Neuroscience and Neuromodeling Seminar

Musical experience and the ability to read others’ emotions

Sala 8.2.15, Ciências ULisboa

Por César Lima (Iscte - Instituto Universitário de Lisboa).

Over the past two decades, there has been widespread interest in the idea that music training enhances nonmusical abilities. Debates on transfer of learning remain contentious, however, and most work to date has focused on music training effects on linguistic processing and on domain-general cognitive abilities such as IQ. Much less is known about potential transfer from music to socioemotional skills, even though social and emotional processes are central to many musical activities. In this talk, I will present a series of studies examining the role of music training and musical abilities on emotion recognition in voices and faces. The data show that musically trained adults perform better than untrained ones at recognizing emotions in emotional speech prosody (‘tone of voice’) and in purely nonverbal vocalizations, such as laughter and crying. This advantage is observed when vocal expressions are intact and when sensory/acoustic information is limited (gating paradigm), but it does not extend to the visual modality, for the recognition of facial expressions. Importantly, converging correlational and longitudinal data raise doubts about the causal role of music training in explaining the musicians’ advantage in vocal emotional processing: (1) adults with ‘naturally’ good musical abilities show enhanced performance at recognizing vocal emotions regardless of their music training, indicating that training itself is not necessary to improve vocal emotional processing; and (2) in a longitudinal study with children, we found that music training improved auditory-perceptual and motor abilities, but not vocal and facial emotional processing. Altogether, these findings indicate that music training can be associated with enhanced emotion recognition in the auditory modality, but there is currently no evidence that such enhancements reflect experience-dependent brain plasticity. Instead, we document an important role for factors other than music training (e.g., predispositions) that should be considered when discussing associations between musical and nonmusical domains.


César Lima é Professor Auxiliar de Psicologia no Iscte - Instituto Universitário de Lisboa desde 2018. A sua investigação centra-se na psicologia e neurobiologia da comunicação vocal, emoções e música. Combina métodos da psicologia experimental e da neurociência cognitiva para abordar estes tópicos, em indivíduos saudáveis de todas as idades, em populações especializadas (e.g., músicos) e em populações clínicas (e.g., com alterações neurológicas ou psiquiátricas).

Publicou mais de 45 artigos em revistas com revisão de pares incluindo a Emotion Review, Cerebral Cortex, Brain, Current Biology, Trends in Neurosciences e Nature Reviews Neuroscience. César Lima faz parte do corpo editorial das revistas Scientific Reports (categoria Neurociência) e Royal Society Open Science (categoria Psychology and Cognitive Neuroscience). Tem sido convidado para rever artigos para revistas como a Psychological Bulletin, American Psychologist, NeuroImage, ou Nature Human Behavior, e propostas de projetos de investigação para a Leverhulme Trust, Royal Society, Czech Science Foundation e Swiss National Science Foundation.

Antes de integrar o Iscte, César Lima doutorou-se em Psicologia na Universidade do Porto (2008-2011), foi investigador pós-doutorado no Institute of Cognitive Neuroscience - University College London (2012-2016) e regressou à Universidade do Porto como Investigador Auxiliar ao abrigo do programa Investigador FCT (2016-2017). O seu trabalho como investigador principal tem sido financiado pela British Academy e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

15h00
Logótipo do Programa ULTRA e fotografia de professor

A Universidade de Lisboa na Transformação e Reformulação das Aprendizagens - as inscrições para a 2.ª edição do programa terminam no dia 19 de setembro.

Geometry and Physics Seminar, por Pedro M. Silva (CMAFcIO).

O Museu Nacional de História Natural e da Ciência volta a dinamizar atividades associadas às Jornadas Europeias do Património, em 2024 subordinadas ao tema "Rotas, Redes e Conexões"

RSS Meetup, por Mário Silva.

Logótipo do Workshop

O exercício físico faz parte das recomendações médicas para manter a autonomia motora. Uma das práticas de exercício mais eficaz para manter a forma é a dança, a resposta do nosso corpo à musica.

Data e logótipo do evento

Uma iniciativa dirigida a escolas, estudantes, professores e encarregados de educação, com várias atividades que prometem divertir, ensinar e desmistificar a ciência

Evento no âmbito do Dia Internacional das Ataxias.

Título/data/local do evento, logótipos das entidades envolvidas e representação de face humana

With the motto “Being Human in the Age of Artificial Intelligence”, the aim is to explore the impact of some aspects of AI on our society and what it means to be human in the age of Artificial Intelligence. Being human is to act, think and feel in certain ways. The omnipresence of AI in contemporary society will insurmountably and irreversibly change the way we are.

Título/data/local do evento e representação de material agrícola

A HortaFCUL, em conjunto com o permacultor e agroecólogo Manuel Botelho, propõe-te uma oficina para ficares a saber as técnicas e os cuidados essenciais para gerir um ecossistema agroflorestal.

Logótipo do projeto "Observar e Aprender"

O projeto Observar e Aprender visa estimular a atividade de docência no Ensino Superior, promovendo espaços de experimentação e apoio aos docentes da ULisboa, constituindo-se como um fórum de formação interdisciplinar.

Um dia para aprender sobre produção caseira de cogumelos, da teoria à prática! Cada participante leva consigo um kit de cogumelos produzido nesta tarde e ainda todo o conhecimento para o fazer novamente, de forma autónoma!

Pormenor de mão a apontar para o ecrã de um computador portátil

As inscrições para a edição de 2024 (workshops 4, 5 e 6) encontram-se abertas até às 17h do dia 22 de setembro.

O outono aproxima-se a passos largos e não tarda está aí o inverno... que alimentos se cultivam nesta altura do ano? Não sabes quais e como? Tens um terreno ao qual gostarias de dar algum uso?

Data e logótipo do evento

Workshop on Biomedical Engineering - Be careful! This is the event that will increase your blood pressure! WBME is the free-entrance event that you surely will not want to miss! 

Logótipo de Ciências ULisboa, título/data do evento, título "Time for Science, Science of Time" e representação gráfica de ampulheta

Join us on October 22 (Tuesday) for the 6th edition of Ciências Research & Innovation Day: an opportunity for faculty, researchers and innovators to share their work with both the internal and external community, fostering collaboration and networking.

Logótipo e data do evento

O primeiro Tropical Summit visa reunir líderes de todo o mundo para abordar os desafios tropicais mais prementes.

Imagem do evento - título, local e data do evento

Investigação Ecológica ao Serviço da Conservação

A leading venue for presenting and discussing the latest research, industrial practice and innovations in dependable and secure computing.