Neuroscience and Neuromodeling Seminar

Musical experience and the ability to read others’ emotions

Sala 8.2.15, Ciências ULisboa

Por César Lima (Iscte - Instituto Universitário de Lisboa).

Over the past two decades, there has been widespread interest in the idea that music training enhances nonmusical abilities. Debates on transfer of learning remain contentious, however, and most work to date has focused on music training effects on linguistic processing and on domain-general cognitive abilities such as IQ. Much less is known about potential transfer from music to socioemotional skills, even though social and emotional processes are central to many musical activities. In this talk, I will present a series of studies examining the role of music training and musical abilities on emotion recognition in voices and faces. The data show that musically trained adults perform better than untrained ones at recognizing emotions in emotional speech prosody (‘tone of voice’) and in purely nonverbal vocalizations, such as laughter and crying. This advantage is observed when vocal expressions are intact and when sensory/acoustic information is limited (gating paradigm), but it does not extend to the visual modality, for the recognition of facial expressions. Importantly, converging correlational and longitudinal data raise doubts about the causal role of music training in explaining the musicians’ advantage in vocal emotional processing: (1) adults with ‘naturally’ good musical abilities show enhanced performance at recognizing vocal emotions regardless of their music training, indicating that training itself is not necessary to improve vocal emotional processing; and (2) in a longitudinal study with children, we found that music training improved auditory-perceptual and motor abilities, but not vocal and facial emotional processing. Altogether, these findings indicate that music training can be associated with enhanced emotion recognition in the auditory modality, but there is currently no evidence that such enhancements reflect experience-dependent brain plasticity. Instead, we document an important role for factors other than music training (e.g., predispositions) that should be considered when discussing associations between musical and nonmusical domains.


César Lima é Professor Auxiliar de Psicologia no Iscte - Instituto Universitário de Lisboa desde 2018. A sua investigação centra-se na psicologia e neurobiologia da comunicação vocal, emoções e música. Combina métodos da psicologia experimental e da neurociência cognitiva para abordar estes tópicos, em indivíduos saudáveis de todas as idades, em populações especializadas (e.g., músicos) e em populações clínicas (e.g., com alterações neurológicas ou psiquiátricas).

Publicou mais de 45 artigos em revistas com revisão de pares incluindo a Emotion Review, Cerebral Cortex, Brain, Current Biology, Trends in Neurosciences e Nature Reviews Neuroscience. César Lima faz parte do corpo editorial das revistas Scientific Reports (categoria Neurociência) e Royal Society Open Science (categoria Psychology and Cognitive Neuroscience). Tem sido convidado para rever artigos para revistas como a Psychological Bulletin, American Psychologist, NeuroImage, ou Nature Human Behavior, e propostas de projetos de investigação para a Leverhulme Trust, Royal Society, Czech Science Foundation e Swiss National Science Foundation.

Antes de integrar o Iscte, César Lima doutorou-se em Psicologia na Universidade do Porto (2008-2011), foi investigador pós-doutorado no Institute of Cognitive Neuroscience - University College London (2012-2016) e regressou à Universidade do Porto como Investigador Auxiliar ao abrigo do programa Investigador FCT (2016-2017). O seu trabalho como investigador principal tem sido financiado pela British Academy e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

15h00

O evento, de participação gratuita (mediante inscrição prévia), assinala o encerramento e a sinergia de dois projetos cofinanciados pelo EEA Grants, com atuação comum na problemática da erosão dos solos e no combate à desertificação no Baixo Alentejo.

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Pedro Ferreira (Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa; e Centro de Física Teórica e Computacional, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, Portugal).

WiP Talks, por Blanca Luque (CFCUL/Ciências; Univ. Sevilha).

Data/local da Futurália e respetivo logótipo

Ciências vai estar presente, uma vez mais, no stand da Universidade de Lisboa.

Esta ciência fascinante dedica-se ao estudo, proteção e preservação das grutas, verdadeiros testemunhos inalterados da Natureza. A Espeleologia estabelece laços estreitos com diversas áreas do conhecimento, como a Geologia, Biologia, Arqueologia, Geografia, Geofísica, entre outras.

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por Carlota Andrés (LIP).

Earth Systems Seminar, por Hugo Matias (CoLAB NET4CO2).

Título da exposição, logótipos das entidades envolvidas e fotografia de ave marinha, em pleno voo

A inauguração da exposição terá lugar no dia 20 de março, pelas 16h30.

Título do evento

O Museu Nacional de História Natural e da Ciência associa-se às comemorações do Dia Internacional das Florestas e do Dia Mundial da Poesia, com um programa de atividades gratuitas no dia 21 de março.

Seminário Helena Avelar de Astronomia e Astrologia Antiga, por Luís Tirapicos (Universidade de Lisboa).

Conferência do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia, por M. Luísa Sousa (CIUHCT, DCSA FCT NOVA).

Hi-Phi Seminar, por Cristina Villegas (CFCUL) e Hugo Soares (CIUHCT).

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Pietro Vischia (Ramón y Cajal Senior Researcher, Universidad de Oviedo).

Mão humana a interagir com um ecrã virtual

Novos prazos de submissão de candidaturas a projetos IC&DT e PeX.

BioISI Research Seminar, por Jorge Marques da Silva (BioISI - Ciências ULisboa).

Título/data/local do evento e logótipo da aliança Unite!

The Unite!WIDENING project, initiated in January 2024, was conceived to be a complementary project within the scope of the European University Alliance Unite!.

Mathematical Logic Seminar, por Albert Visser (Utrecht University).

Título do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Logótipo do programa e pormenor de comboio

Pronto para embarcar numa mobilidade sustentável e numa aventura multicultural?

Composição do logótipo da ULisboa e de representação do rosto humano à base de relógios

Consegue comunicar eficazmente a sua investigação de doutoramento em 3 minutos?

Fotografia de participantes numa anterior edição da Jobshop Ciências

O maior evento de empregabilidade de Ciências, a decorrer nos dias 09 e 10 de abril.

Visita guiada pela autora da exposição, Inez Wijnhorst, e o seu curador, Pedro Freitas (CIUHCT), apresentando duas visões - a artística e a matemática - que se complementam.

Título/data/local do evento "EU Missions Ignite: Preparing for the Road Ahead" e logótipos da Comissão Europeia/ANI

O evento visa mobilizar atores nacionais nas missões europeias do Horizonte Europa que contribuem para o Pacto Ecológico Europeu.

Título do programa, sobre um fundo azul escuro

Candidaturas até 31 de março.

The conference aims to bring together students and young researchers working in Mathematics, Statistics, and Applications with a view to fostering discussions and collaborations amongst participants.

Páginas