Instalação site specific

Beyond the trees

Jardim do Torel, Lisboa
Projeto da instalação "Beyond the trees"

Projeto da instalação "Beyond the trees"

Túlio Dek

Intervenção do artista Túlio Dek no Jardim do Torel (Lisboa), constituída por centenas de cepos queimados, um lago negro, uma casa de madeira com sementes e a frase “I can´t stop these tears from falling”.

Ciências ULisboa participou neste projeto, desenvolvendo, entre outros materiais, vídeos aos quais o visitante terá acesso através de um QR code que se encontra junto de cada momento expositivo. Os vídeos aludem a quatro dos muitos serviços que a floresta presta à humanidade: habitat (sem floresta não há aves, sombra, sons); renovação do ar com produção de oxigénio e fixação de dióxido de carbono através de um processo que ocorre nas folhas das árvores - a fotossíntese; formação de solo, um recurso não renovável que estamos a delapidar pondo em causa a sustentabilidade do planeta; e purificação da água, numa gota de água podemos encontrar um mundo de biodiversidade que contribui para a sua purificação, água que depois é armazenada em reservatórios subterrâneos ou superficiais.

Exposição de entrada livre, podendo ser visitada até 25 de novembro de 2020.

 

Projeto da instalação - sobre o lago negro, na parede fronteira desenha-se a frase “I can´t stop these tears from falling"
©Túlio Dek
Projeto da instalação - sobre o lago negro, na parede fronteira desenha-se a frase “I can´t stop these tears from falling”

 

Túlio Dek (n. 1985, Goiânia) vive e trabalha em Lisboa desde 2019. É um artista multidisciplinar, pintor, escultor, performer e ativista. Estudou escultura em Florença, Itália, com Thor Larsen, professor na Academia de Arte de Florença entre 2015 e 2017, seguido de uma produção acompanhada no Rio de Janeiro em 2018, em agosto do mesmo ano participou da coletiva Somos Todos Iguais no Centro Cultural da Justiça Federal com a primeira escultura da série Reflexo, onde se destacou entre os mais de 20 artistas. Em outubro do mesmo ano participou numa residência artística em Marvila, Portugal, onde o apresentou os trabalhos realizados durante o período de imersão, na mostra Anotações Contemporâneas. Realizou a sua primeira exposição individual no Brasil em dezembro de 2018 na TNT Arte com curadoria de Marco António Teobaldo e também exibiu em paralelo trabalhos na coletiva “Pornxxxmas”, mostra produzida pela Square One - Contemporary Art Agency em Lisboa com curadoria de Rui Afonso Santos. Posteriormente, na cidade do Rio de Janeiro, com curadoria de Luis Erlanger, abriu a mostra “Memorial por Tulio Dek” um site-specific que ocupou o espaço cultural institucional “Memorial Getúlio Vargas” de janeiro a maio de 2019. A sua obra encontra-se representada em várias coleções, nomeadamente na Coleção Berardo.

Instalação comissariada por Rui Afonso Santos e produzida pela Square One - Contemporary Art Agency
Computador portátil a projetar imagem de sequência biológica

Curso com candidaturas até 12 dezembro.

Estudantes

As candidaturas decorrem até 08 de janeiro.

Titulo do prémio e pormenor da Ponte Vasco da Gama

As candidaturas decorrem até 09 de janeiro.

Representação de pessoa a interagir com tecnologia

O curso introduz o conceito de Digital Twins e a sua aplicação estratégica no contexto do serviço público, com foco na modernização digital, otimização de processos e apoio à decisão - candidaturas até 11 de janeiro.

Bola de cristal colocada no solo

Curso com candidaturas até 19 de dezembro.

Imagem exemplificativa da área da deteção remota

Este curso avançado tem como objetivo fornecer acesso e ferramentas para a aquisição e processamento de dados de deteção remota para diferentes aplicações, usando imagens multiespectrais de satélite, drone, terrestres e LiDAR, com foco na caracterização da vegetação e da paisagem, bem como das suas mudanças ao longo do tempo - candidaturas até 19 de dezembro.

Duas pessoas a interagirem num contexto de realidade virtual

O curso explora o potencial da Realidade Virtual (VR) e Aumentada (AR) como ferramentas inovadoras nos processos de onboarding e desenvolvimento de competências - candidaturas até 25 de janeiro.

Ana Rita Lopes

As candidaturas decorrem até 30 de janeiro.

Ginásio "inundado" de tecnologia

Um programa único na Europa, com o objetivo de capacitar para a integração crítica, segura e eficaz de ferramentas digitais na intervenção clínica - candidaturas até 16 de janeiro.

Imagem abstrata

Neste curso, será promovida uma abordagem multidisciplinar, apresentando as descobertas mais recentes sobre o tema e desafiando a forma tradicional de considerar as associações simbióticas como exceções e não como a regra - candidaturas até 09 de janeiro.

As inscrições são grátis para funcionários e estudantes de CIÊNCIAS e da FCiências.ID, mediante a utilização do código CIENCIASFREE. 

O workshop propõe promover a partilha de estratégias metodológicas que permitam transformar as ferramentas de inteligência artificial em apoios qualificados ao trabalho docente, assegurando que complementam, e nunca substituem, a intervenção profissional, o rigor pedagógico e a intencionalidade do professor.

Pessoas a analisarem dados

Candidaturas até 13 de fevereiro.

Um curso prático, limitado a um pequeno número de participantes, destinado a quem procura formação básica em teoria e estatística macroecológica e deseja familiarizar-se com algumas das potenciais utilizações de vários métodos avançado - candidaturas até 13 de fevereiro.