Infiltrações | Ciência - Arte - Filosofia

Aulas de Movimento

Sala 6.2.46, FCUL, Lisboa
SAP Lab / CFCUL

O que a arte e a ciência têm em comum? Aparentemente, muito pouco. No entanto, a criação artística e a investigação científica são muito semelhantes. Começamos então pelo princípio: criar infiltrações da arte na ciência e da ciência na arte através do movimento.

O movimento, improvisado ou coreografado, faz parte do dia-a-dia de cada ser humano, por mais imóvel que esteja, ou ainda que tenha uma condição física com bastantes limitações. Mover uma pálpebra, o dedo mindinho da mão esquerda, o braço direito para apanhar uma laranja, virar a cabeça porque se ouviu algo, mover as pernas para caminhar em direcção a um lugar, ou mesmo a lugar nenhum, mover a boca e os maxilares para comer, improvisar uma dança à chuva, correr na praia, mover-se a brincar na água da piscina.

Estudar na universidade é sempre um desafio, especialmente numa cidade como Lisboa, em que uma parte dos estudantes move-se imenso tempo por entre transportes públicos entre casa e a faculdade/universidade. Por outro lado, ser aluno de cursos não artísticos exige um grau de imobilidade grande, para além da paciência, persistência e paixão; todas estas características são, curiosamente, importantes em movimento. Propomos assim, aos estudantes que tiverem interesse e curiosidade, que se juntem a nós, Ângelo Cid Neto e Telma João Santos, uma vez por semana, para nos movermos, livremente, coreografadamente, com música, sem música, com foco e concentração, ou só para estarmos juntos em movimento.

Todas as quartas-feiras de 22 de fevereiro a 26 de julho de 2017, das 18h00 às 20h00
SAP Lab / CFCUL - Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa
titulo e data do evento

A major vehicle to bring together the national Physical Chemistry community.

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Pedro Cruz (Northeastern University).

Logótipo do EVM 2024

Por Giosuè Muratore (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Logótipo do EVM 2024

Por Pedro Duarte (DM Ciências ULisboa, CMAFcIO).

Título do programa, sobre mosaico de fotografias de jovens cientistas

As candidaturas encontram-se encerradas. Obrigada aos quase 80 candidatos/as!

Fotografia de ilha

Seminários Doutorais no âmbito da disciplina de Projeto de Investigação (Doutoramento em Ciências do Mar).

Logótipo do EVM 2024

Por Maria Manuel Torres (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Seminário do Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional, por Baptiste Claustre (aluno ENS Lyon, estagiário CMAFcIO).

Logótipo do EVM 2024

Por: Jorge Buescu (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Titulo e data do evento, com imagem de ponte sobre o tejo

Um evento organizado no âmbito da Ação COST EURO-MIC, de cujo Comitê de Gestão Elisabete Silva, líder do Bioactive and Multifunctional Materials Lab do BioISI, faz parte.

Logótipo do EVM 2024

Por Jean-Baptiste Casteras (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Chegou a hora: os participantes do Programa Ser Cientista vão apresentar os projetos que desenvolveram ao longo de uma semana, acompanhados por docentes e investigadores de CIÊNCIAS. E todos podem assistir!

Imagem do evento

Extended enrolement date until July 12th.

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

Um evento de reunião da comunidade nacional nas diversas vertentes da informática, com a ambição de ser o fórum de eleição para a divulgação, discussão e reconhecimento de trabalhos científicos.

Are you ready for this year's edition?

Imagem do evento - título, local e data do evento

Investigação Ecológica ao Serviço da Conservação

A leading venue for presenting and discussing the latest research, industrial practice and innovations in dependable and secure computing.