Semana da Ciência e da Tecnologia

Vinho com Ciência

Clube Ciências (Edifício C6), FCUL, Lisboa
Imagem ilustrativa do evento, acompanhada de um cacho de uvas, sobre um fundo representando a calçada portuguesa

A tertúlia Vinho com Ciência é um evento promovido anualmente pelo Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas (BioISI) da Faculdade de Ciências de forma a celebrar a ciência e despertar o interesse do público em geral e assinalar o dia Nacional da Cultura Científica, 24 de novembro. Este dia foi instaurado em Portugal desde 1996 em homenagem a Rómulo de Carvalho, o professor de Física e Química responsável pela promoção do ensino de ciência e da cultura científica em solo nacional.

Este ano o evento Tertúlia Vinho com Ciência é coorganizado pelo GPS Lab e irá ter lugar no dia 22 de novembro de 2019, pelas 18h no bar do Edifício C6 da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Na sua quinta edição este evento será dedicado à temática “Lisboa, a cidade onde a ciência e a vinha se encontram” onde cerca de 70 participantes terão uma experiência única que alia o conhecimento do projeto das vinhas de Lisboa e da investigação que se faz no BioISI, na área da sustentabilidade da viticultura e do vinho, a uma experiência sensorial, artística e musical única.

Este evento terá como parceiros a Câmara Municipal de Lisboa e a Casa Agrícola Nicolau e contará com atividades culturais promovidas pela artista plástica Camila Beirão dos Reis e pelo fadista Carlos Daniel acompanhado por Pedro Ferreira na guitarra portuguesa e Diogo Abreu na viola.

A entrada é livre mediante inscrição prévia.

Por Luís Pereira (Instituto Superior Técnico).

Imagem ilustrativa do evento, acompanhada do respetivo título, datas e informações adicionais

O Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa (MUHNAC) volta a participar em mais uma edição das Jornadas Europeias do Património, este ano dedicadas ao tema Educação e Património.

Por Joana Fernandes (MULTICARE).

Imagem estilizada do continente europeu, associada ao logótipo "European Strategy Update"

Uma reflexão centrada na recente atualização da Estratégia Europeia para a Física de Partículas pelo Conselho do CERN.

Logótipo UNITE! Dialogue Meeting, sobre uma imagem estilizada do globo

De 29 de setembro a 1 de outubro, irá decorrer a 2.ª UNITE! Dialogue Meeting, organizado pela Universidade de Lisboa. O evento será realizado em formato digital.

De onde vêm todos os compostos que te permitem estar a ver esta mensagem ou notícia no teu smartphone ou computador? Será possível montá-lo sem toda uma cadeia de impactes sociais e económicos?

O principal objetivo desta iniciativa centra-se em atrair fotógrafos profissionais e amadores a submeter trabalhos de excelência produzidos em Portugal e nos países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP) e fomentar práticas de observação, conhecimento e registo através

Formação sobre gestão da ansiedade - inscrições a decorrer!

As sessões são online e realizam-se nos dias 01, 22 e 29 de outubro, 05 e 12 de novembro.

Fotografia de Alunos de Ciências

A sessão de boas-vindas irá decorrer na sexta-feira, dia 09 de outubro, no Grande Auditório da Faculdade, localizado no edifício C3, piso 2. Contará com a presença de Luís Carriço, Diretor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

O cE3c - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais está mais uma vez a organizar o Seminário cE3c I, que irá decorrer no 1.º semestre do ano letivo 2020/2021 na Faculdade de Ciências.

Ciências ULisboa associa-se ao maior evento mundial sobre inovação para a sustentabilidade - “The Planetiers World Gathering” - que terá lugar no Altice Arena entre 21 e 23 de outubro de 2020, sob os auspícios da

Fotografia de caminhantes numa montanha

Suspensão motivada pela aplicação do plano de contingência da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, na sequência das orientações da Direção-Geral de Saúde e das recomendações por parte da Reitoria da Universidade de Lisboa, relativamente ao novo Coronavírus (COVID

Leitura e escrita são a base fundacional de todas as literacias e a condição primeira para o juízo compreensivo e crítico, o enriquecimento cultural, a formação estética e a memória individual e coletiva das sociedades.

Fotografia de ilha no Oceano Pacífico

A Direção-Geral de Política do Mar, na qualidade de operador do Programa Crescimento Azul do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu 2014/2021 (EEA Grants), lançou recentemente o

Imagem ilustrativa do prémio (fotografia de rosto de um jovem, metade humana e metade "computorizada", acompanhada do título da iniciativa e do slogan "Um Milhão para a Inovação"

Novo prazo de candidatura a decorrer até ao dia 31 de outubro de 2020.

IN3+  | Um Milhão para a Inovação.

Overview: Currently, climate changes or alterations are known to be reflected on the stable isotope ratios of Hydrogen, Nitrogen, Carbon, Oxygen and Sulphur present in atmospheric gas forms, fresh or ocean water, as well as in plants and animals and organi

Objectives: Evolutionary theory provides a framework for understanding all living systems.

Objectives: To introduce participants to the details of communicating science to non-specialized audiences, including, but not exclusive to, public and private stakeholders, students and teachers, and media professionals.

Objectives: Natural history museums are privileged spaces for seminal research on different subjects of biological sciences such as biodiversity, evolution, ecology, biogeography and taxonomy.

Objectives: Provide students with basic workflows, platforms and tools to increase reproducibility at all scientific levels.

Objectives: Under the general framework of Global Change Ecology, the goal of this course is to provide the participants with the most recent and practical knowledge on the use of Functional Diversity.