Neuroscience and Neuromodeling Seminar

Musical experience and the ability to read others’ emotions

Sala 8.2.15, Ciências ULisboa

Por César Lima (Iscte - Instituto Universitário de Lisboa).

Over the past two decades, there has been widespread interest in the idea that music training enhances nonmusical abilities. Debates on transfer of learning remain contentious, however, and most work to date has focused on music training effects on linguistic processing and on domain-general cognitive abilities such as IQ. Much less is known about potential transfer from music to socioemotional skills, even though social and emotional processes are central to many musical activities. In this talk, I will present a series of studies examining the role of music training and musical abilities on emotion recognition in voices and faces. The data show that musically trained adults perform better than untrained ones at recognizing emotions in emotional speech prosody (‘tone of voice’) and in purely nonverbal vocalizations, such as laughter and crying. This advantage is observed when vocal expressions are intact and when sensory/acoustic information is limited (gating paradigm), but it does not extend to the visual modality, for the recognition of facial expressions. Importantly, converging correlational and longitudinal data raise doubts about the causal role of music training in explaining the musicians’ advantage in vocal emotional processing: (1) adults with ‘naturally’ good musical abilities show enhanced performance at recognizing vocal emotions regardless of their music training, indicating that training itself is not necessary to improve vocal emotional processing; and (2) in a longitudinal study with children, we found that music training improved auditory-perceptual and motor abilities, but not vocal and facial emotional processing. Altogether, these findings indicate that music training can be associated with enhanced emotion recognition in the auditory modality, but there is currently no evidence that such enhancements reflect experience-dependent brain plasticity. Instead, we document an important role for factors other than music training (e.g., predispositions) that should be considered when discussing associations between musical and nonmusical domains.


César Lima é Professor Auxiliar de Psicologia no Iscte - Instituto Universitário de Lisboa desde 2018. A sua investigação centra-se na psicologia e neurobiologia da comunicação vocal, emoções e música. Combina métodos da psicologia experimental e da neurociência cognitiva para abordar estes tópicos, em indivíduos saudáveis de todas as idades, em populações especializadas (e.g., músicos) e em populações clínicas (e.g., com alterações neurológicas ou psiquiátricas).

Publicou mais de 45 artigos em revistas com revisão de pares incluindo a Emotion Review, Cerebral Cortex, Brain, Current Biology, Trends in Neurosciences e Nature Reviews Neuroscience. César Lima faz parte do corpo editorial das revistas Scientific Reports (categoria Neurociência) e Royal Society Open Science (categoria Psychology and Cognitive Neuroscience). Tem sido convidado para rever artigos para revistas como a Psychological Bulletin, American Psychologist, NeuroImage, ou Nature Human Behavior, e propostas de projetos de investigação para a Leverhulme Trust, Royal Society, Czech Science Foundation e Swiss National Science Foundation.

Antes de integrar o Iscte, César Lima doutorou-se em Psicologia na Universidade do Porto (2008-2011), foi investigador pós-doutorado no Institute of Cognitive Neuroscience - University College London (2012-2016) e regressou à Universidade do Porto como Investigador Auxiliar ao abrigo do programa Investigador FCT (2016-2017). O seu trabalho como investigador principal tem sido financiado pela British Academy e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

15h00

Seminários por Daniel Sequeira e Emily Croasdale.

Título/data/local do evento e fotografia de cruzamento bastante movimentado

Conferência da redeMOV, por Ana Rita Martins (IST-ULisboa).

Logótipos CIÊNCIAS/CEAUL, indicação do título/data/orador e representação do cérebro humano

Participants will be introduced to using R in real life situations. From the start, this hands-on practical workshop will focus on following good programming and data analysis practices. 

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Título "Quem são as mulheres do LIP na experiência ATLAS do CERN? - um encontro de gerações"

Um encontro que homenageia as várias gerações de mulheres do grupo do LIP que participam na experiência ATLAS, no colisionador LHC do CERN. Este evento celebra décadas de liderança e contributos femininos num dos maiores projetos científicos do mundo.

Seminário de Lógica Matemática, por Luís Pereira (Universidade de Lisboa).

Título/data/local do evento e logótipos das entidades organizadoras

O evento permite aos mestrandos em dissertação apresentar e discutir os seus projetos no ambiente de um congresso científico.

Título/data/local do evento e logótipo Ciência Viva

Teresa Correia, estudante de Engenharia Física de CIÊNCIAS, participa nesta iniciativa.

Foto do retrato do Professor João Cosme Guerreiro no Grande Auditório de CIÊNCIAS.

Sessão comemorativa, a realizar na ocasião da colocação do retrato do Professor João Guerreiro no Grande Auditório, bem como de um póster a ele relativo no átrio do edifício C3.

António Cruz Serra

A cerimónia decorre no Pavilhão de Portugal, pelas 17h00 do dia 12 de fevereiro.

Logótipo do projeto

Formação no âmbito da 22.ª edição do projeto "Observar e Aprender", com inscrições até 10 de fevereiro.

Seminário de Análise e Equações Diferenciais, por Mitchell A. Taylor (ETH Zurich).

Fotografia de João Paulo Dias

O Departamento de Matemática convida à participação neste evento especial de comemoração dos 80 anos do Professor João Paulo Dias, que reúne amigos e colaboradores do docente.

Título/data/local do evento e fotografia de livros abertos sobre uma mesa

A jornada de um mestrado ou doutoramento vai além dos desafios académicos - envolve também gerir emoções e lidar com pressões que podem impactar o desempenho e o bem-estar.

Título e datas de candidaturas aos prémios, sobre uma imagem abstrata

Candidaturas abertas até 14 de fevereiro - em 2025, serão atribuídos 26 Prémios e 52 Menções Honrosas.

Composição do logótipo da ULisboa e de representação do rosto humano à base de relógios

Consegue comunicar eficazmente a sua investigação de doutoramento em 3 minutos?

Fotografia de Carlos Paredes

Concerto no âmbito do programa Música na Universidade de Lisboa.

Título do curso, sobre uma fotografia do Large Hadron Collider

The objective of the course is to introduce the physics, analysis methods and results on the physics areas covered by the LHC experiments.

A reunião, aberta a toda a comunidade estudantil, tem como objetivo esclarecer os mecanismos processuais de formalização de todas as realidades associativas existentes, a potencial criação de novas e a implementação e funcionamento futuros do FAC

Título/data/local do evento e fotografia do orador

Talk @DI, por Alex Davidson (DI/FCUL).

Banner do Dia do DEGGE 2025.

Um evento dedicado às três áreas de estudo do Dia do Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia: Engenharia da Energia e Ambiente; Meteorologia, Oceanografia e Geofísica; Engenharia Geoespacial.

Título/data do programa, logótipo da ULisboa e fotografia de jovem a ouvir música de olhos fechados

Uma introdução à prática de meditação onde vais aprender a gerir as tuas emoções, pensamentos e desenvolver um relacionamento saudável contigo e com os outros - inscrições até 21 de fevereiro.

Título/data/local do evento e fotografia de vegetais

Workshop hands-on, dirigido a todos os estudantes da ULisboa.

Pormenor de pessoa sentada a ler um livro

Maiores de 50 anos - Candidaturas até 14 de fevereiro.

Seminário de Geometria, por Marcos Petrúcio Cavalcante (Universidade Federal de Alagoas - UFAL).

Páginas