Semana da Ciência e da Tecnologia

Vinho com Ciência

Clube Ciências (Edifício C6), FCUL, Lisboa
Imagem ilustrativa do evento, acompanhada de um cacho de uvas, sobre um fundo representando a calçada portuguesa

A tertúlia Vinho com Ciência é um evento promovido anualmente pelo Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas (BioISI) da Faculdade de Ciências de forma a celebrar a ciência e despertar o interesse do público em geral e assinalar o dia Nacional da Cultura Científica, 24 de novembro. Este dia foi instaurado em Portugal desde 1996 em homenagem a Rómulo de Carvalho, o professor de Física e Química responsável pela promoção do ensino de ciência e da cultura científica em solo nacional.

Este ano o evento Tertúlia Vinho com Ciência é coorganizado pelo GPS Lab e irá ter lugar no dia 22 de novembro de 2019, pelas 18h no bar do Edifício C6 da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Na sua quinta edição este evento será dedicado à temática “Lisboa, a cidade onde a ciência e a vinha se encontram” onde cerca de 70 participantes terão uma experiência única que alia o conhecimento do projeto das vinhas de Lisboa e da investigação que se faz no BioISI, na área da sustentabilidade da viticultura e do vinho, a uma experiência sensorial, artística e musical única.

Este evento terá como parceiros a Câmara Municipal de Lisboa e a Casa Agrícola Nicolau e contará com atividades culturais promovidas pela artista plástica Camila Beirão dos Reis e pelo fadista Carlos Daniel acompanhado por Pedro Ferreira na guitarra portuguesa e Diogo Abreu na viola.

A entrada é livre mediante inscrição prévia.

Isabel José Capelo Ferreira Nobre defende a dissertação "Formações e classes de Fitting".

Por Ederson Moreira dos Santos (Universidade de São Paulo - São Carlos - Brazil).

Miguel Ângelo Teixeira Queirós defende a dissertação "Pneumococcal adaptation: from colonization to disease".

Sara Martins Teixeira defende a dissertação "Diagnosis of Inflammatory Rheumatic Diseases: Preliminary Approach by Metabolomics".

Júri das provas:

Anabela Barreiro Gomes Vilares Bendada Esteves defende a tese "Genetic study of Toxoplasma gondii strains isolated from humans and animals".

Imagem ilustrativa do evento, acompanhada de várias informações (título, dia, hora, local, orador e entidades participantes)

Por José Díez (Universidad de Barcelona, Espanha).

Diogo Domingues Ferreira defende a dissertação "Avaliação e otimização da incerteza de constantes cinéticas de fotodegradação determinadas pelo Método de Monte Carlo".

Membros do Júri:

Cristiana Costa de Almeida defende a dissertação "Previsão de Séries Temporais Financeiras: Uma Abordagem com Long Short-term Memory Deep Neural Networks".

Catarina Pires de Almeida Rosa defende a dissertação "Bird talk, the soap opera: vocal and behavioural repertoire of a zoo population of rainbow lorikeets (Trichoglossus moluccanus)".

Júri das provas:

Speaker: Ana Mourão (Departamento de Física e CENTRA - Centro de Astrofísica e Gravitação,  Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa).

Por Luís Antunes (Instituto Português de Oncologia do Porto).

Por Rogério Henriques (Presidente da Multicare).

Formadores: Bruna Francisco & Inês Ventura (GAPsi-Gabinete de Apoio Psicopedagógico).

Por Joana Portugal Pereira (Universidade Federal do Rio de Janeiro, Imperial College London e IPCC).

Miguel Simões Nunes defende a dissertação "Understanding the differentiation process of western Mediterranean butterflies: the case studies of Lycaena and Melanargia".

Júri das provas:

Diogo Rafael Santos Pereira defende a dissertação "Palm leaf fungi in Portugal: ecological, morphological and phylogenetic approaches".

Por Pedro Simões (EE-cE3c).

Ana Catarina Piedade Miranda defende a dissertação "Modelo de Propensão à Conversão".

Orientação: Maria Isabel Fraga Alves.

João Guilherme Figueira Lopes Frazão defende a dissertação "The genomic impact of deleterious mutations in isolation with migration models".

Júri das provas:

Francisco Manuel Vieira Bretes defende a dissertação "Using micropatterning of hiPSCs to induce PGC formation".

Júri das provas:

Pedro Miguel Rosa Tremoceiro defende a dissertação "Burden of Healthcare-Associated Infections in Mainland Portugal: DALYs and Costs".

Orientação: Maria Isabel Barão.

Novas Exposições em Ciências ULisboa

As exposições E3 e The Eagle Has Landed chegam a Ciências ULisboa, nomeadamente aos espaços expositivos dos edifícios C6 (átrio) e C4 (Galeria Ciências).

Imagem ilustrativa das exposições "The Eagle Has Landed" e "E3 - Einstein, Eddington e o Eclipse"

A exposição E3 - Einstein, Eddington e o Eclipse centra-se em aspetos históricos de duas expedições astronómicas britânicas, uma liderada pelo astrónomo Eddington, que se dirigiu à ilha do Príncipe e a outra que rumou ao Sobral, Brasil.