Instalação site specific

Beyond the trees

Jardim do Torel, Lisboa
Projeto da instalação "Beyond the trees"

Projeto da instalação "Beyond the trees"

Túlio Dek

Intervenção do artista Túlio Dek no Jardim do Torel (Lisboa), constituída por centenas de cepos queimados, um lago negro, uma casa de madeira com sementes e a frase “I can´t stop these tears from falling”.

Ciências ULisboa participou neste projeto, desenvolvendo, entre outros materiais, vídeos aos quais o visitante terá acesso através de um QR code que se encontra junto de cada momento expositivo. Os vídeos aludem a quatro dos muitos serviços que a floresta presta à humanidade: habitat (sem floresta não há aves, sombra, sons); renovação do ar com produção de oxigénio e fixação de dióxido de carbono através de um processo que ocorre nas folhas das árvores - a fotossíntese; formação de solo, um recurso não renovável que estamos a delapidar pondo em causa a sustentabilidade do planeta; e purificação da água, numa gota de água podemos encontrar um mundo de biodiversidade que contribui para a sua purificação, água que depois é armazenada em reservatórios subterrâneos ou superficiais.

Exposição de entrada livre, podendo ser visitada até 25 de novembro de 2020.

 

Projeto da instalação - sobre o lago negro, na parede fronteira desenha-se a frase “I can´t stop these tears from falling"
©Túlio Dek
Projeto da instalação - sobre o lago negro, na parede fronteira desenha-se a frase “I can´t stop these tears from falling”

 

Túlio Dek (n. 1985, Goiânia) vive e trabalha em Lisboa desde 2019. É um artista multidisciplinar, pintor, escultor, performer e ativista. Estudou escultura em Florença, Itália, com Thor Larsen, professor na Academia de Arte de Florença entre 2015 e 2017, seguido de uma produção acompanhada no Rio de Janeiro em 2018, em agosto do mesmo ano participou da coletiva Somos Todos Iguais no Centro Cultural da Justiça Federal com a primeira escultura da série Reflexo, onde se destacou entre os mais de 20 artistas. Em outubro do mesmo ano participou numa residência artística em Marvila, Portugal, onde o apresentou os trabalhos realizados durante o período de imersão, na mostra Anotações Contemporâneas. Realizou a sua primeira exposição individual no Brasil em dezembro de 2018 na TNT Arte com curadoria de Marco António Teobaldo e também exibiu em paralelo trabalhos na coletiva “Pornxxxmas”, mostra produzida pela Square One - Contemporary Art Agency em Lisboa com curadoria de Rui Afonso Santos. Posteriormente, na cidade do Rio de Janeiro, com curadoria de Luis Erlanger, abriu a mostra “Memorial por Tulio Dek” um site-specific que ocupou o espaço cultural institucional “Memorial Getúlio Vargas” de janeiro a maio de 2019. A sua obra encontra-se representada em várias coleções, nomeadamente na Coleção Berardo.

Instalação comissariada por Rui Afonso Santos e produzida pela Square One - Contemporary Art Agency