Encontros de Comunicação de Ciência(s)

Futuros Cientistas a Comunicar Ciência

Transmissão através de Videoconferência
Fotografia de palestra

Apresentações de João Retrê (IAstro) e Pedro Russo (Universidade de Leiden, Holanda).

Em discussão estarão temas como a importância da comunicação de ciência no contexto da investigação e do estímulo do desenvolvimento de capacidades de comunicação nos jovens e/ou futuros investigadores. Na sessão estará também em análise a nem sempre fácil relação entre investigadores e público, explorando-se alguns maiores desafios atuais da comunicação de ciência.

Mais informação e inscrições aqui.


Os Encontros de Comunicação em Ciência(s) realizam-se de dois em dois meses e são a primeira manifestação da Comunidade de Comunicadores de Ciências da Faculdade de Ciências.

Modelo proposto: duas apresentações curtas de 15 minutos (uma pessoa da estrutura FCUL + 1 um convidado do exterior) seguidas de 30 minutos discussão sobre os temas apresentados.
Público-alvo: profissionais de comunicação, comunicadores, investigadores, interessados em comunicação de ciência, em especial da comunidade Ciências ULisboa.

Futuros Cientistas a Comunicar Ciência
João Retrê (Coordenador do Grupo de Comunicação de Ciência / Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa)

Existe a necessidade de um número crescente de pessoas motivadas, que sejam capazes de estabelecer uma ponte entre a investigação e o público, com uma forte componente científica e capacidade de comunicação. Investir e desenvolver estas caraterísticas em estudantes de ciência e futuros investigadores é essencial. Nesta contribuição, falaremos de um programa (Viver Astronomia) que procura sublinhar, desde a formação académica inicial, a importância da comunicação de ciência no contexto da investigação e estimular o desenvolvimento de capacidades de comunicação. Tendo sido inicialmente projetado para estudantes do primeiro ciclo do ensino superior, atualmente conta também com a participação de estudantes de ensino secundário, de mestrado e de doutoramento. Para além destes estudantes, estão também envolvidos membros da comunidade. O projeto teve início em 2009 com 14 estudantes do curso de Física da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Atualmente, passados mais de 10 anos desde a sua criação, conta com a participação ativa de mais de 50 estudantes de diversas áreas do conhecimento, faculdades e universidades. Com uma média atual de adesão de 2 estudantes por mês, foram já mais de 500 estudantes que passaram pelo programa.

Os Investigadores e o Público: É complicado
Pedro Russo (Astronomy & Society Group Coordinator / Leiden Observatory Leiden University, the Netherlands)

De acordo com o Índice Anual de Veracidade do Ipsos MORI (2017), a profissão de investigador está no topo das mais confiáveis no Reino Unido, recolhendo os cientistas 83% de confiança. Paralelamente, regista-se um crescimento dos movimentos anti-ciência, desde os negacionistas das alterações climáticas até aos movimentos anti-vacinação.
Um grande volume de atenção e de recursos transfere-se para a compreensão da forma como os cientistas podem melhorar a acessibilidade e partilha da informação científica. Sendo esses esforços importantes, não podem ser o único foco para atingir alguns dos atuais desafios da comunicação de ciência. O crescimento dos movimentos anti-ciência está profundamente ligado a mudanças estruturais na política económica da tecnologia e da comunicação.
Compreender as consequências dessas mudanças e o porquê de terem ocorrido é imperativo para encontrarmos novas abordagens para envolver o público com a ciência. Nesta conversa, o autor analisará a atual relação entre investigadores e público, assim como algumas potenciais estratégias da comunicação de ciência para melhorar esta (complicada) relação.​

15h00

Nesta atividade será possível visitar alguns laboratórios do MARE, de modo a perceber o seu funcionamento e a investigação que aí é conduzida.

Ciência fresquinha? Temos. Uma bebida a acompanhar? Também!

Título do evento, logótipo da Unite! e representação de mão a escrever uma carta

A ULisboa recebe um evento solidário de angariação de fundos para as Bolsas Alumni Solidário, no contexto da Unite! e da sua promoção da inclusão e do bem-estar no campus.

Será que sabes fazer a reciclagem? Será que conheces todos os 10 Rs da sustentabilidade?

Logótipos de Ciências ULisboa/GAPsi e calendarização das palestras

Uma conversa sobre regulação emocional.

Conferência do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia, por Gemma Cirac-Claveras (Institut d'Història de la Ciència - Barcelona).

Alguma vez te questionaste como é que a eletrónica que nos rodeia é feita?

Título/data/local do evento e logótipos das entidades envolvidas

Uma viagem em que os visitantes terão a oportunidade de conhecer o LIP e os lugares para onde viajamos diariamente no nosso trabalho - os lugares onde estão instaladas as nossas experiências, de onde chegam os dados que analisamos, onde estão (ou estarão) instalados os detetores que construímos, onde é aplicada a investigação que se faz no LIP.

A inteligência artificial (IA) tem estado no centro das atenções devido ao seu rápido desenvolvimento e potencial transformador em todas as áreas da sociedade, nomeadamente no sector da educação.

Título/data/local do evento e fotografia de profissional de saúde a interagir com um paciente, em tons sépia

Com foco na promoção de cuidados de saúde centrados no doente, a conferência pretende mobilizar a comunidade e o ecossistema da ULisboa para discutir estratégias e tendências na área, bem como atuais e futuras iniciativas de investigação clínica e de dados com vista à prestação de cuidados de elevado valor.

Data Science Seminar, por Nuno Neves (LASIGE/DI-FCUL).

Imagem do evento - título, local e data do evento

Investigação Ecológica ao Serviço da Conservação

Durante este dia, acesso gratuito ao Museu, ao Jardim Botânico de Lisboa e ao Jardim Botânico Tropical.

Título/data/local do evento e representação do cérebro humano

A iniciativa reúne estudantes e investigadores que apresentam e discutem trabalhos de investigação em curso, e novas propostas e ideias nas áreas da mente, cérebro e cognição.

Representação futurista de sistema de produção agrícola

Conferência Anual do Colégio F3 e da Rede Agro da Universidade de Lisboa.

IDL Lecture, por John Clinton (ETHZ).

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por James Kennedy (Departamento de Matemática, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, Portugal).

Queres explorar diferentes áreas da Matemática de forma descontraída?

Seminário de Lógica Matemática, por Maria Beatrice Buonaguidi (King's College London).

O curso, a decorrer de 26 a 29 de novembro, destina-se a fornecer competências a quem pretende trabalhar com modelos experimentais ou com vertebrados selvagens.

Título/data/local do evento, logótipos DGES/ULisboa e fotografia de pormenor de docente a corrigir testes

O workshop visa identificar estratégias práticas que promovem a eficácia do estudo perante o aproximar de períodos avaliativos.

Seminário em Biologia Humana e Ambiente, por Paula Alexandra Lopes (Faculdade de Medicina Veterinária - FMV - Universidade de Lisboa; Centre for Interdisciplinary Research in Animal Health - CIISA).

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por João Lin Yun (Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, FCUL).

Seminário Doutoral II (Doutoramento em Biologia - Especialidade em Ecologia), por Celso José Miguel Paulo.

Join us for a discussion on the challenges and opportunities of developing and implementing sustainable marine spatial planning (MSP) and management around the globe. With international experts from Brazil, USA, Spain and Portugal as guest speakers!

Páginas