Instalação site specific

Beyond the trees

Jardim do Torel, Lisboa
Projeto da instalação "Beyond the trees"

Projeto da instalação "Beyond the trees"

Túlio Dek

Intervenção do artista Túlio Dek no Jardim do Torel (Lisboa), constituída por centenas de cepos queimados, um lago negro, uma casa de madeira com sementes e a frase “I can´t stop these tears from falling”.

Ciências ULisboa participou neste projeto, desenvolvendo, entre outros materiais, vídeos aos quais o visitante terá acesso através de um QR code que se encontra junto de cada momento expositivo. Os vídeos aludem a quatro dos muitos serviços que a floresta presta à humanidade: habitat (sem floresta não há aves, sombra, sons); renovação do ar com produção de oxigénio e fixação de dióxido de carbono através de um processo que ocorre nas folhas das árvores - a fotossíntese; formação de solo, um recurso não renovável que estamos a delapidar pondo em causa a sustentabilidade do planeta; e purificação da água, numa gota de água podemos encontrar um mundo de biodiversidade que contribui para a sua purificação, água que depois é armazenada em reservatórios subterrâneos ou superficiais.

Exposição de entrada livre, podendo ser visitada até 25 de novembro de 2020.

 

Projeto da instalação - sobre o lago negro, na parede fronteira desenha-se a frase “I can´t stop these tears from falling"
©Túlio Dek
Projeto da instalação - sobre o lago negro, na parede fronteira desenha-se a frase “I can´t stop these tears from falling”

 

Túlio Dek (n. 1985, Goiânia) vive e trabalha em Lisboa desde 2019. É um artista multidisciplinar, pintor, escultor, performer e ativista. Estudou escultura em Florença, Itália, com Thor Larsen, professor na Academia de Arte de Florença entre 2015 e 2017, seguido de uma produção acompanhada no Rio de Janeiro em 2018, em agosto do mesmo ano participou da coletiva Somos Todos Iguais no Centro Cultural da Justiça Federal com a primeira escultura da série Reflexo, onde se destacou entre os mais de 20 artistas. Em outubro do mesmo ano participou numa residência artística em Marvila, Portugal, onde o apresentou os trabalhos realizados durante o período de imersão, na mostra Anotações Contemporâneas. Realizou a sua primeira exposição individual no Brasil em dezembro de 2018 na TNT Arte com curadoria de Marco António Teobaldo e também exibiu em paralelo trabalhos na coletiva “Pornxxxmas”, mostra produzida pela Square One - Contemporary Art Agency em Lisboa com curadoria de Rui Afonso Santos. Posteriormente, na cidade do Rio de Janeiro, com curadoria de Luis Erlanger, abriu a mostra “Memorial por Tulio Dek” um site-specific que ocupou o espaço cultural institucional “Memorial Getúlio Vargas” de janeiro a maio de 2019. A sua obra encontra-se representada em várias coleções, nomeadamente na Coleção Berardo.

Instalação comissariada por Rui Afonso Santos e produzida pela Square One - Contemporary Art Agency
Título do programa, sobre mosaico de fotografias de jovens cientistas

As candidaturas encontram-se encerradas. Obrigada aos quase 80 candidatos/as!

Logótipo do EVM 2024

Por Pedro Duarte (DM Ciências ULisboa, CMAFcIO).

Seminário do Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional, por Baptiste Claustre (aluno ENS Lyon, estagiário CMAFcIO).

Fotografia de ilha

Seminários Doutorais no âmbito da disciplina de Projeto de Investigação (Doutoramento em Ciências do Mar).

Logótipo do EVM 2024

Por Maria Manuel Torres (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Titulo e data do evento, com imagem de ponte sobre o tejo

Um evento organizado no âmbito da Ação COST EURO-MIC, de cujo Comitê de Gestão Elisabete Silva, líder do Bioactive and Multifunctional Materials Lab do BioISI, faz parte.

Logótipo do EVM 2024

Por: Jorge Buescu (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Logótipo do EVM 2024

Por Jean-Baptiste Casteras (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Chegou a hora: os participantes do Programa Ser Cientista vão apresentar os projetos que desenvolveram ao longo de uma semana, acompanhados por docentes e investigadores de CIÊNCIAS. E todos podem assistir!

Imagem do evento

Extended enrolement date until July 12th.

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

Um evento de reunião da comunidade nacional nas diversas vertentes da informática, com a ambição de ser o fórum de eleição para a divulgação, discussão e reconhecimento de trabalhos científicos.

Are you ready for this year's edition?

Imagem do evento - título, local e data do evento

Investigação Ecológica ao Serviço da Conservação

A leading venue for presenting and discussing the latest research, industrial practice and innovations in dependable and secure computing.