Neuroscience and Neuromodeling Seminar

Musical experience and the ability to read others’ emotions

Sala 8.2.15, Ciências ULisboa

Por César Lima (Iscte - Instituto Universitário de Lisboa).

Over the past two decades, there has been widespread interest in the idea that music training enhances nonmusical abilities. Debates on transfer of learning remain contentious, however, and most work to date has focused on music training effects on linguistic processing and on domain-general cognitive abilities such as IQ. Much less is known about potential transfer from music to socioemotional skills, even though social and emotional processes are central to many musical activities. In this talk, I will present a series of studies examining the role of music training and musical abilities on emotion recognition in voices and faces. The data show that musically trained adults perform better than untrained ones at recognizing emotions in emotional speech prosody (‘tone of voice’) and in purely nonverbal vocalizations, such as laughter and crying. This advantage is observed when vocal expressions are intact and when sensory/acoustic information is limited (gating paradigm), but it does not extend to the visual modality, for the recognition of facial expressions. Importantly, converging correlational and longitudinal data raise doubts about the causal role of music training in explaining the musicians’ advantage in vocal emotional processing: (1) adults with ‘naturally’ good musical abilities show enhanced performance at recognizing vocal emotions regardless of their music training, indicating that training itself is not necessary to improve vocal emotional processing; and (2) in a longitudinal study with children, we found that music training improved auditory-perceptual and motor abilities, but not vocal and facial emotional processing. Altogether, these findings indicate that music training can be associated with enhanced emotion recognition in the auditory modality, but there is currently no evidence that such enhancements reflect experience-dependent brain plasticity. Instead, we document an important role for factors other than music training (e.g., predispositions) that should be considered when discussing associations between musical and nonmusical domains.


César Lima é Professor Auxiliar de Psicologia no Iscte - Instituto Universitário de Lisboa desde 2018. A sua investigação centra-se na psicologia e neurobiologia da comunicação vocal, emoções e música. Combina métodos da psicologia experimental e da neurociência cognitiva para abordar estes tópicos, em indivíduos saudáveis de todas as idades, em populações especializadas (e.g., músicos) e em populações clínicas (e.g., com alterações neurológicas ou psiquiátricas).

Publicou mais de 45 artigos em revistas com revisão de pares incluindo a Emotion Review, Cerebral Cortex, Brain, Current Biology, Trends in Neurosciences e Nature Reviews Neuroscience. César Lima faz parte do corpo editorial das revistas Scientific Reports (categoria Neurociência) e Royal Society Open Science (categoria Psychology and Cognitive Neuroscience). Tem sido convidado para rever artigos para revistas como a Psychological Bulletin, American Psychologist, NeuroImage, ou Nature Human Behavior, e propostas de projetos de investigação para a Leverhulme Trust, Royal Society, Czech Science Foundation e Swiss National Science Foundation.

Antes de integrar o Iscte, César Lima doutorou-se em Psicologia na Universidade do Porto (2008-2011), foi investigador pós-doutorado no Institute of Cognitive Neuroscience - University College London (2012-2016) e regressou à Universidade do Porto como Investigador Auxiliar ao abrigo do programa Investigador FCT (2016-2017). O seu trabalho como investigador principal tem sido financiado pela British Academy e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

15h00
Logótipos da Sociedade Portuguesa de Física e da comemoração do respetivo Jubileu

Nesta sessão, organizada em parceria com o NFEF-FCUL, será lançado um postal dos CTT evocativo dos 50 anos da SPF e será feito o lançamento do volume 47, n.º 1 da Gazeta de Física.

Mathematical Logic Seminar, por Jaime Ramos (IST - Universidade de Lisboa).

O programa inclui a atribuição de cartas de reconhecimento de mérito aos melhores alunos que concluíram a licenciatura em Geologia ano letivo 2023, seguida da apresentação do vídeo da excursão final integradora do Mestrado em Geologia da FCUL.

Seminário Doutoral I (Doutoramento em História e Filosofia das Ciências), por Joana Lima de Oliveira.

Seminário de Formação Avançada em Jardins, Paisagens e Ambiente, por Elodie Gomes Marques (DINÂMIA'CET-Iscte - Centro de Estudos sobre a Mudança Socieconomica e o Território).

Logótipo de Ciências ULisboa, título "Dia de Ciências 2024" e frase apelando à participação

23 de abril. Virgínia Dignum, especialista Nações Unidas para IA, é oradora convidada.

Árvore florida

"Em Busca do Transcendente" é o título que o João Fontinha (aluno do Doutoramento em Matemática) escolheu para abrir o programa de primavera.

Earth Systems Seminar, por Rodrigo Amaro e Silva (IDL, Centre OIE - Mines Paris).

Logótipo da Marinha, título do programa e indicação dos cursos abrangidos

Sessão de divulgação dirigida aos alunos de Ciências das áreas das Engenharias, Matemática e Química.

Título/data/local do evento e logótipos das entidades organizadoras

An event specifically focused on technicalities & Data Science.

Talk @LASIGE, por Fernando Gallego Donoso (University of Malaga, Computational Intelligence in Biomedicine - ICB).
 

Comemorações do 30.º aniversário da VicenTuna - Tuna da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Cromeleque dos Almendres

Sessão no âmbito do ciclo de conversas "Aqui, no Universo", por Fábio Silva e Luís Tirapicos (moderação de Vânia Maia).

This 7th edition will once again gather specialists in the field of Combinatorial Optimization from several countries to present and discuss recent research work.

Título "Bolsas de Doutoramento Unite! ULisboa", logótipos das entidades promotoras e fotografia de jovem investigadora a utilizar um laptop na esplanada de um café

O 3.º concurso decorre até 30 de abril.

Logótipos do programa, de Ciências ULisboa e do GAPsi

Programa de Intervenção de Carreira, com inscrições até 26 de abril.

Fotografia de utente a interagir com um médico através de teleconsulta

O workshop, organizado pela redeSAÚDE da ULisboa, pretende explorar de que forma tecnologias de base digital emergentes na área da saúde podem contribuir para o bem-estar e para a melhoria da prestação de cuidados de saúde.

O encontro reúne cientistas, profissionais e estudantes de diferentes áreas e regiões do país focados em desenvolver a investigação marinha, em linha com a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, proclamada pelas Nações Unidas (2021-2030).

Formação modular de 13 de abril a 11 de maio - produção em permacultura.

Logótipo da ação CLEANFOREST

Forests are exposed to multiple global change drivers, wich can constrain their ability to continue providing several ecosystem services (including climate change mitigation). Assessing responses - and underlined mechanisms -  at the whole ecosystem scale is paramount for a holistic understanding of forest response to global change.

Logótipo do evento

Evento final do Projeto iSEA, com inscrições até 30 de abril.

Título e data do evento, inseridos em fotografia de cinco jovens em contexto de investigação

Pré-inscrições já disponíveis!

Título e data do workshop

Workshop no âmbito da recente adesão da Universidade de Lisboa à CoARA - Coalition for Advancing Research Assessment.

Título e datas de candidatura do programa, sobre um padrão em tons de roxo e laranja

Submissão de candidaturas até 14 de maio.

Título do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Páginas