Neuroscience and Neuromodeling Seminar

Musical experience and the ability to read others’ emotions

Sala 8.2.15, Ciências ULisboa

Por César Lima (Iscte - Instituto Universitário de Lisboa).

Over the past two decades, there has been widespread interest in the idea that music training enhances nonmusical abilities. Debates on transfer of learning remain contentious, however, and most work to date has focused on music training effects on linguistic processing and on domain-general cognitive abilities such as IQ. Much less is known about potential transfer from music to socioemotional skills, even though social and emotional processes are central to many musical activities. In this talk, I will present a series of studies examining the role of music training and musical abilities on emotion recognition in voices and faces. The data show that musically trained adults perform better than untrained ones at recognizing emotions in emotional speech prosody (‘tone of voice’) and in purely nonverbal vocalizations, such as laughter and crying. This advantage is observed when vocal expressions are intact and when sensory/acoustic information is limited (gating paradigm), but it does not extend to the visual modality, for the recognition of facial expressions. Importantly, converging correlational and longitudinal data raise doubts about the causal role of music training in explaining the musicians’ advantage in vocal emotional processing: (1) adults with ‘naturally’ good musical abilities show enhanced performance at recognizing vocal emotions regardless of their music training, indicating that training itself is not necessary to improve vocal emotional processing; and (2) in a longitudinal study with children, we found that music training improved auditory-perceptual and motor abilities, but not vocal and facial emotional processing. Altogether, these findings indicate that music training can be associated with enhanced emotion recognition in the auditory modality, but there is currently no evidence that such enhancements reflect experience-dependent brain plasticity. Instead, we document an important role for factors other than music training (e.g., predispositions) that should be considered when discussing associations between musical and nonmusical domains.


César Lima é Professor Auxiliar de Psicologia no Iscte - Instituto Universitário de Lisboa desde 2018. A sua investigação centra-se na psicologia e neurobiologia da comunicação vocal, emoções e música. Combina métodos da psicologia experimental e da neurociência cognitiva para abordar estes tópicos, em indivíduos saudáveis de todas as idades, em populações especializadas (e.g., músicos) e em populações clínicas (e.g., com alterações neurológicas ou psiquiátricas).

Publicou mais de 45 artigos em revistas com revisão de pares incluindo a Emotion Review, Cerebral Cortex, Brain, Current Biology, Trends in Neurosciences e Nature Reviews Neuroscience. César Lima faz parte do corpo editorial das revistas Scientific Reports (categoria Neurociência) e Royal Society Open Science (categoria Psychology and Cognitive Neuroscience). Tem sido convidado para rever artigos para revistas como a Psychological Bulletin, American Psychologist, NeuroImage, ou Nature Human Behavior, e propostas de projetos de investigação para a Leverhulme Trust, Royal Society, Czech Science Foundation e Swiss National Science Foundation.

Antes de integrar o Iscte, César Lima doutorou-se em Psicologia na Universidade do Porto (2008-2011), foi investigador pós-doutorado no Institute of Cognitive Neuroscience - University College London (2012-2016) e regressou à Universidade do Porto como Investigador Auxiliar ao abrigo do programa Investigador FCT (2016-2017). O seu trabalho como investigador principal tem sido financiado pela British Academy e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

15h00

Lisbon Webinar in Analysis and Differential Equations, por Anthony Gauvan (Institut Mathématiques d’Orsay).

Título e data do evento, sobre fotografia de paisagem polar

Neste evento, a elite mundial de exploradores e cientistas partilhará com o público as descobertas mais recentes, as tecnologias mais inovadoras e as novas missões que prometem revolucionar o futuro do espaço, dos oceanos e do planeta.

Título/data do evento e representação de vírus

O congresso visa estimular uma reflexão alargada sobre o período pós-pandémico de COVID-19.

Hi-Phi Seminar, por Gonçalo Martins (CFCUL) e Pier Luigi Pireddu (CIUHCT).

A joint organization between Luisa Fiorot (Dipartimento di Matematica ”Tullio Levi-Civita”, Padova, Italy) and Teresa Monteiro Fernandes (CMAFcIO, FCUL, Portugal).

A short course by Luisa Fiorot (Dipartimento di Matematica ”Tullio Levi-Civita”, Padova, Italy).

Título/data do evento e logótipos das entidades organizadoras

Uma oportunidade para debater o tema do Doutoramento em Ambiente Empresarial e para refletir sobre a importante temática do relacionamento entre a academia e as empresas - inscrições a decorrer.

Fotografia do mar, titulo dos cursos e logótipos das entidades promotoras

Brevemente serão disponibilizados mais 6 cursos, estando já previsto um na área da Biotecnologia Marinha, programado para início de outubro.

Título do evento e representação de átomo

O principal objetivo desta formação é capacitar doutorandos e doutorados de instituições de ensino superior e centros de investigação para os temas de empreendedorismo, inovação e transferência de conhecimento, permitindo-lhes perceber de que forma podem potenciar ainda mais o impacto gerado pelo

Colóquio de Matemática, por Jean-Baptiste Casteras (CMAFcIO, FCUL).

Seminário Helena Avelar de Astronomia e Astrologia Antiga, por Eunice Santos (Universidade de Lisboa).

Workshop organizado por Luís Ribeiro e Francisco Malta Romeiras (CIUHCT), com a participação de investigadores cujo trabalho incide sobre o "early modern knowledge."

Sessão no âmbito do Lisbon Workshop Series.

Ação de formação para docentes, por Sofia Sá.

Título do evento e fotografia de participantes numa sessão

O prazo de submissão de resumos termina no dia 30 de abril.

Logótipo da iniciativa e fotografia de dois investigadores

Ciência Aberta e Inovação: uma abordagem colaborativa, transparente e acessível.

Título do evento e fotografia de utilizador de computador

Curso com candidaturas a decorrer.

Título do evento e fotografia de dois estudantes

Candidaturas para estudantes regulares da ULisboa até 28 de março de 2023.

Conferência do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia, por Quintino Lopes (IHC, NOVA FCSH / U. Évora).

Logótipo do prémio

As candidaturas à 10.ª edição decorrem até 30 de junho de 2023.

As candidaturas estão abertas até 26 de maio de 2023.

Logótipo do programa, sobre um fundo amarelo

Inscrições para Monitores até 31 de maio.

Título/data do evento, logótipo da Rede MAR e fotografia do mar

Applications from 01 June to 15 June 2023.

Logótipo do CFTC, título e datas dos estágios

Three-weeks working on a project with a Researcher as a Supervisor, along with other workshops and activities - open to BSc or MSc students in Physics, Engineering Physics, Biomedical Engineering or other related fields.​

The course aims at enabling the participants to use different methods to measure the impacts of pollutants on ecosystems. Basic knowledge will be provided through theoretical and practical lessons on how to select and use the most suitable metrics based on the analysis of multiple compartments of the ecosystems.

Páginas