Infiltrações | Ciência - Arte - Filosofia

Aulas de Movimento

Sala 6.2.46, FCUL, Lisboa
SAP Lab / CFCUL

O que a arte e a ciência têm em comum? Aparentemente, muito pouco. No entanto, a criação artística e a investigação científica são muito semelhantes. Começamos então pelo princípio: criar infiltrações da arte na ciência e da ciência na arte através do movimento.

O movimento, improvisado ou coreografado, faz parte do dia-a-dia de cada ser humano, por mais imóvel que esteja, ou ainda que tenha uma condição física com bastantes limitações. Mover uma pálpebra, o dedo mindinho da mão esquerda, o braço direito para apanhar uma laranja, virar a cabeça porque se ouviu algo, mover as pernas para caminhar em direcção a um lugar, ou mesmo a lugar nenhum, mover a boca e os maxilares para comer, improvisar uma dança à chuva, correr na praia, mover-se a brincar na água da piscina.

Estudar na universidade é sempre um desafio, especialmente numa cidade como Lisboa, em que uma parte dos estudantes move-se imenso tempo por entre transportes públicos entre casa e a faculdade/universidade. Por outro lado, ser aluno de cursos não artísticos exige um grau de imobilidade grande, para além da paciência, persistência e paixão; todas estas características são, curiosamente, importantes em movimento. Propomos assim, aos estudantes que tiverem interesse e curiosidade, que se juntem a nós, Ângelo Cid Neto e Telma João Santos, uma vez por semana, para nos movermos, livremente, coreografadamente, com música, sem música, com foco e concentração, ou só para estarmos juntos em movimento.

Todas as quartas-feiras de 22 de fevereiro a 26 de julho de 2017, das 18h00 às 20h00
SAP Lab / CFCUL - Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por João Amaral (Department of Physics and CICECO, University of Aveiro, Portugal).

Bodião-limpador "em ação"

Seminário Doutoral II (Doutoramento em Biologia), por Beatriz Palinhos Pereira.

Seminário de Análise e Equações Diferenciais, por Wladimir Neves (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Seminário de Lógica Matemática, por Joaquim Waddington (UERJ/UCL).

Título/data/local do evento, logótipos das entidades organizadoras e fotografia de peixe

The event aims to facilitate the exchange of information and knowledge among professionals to advance the understanding, collaboration and capabilities of aquaculture to respond to the impact of climate change in a rapidly changing global environment.

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por John Carter (Mars Express (ESA) - PI OMEGA).

Seminário de Análise e Equações Diferenciais, por Itamar Oliveira (University of Birmingham).

Composição do logótipo da ULisboa e de representação do rosto humano à base de relógios

22 de maio - dois dos doze finalistas da competição são alunos de CIÊNCIAS.

Pavilhão de Portugal

22 de maio - na data em que se assinalam 27 anos da abertura da Expo’98, o Pavilhão de Portugal abre as portas do Torreão.

Pintura abstrata azul e rosa

Seminário de Análise e Equações Diferenciais, por Leonid Berlyand (Penn State University).

Technovation Girls Challenge Portugal - Final

Ciências ULisboa recebe 400 participantes para o evento final do Technovation Girls Challenge Portugal.

Seminário do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, por Pier-Stefano Corasaniti (Observatoire de Paris-Meudon, France).

Um programa estruturado que combina discussões em grupo, exploração de carreira e workshops informativos, com inscrições até 23 de maio.

Logótipo do EVM 2025

O objetivo é proporcionar a estudantes de todo o país - que estejam a concluir o 2.º ou 3.º ano de licenciaturas em Matemática, Física ou áreas afins - a oportunidade de participar num projeto de investigação com a duração de duas semanas - candidaturas até 28 de maio.

Seminário no âmbito do Doutoramento em Biologia e Ecologia das Alterações Globais, por Pierina Jocelyn Mendoza Yengle.

Uma oportunidade para fortalecer a cultura de segurança e bem-estar em CIÊNCIAS.

Uma oportunidade única para interagir com a comunidade global de computação científica.

Logótipo Moodle

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Luís Saraiva (Ciências ULisboa) é o coordenador nacional do evento.

Título/data/local do evento e iconografia representativa de energias renováveis

Inscrições até 16 de maio! Junta-te a esta revolução energética e faz a diferença!

Logótipo Mentimeter

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Neste curso ficarás a saber como te podes tornar um permacultor eficiente, produtivo e consciente! O curso está preparado para iniciantes na prática de permacultura.

Formação - Cultivar em Permacultura.

Pessoas a interagirem em frente a um computador portátil

As inscrições para a edição de 2025 da formação decorrem até às 17h do dia 23 de maio.

Páginas