Curso livre

Can we know everything with Science?

Undecidabilty, Quantum Mechanics and Chaos

Sala 8.2.16, Ciências ULisboa

Por Álvaro Perales Eceiza (Universidad de Alcalá).

In this 8-hour course with contents of physics, mathematics and philosophy of science, we will study the theories that a priori suppose a limit to the knowledge we can acquire about nature and the predictions of its future behavior, focusing on Undecidability (Gödel, Turing) and its manifestations in physics.

Contents of the course:

1. Introduction
    Can we know everything with science? Determinism, Reductionism, Predictability, Emergence

2. Chaos and Quantum Mechanics
    Chaos. Nonlinear equations and sensitivity to initial conditions. Examples
    QM. Uncertainty principle. Wave function and Schördinger equation. Superposition and entanglement. Measurement problem and interpretations of QM

3. Undecidability in Mathematics
    Axiomatic systems: From Euclid to Principia Mathematica
    K. Gödel: Undecidability and Incompleteness in Maths
    A. Turing. Universal Turing machine and halting problem
    Algorithmic Information Theory. Kolmogorov-Chaitin Complexity
    Extensions to other mathematical systems

4. Undecidability in Physics
    Undecidability in the physical world?
    Mappings from mathematical systems to physical systems
    Some results of undecidability in classical and quantum systems

5. Summary, open problems and discussion
    Are there fundamental limits to knowledge about nature?

Schedule:

• 23/05, Tue: 10h-13h
  • 24/05, Wed: 10h30-13h
  • 25/05, Thu: 10h30-13h
CFCUL - Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa
Pormenor de homem a folhear um livro

M50 - Programa de Formação Universitária para Maiores de 50 anos.

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Pedro Jorge (Departamento de Física, Faculdade de Ciências, Universidade do Porto, and Centro de Fotónica Aplicada do INESC TEC, Portugal).

Seminário Doutoral II (Doutoramento em Biologia), por Ana Sofia Lopes.

Seminário do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Centro de Matemática Computacional e Estocástica, por Bruno Santos (Stockholm University, Sweden).

Seminário de Pós-graduação (Doutoramento em Biologia), por Diogo Roque.

Fotografia de árvores sem folhas e de bancos de jardim

Estudantes de pós-graduação em Matemática da Faculdade de Ciências da ULisboa falam, de forma descontraída e informal, sobre o seu trabalho.

Fotografia de sinal identificativo de vinha

Apresentação de candidaturas até 28 de fevereiro.

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Carlota Andrés  (LIP).

Hi-Phi Seminar, por Ana Simões (CIUHCT/Ciências) e Ana Matilde Sousa (CIEBA/FBAUL).

Conferência do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia, por Luís Campos Ribeiro (CIUHCT, Ciências ULisboa).

Iconografia representando um casal masculino/feminino e diversas áreas científicas

A maior feira de Mestrados e Pós-Graduações, agora também no Algarve.

Título/data/local do evento, logótipo do projeto e fotografia da oradora

Seminário TWIN2PIPSA, por Sophie Jackson (Yusuf Hamied Department of Chemistry, University of Cambridge).

Mathematical Logic Seminar, por Maria Osório Costa (CMAFcIO, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa).

Título do evento, sobre uma fotografia do Large Hadron Collider

The objective of the course is to introduce the physics, analysis methods and results on the physics areas covered by the LHC experiments.

Theory of Computing Seminar, por Mateusz Skomra (LAAS/CNRS).

Seminário Conjunto CFCUL / Rede Ibérica de Filosofia das Ciências, por Saúl Pérez-González (Universidad de Valencia).

Seminário Doutoral II (Doutoramento em Biologia), por Susana Martins.

Colóquio de Matemática, por José Francisco Rodrigues (DM-Ciências ULisboa).

Pormenor de robô

Nesta sessão, serão descritos os funcionamentos dos vários mestrados, as suas estruturas curriculares, e os horizontes profissionais que oferecem.

CIUHCT Distinguished Lecture, por María M. Portuondo (Johns Hopkins University).

Título/data/local do evento e logótipos dos organizadores

O Departamento de Matemática e o Núcleo de Estudantes de Matemática e Matemática Aplicada associam-se às celebrações do Dia Internacional da Matemática.

Título/data do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Seminário do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Centro de Matemática Computacional e Estocástica, por Gustavo Soutinho (Faculdade de Economia da Universidade do Porto - FEP e Instituto Superior de Saúde Pública da Universidade do Porto - ISPUP).

Logótipo do Dia Internacional da Matemática, sobre um fundo branco

Atividades a decorrer em Ciências ULisboa nos dias 13 e 14 de março.

Seminário de Formação Avançada em Jardins, Paisagens e Ambiente, por Pier Luigi Pireddu (CIUHCT - ULisboa).