Neuroscience and Neuromodeling Seminar

Musical experience and the ability to read others’ emotions

Sala 8.2.15, Ciências ULisboa

Por César Lima (Iscte - Instituto Universitário de Lisboa).

Over the past two decades, there has been widespread interest in the idea that music training enhances nonmusical abilities. Debates on transfer of learning remain contentious, however, and most work to date has focused on music training effects on linguistic processing and on domain-general cognitive abilities such as IQ. Much less is known about potential transfer from music to socioemotional skills, even though social and emotional processes are central to many musical activities. In this talk, I will present a series of studies examining the role of music training and musical abilities on emotion recognition in voices and faces. The data show that musically trained adults perform better than untrained ones at recognizing emotions in emotional speech prosody (‘tone of voice’) and in purely nonverbal vocalizations, such as laughter and crying. This advantage is observed when vocal expressions are intact and when sensory/acoustic information is limited (gating paradigm), but it does not extend to the visual modality, for the recognition of facial expressions. Importantly, converging correlational and longitudinal data raise doubts about the causal role of music training in explaining the musicians’ advantage in vocal emotional processing: (1) adults with ‘naturally’ good musical abilities show enhanced performance at recognizing vocal emotions regardless of their music training, indicating that training itself is not necessary to improve vocal emotional processing; and (2) in a longitudinal study with children, we found that music training improved auditory-perceptual and motor abilities, but not vocal and facial emotional processing. Altogether, these findings indicate that music training can be associated with enhanced emotion recognition in the auditory modality, but there is currently no evidence that such enhancements reflect experience-dependent brain plasticity. Instead, we document an important role for factors other than music training (e.g., predispositions) that should be considered when discussing associations between musical and nonmusical domains.


César Lima é Professor Auxiliar de Psicologia no Iscte - Instituto Universitário de Lisboa desde 2018. A sua investigação centra-se na psicologia e neurobiologia da comunicação vocal, emoções e música. Combina métodos da psicologia experimental e da neurociência cognitiva para abordar estes tópicos, em indivíduos saudáveis de todas as idades, em populações especializadas (e.g., músicos) e em populações clínicas (e.g., com alterações neurológicas ou psiquiátricas).

Publicou mais de 45 artigos em revistas com revisão de pares incluindo a Emotion Review, Cerebral Cortex, Brain, Current Biology, Trends in Neurosciences e Nature Reviews Neuroscience. César Lima faz parte do corpo editorial das revistas Scientific Reports (categoria Neurociência) e Royal Society Open Science (categoria Psychology and Cognitive Neuroscience). Tem sido convidado para rever artigos para revistas como a Psychological Bulletin, American Psychologist, NeuroImage, ou Nature Human Behavior, e propostas de projetos de investigação para a Leverhulme Trust, Royal Society, Czech Science Foundation e Swiss National Science Foundation.

Antes de integrar o Iscte, César Lima doutorou-se em Psicologia na Universidade do Porto (2008-2011), foi investigador pós-doutorado no Institute of Cognitive Neuroscience - University College London (2012-2016) e regressou à Universidade do Porto como Investigador Auxiliar ao abrigo do programa Investigador FCT (2016-2017). O seu trabalho como investigador principal tem sido financiado pela British Academy e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

15h00
Logótipo do projeto, título/data do evento e fotografia de cão com um ar aparentemente ansioso

Sessão do projeto Ciências em Harmonia, dia 04 de dezembro, pelas 17h30.

A conferência reúne múltiplos participantes de diferentes áreas em diálogo e cooperação, das ciências às humanidades e destas à arte e cultura, com um olhar atento e cuidadoso sobre os desafios e oportunidades da ciência, das novas tecnologias aplicadas à vida e, particularmente, do imperativo de responsabilidade, de todos e para todos, sobre o futuro da humanidade.

Lisbon AI Seminar, por Luís Correia (Ciências ULisboa).

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por Mattia Petrolo (CFCUL/GI1).

Seminário de Pós-Graduação no âmbito do Doutoramento em Biologia (Especialidade de Ecologia), por Sara Raquel da Costa Bento.

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Rui Santos (Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa; e Centro de Física Teórica e Computacional, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, Portugal).

Mesa-redonda com a participação de João Neto (Museu da Farmácia), Marta Lourenço, Miquel Carandell Baruzzi (Universitat Autònoma de Barcelona) e Beatriz Medori (CIUHCT).

Título, local e data do evento, acompanhados da fotografia do orador

TWIN2PIPSA Expert Seminar, por Georgios Skretas (Institute for Bio-innovation, Biomedical Sciences Research Center "Alexander Fleming", Vari, Greece / Institute of Chemical Biology, National Hellenic Research Foundation, Athens, Greece).

Seminário no âmbito do Mestrado em Bioestatística, por Rita Gaio (Faculdade de Ciências da Universidade do Porto).

Título/data/local do evento, logótipos das entidades organizadoras e imagens de mapas antigos

Henrique Leitão (Ciências ULisboa) participa na mesa-redonda "Lugares da Globalização - Perspetivas de Futuro”.

Título, local e data do evento, acompanhados de logótipos do Horizon 2020 e União Europeia

TWIN2PIPSA Workshop - register now!

Seminário E3GLOBAL, por Marta Macedo (IHC - NOVA FCSH/ IN2PAST).

Seminário do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Centro de Matemática Computacional e Estocástica, por Andreas Bender (Department of Statistics at LMU Munich and Senior Consultant at the Statistical Consulting Unit - StaBLab).

Título/local/data do evento e logótipo do LIP e entidades associadas à iniciativa

Uma viagem em que os visitantes irão conhecer o LIP e os lugares para onde viajamos diariamente no nosso trabalho.

Seminários em Recursos Naturais Vegetais, por Luís BonifácioJorge Faria (Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária).

Oficina de Introdução à Estacaria.

Título/data do evento e fotografia da oradora

Masterclass com a presença de Teresa Vieira, que irá elucidar os vários passos de criar uma empresa.

Fotografia antiga de quatro ciclistas

Workshop no âmbito do projeto Hi-BicLab. Laboratório de História para as Mobilidades Urbanas Sustentáveis: Políticas Cicláveis de Lisboa.

Título, local e data do evento, acompanhados da fotografia da oradora

TWIN2PIPSA Expert Seminar, por Sandra Macedo-Ribeiro (Group Leader of the Biomolecular Structure & Function Lab at i3S - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto).

Seminário Helena Avelar de Astronomia e Astrologia Antiga, por Carolina Resende (Universidade de Lisboa).

Conferência do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia, por Gloria Clifton (Royal Museums Greenwich).

Ilustração representativa de produtos alimentares dentro de uma caixa

Participe nesta campanha solidária até ao dia 14 de dezembro.

Título da iniciativa a fotografia de planta

The second call for funding measures on Student Activities is open until 15 December 2023.

Logótipo do projeto, sobre uma fotografia do mar em tons de verde

Apresentação de candidaturas até 15 de dezembro de 2023.

Páginas