso Horizon Europe, para candidaturas futuras a projetos colaborativos - manifestações de interesse até 05 de setembro de 2022.

Título do evento e iconografia relacionada com a ciência e a saúde

O workshop visa sensibilizar jovens, adultos e idosos para a importância do movimento induzido pela música na saúde e na qualidade de vida sustentável.

Banner do concurso (inclui fotografia apresentada numa anterior edição)

Candidaturas até 30 de setembro de 2022.

Imagem ilustrativa do curso, acompanhada de diversas informações

Um curso dirigido ao público geral e estudantes de arte ou ciência (a partir dos 16 anos), com interesse em desenho de observação, ilustração, e biologia, com ou sem experiência em desenho.

Cartaz do evento

Um evento repleto de atividades científicas, culturais e educativas, com jogos, demonstrações, palestras, entre muitas outras atividades.

Programa a disponibilizar.