Infiltrações | Ciência - Arte - Filosofia

Aulas de Movimento

Sala 6.2.46, FCUL, Lisboa
SAP Lab / CFCUL

O que a arte e a ciência têm em comum? Aparentemente, muito pouco. No entanto, a criação artística e a investigação científica são muito semelhantes. Começamos então pelo princípio: criar infiltrações da arte na ciência e da ciência na arte através do movimento.

O movimento, improvisado ou coreografado, faz parte do dia-a-dia de cada ser humano, por mais imóvel que esteja, ou ainda que tenha uma condição física com bastantes limitações. Mover uma pálpebra, o dedo mindinho da mão esquerda, o braço direito para apanhar uma laranja, virar a cabeça porque se ouviu algo, mover as pernas para caminhar em direcção a um lugar, ou mesmo a lugar nenhum, mover a boca e os maxilares para comer, improvisar uma dança à chuva, correr na praia, mover-se a brincar na água da piscina.

Estudar na universidade é sempre um desafio, especialmente numa cidade como Lisboa, em que uma parte dos estudantes move-se imenso tempo por entre transportes públicos entre casa e a faculdade/universidade. Por outro lado, ser aluno de cursos não artísticos exige um grau de imobilidade grande, para além da paciência, persistência e paixão; todas estas características são, curiosamente, importantes em movimento. Propomos assim, aos estudantes que tiverem interesse e curiosidade, que se juntem a nós, Ângelo Cid Neto e Telma João Santos, uma vez por semana, para nos movermos, livremente, coreografadamente, com música, sem música, com foco e concentração, ou só para estarmos juntos em movimento.

Todas as quartas-feiras de 22 de fevereiro a 26 de julho de 2017, das 18h00 às 20h00
SAP Lab / CFCUL - Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa

De onde vêm todos os compostos que te permitem estar a ver esta mensagem ou notícia no teu smartphone ou computador? Será possível montá-lo sem toda uma cadeia de impactes sociais e económicos?

O principal objetivo desta iniciativa centra-se em atrair fotógrafos profissionais e amadores a submeter trabalhos de excelência produzidos em Portugal e nos países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP) e fomentar práticas de observação, conhecimento e registo através

Formação sobre gestão da ansiedade - inscrições a decorrer!

As sessões são online e realizam-se nos dias 01, 22 e 29 de outubro, 05 e 12 de novembro.

Título e data do evento, acompanhados do logótipo do cE3c e de uma fotografia de um morcego

O evento realiza-se online, via Zoom, nas tardes dos dias 1 e 2 de outubro de 2020.

Por Luís Pereira (Instituto Superior Técnico).

Fotografia de Alunos de Ciências

A sessão de boas-vindas irá decorrer na sexta-feira, dia 09 de outubro, no Grande Auditório da Faculdade, localizado no edifício C3, piso 2. Contará com a presença de Luís Carriço, Diretor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

O cE3c - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais está mais uma vez a organizar o Seminário cE3c I, que irá decorrer no 1.º semestre do ano letivo 2020/2021 na Faculdade de Ciências.

Ciências ULisboa associa-se ao maior evento mundial sobre inovação para a sustentabilidade - “The Planetiers World Gathering” - que terá lugar no Altice Arena entre 21 e 23 de outubro de 2020, sob os auspícios da

Fotografia de caminhantes numa montanha

Estas ações de formação estão suspensas em cumprimento do Plano de Contingência de Ciências_COVID-19.

Mais informações: https://ciencias.ulisboa.pt/pt/saude.

Leitura e escrita são a base fundacional de todas as literacias e a condição primeira para o juízo compreensivo e crítico, o enriquecimento cultural, a formação estética e a memória individual e coletiva das sociedades.

Fotografia de ilha no Oceano Pacífico

A Direção-Geral de Política do Mar, na qualidade de operador do Programa Crescimento Azul do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu 2014/2021 (EEA Grants), lançou recentemente o

Imagem ilustrativa do prémio (fotografia de rosto de um jovem, metade humana e metade "computorizada", acompanhada do título da iniciativa e do slogan "Um Milhão para a Inovação"

Novo prazo de candidatura a decorrer até ao dia 31 de outubro de 2020.

IN3+  | Um Milhão para a Inovação.

Logótipo da IAESTE, sobre uma fotografia da cidade de Edimburgo

Interessado em realizar um estágio extracurricular a nível internacional?

Objectives: Evolutionary theory provides a framework for understanding all living systems.

Overview: Currently, climate changes or alterations are known to be reflected on the stable isotope ratios of Hydrogen, Nitrogen, Carbon, Oxygen and Sulphur present in atmospheric gas forms, fresh or ocean water, as well as in plants and animals and organi

Objectives: To introduce participants to the details of communicating science to non-specialized audiences, including, but not exclusive to, public and private stakeholders, students and teachers, and media professionals.

Objectives: Natural history museums are privileged spaces for seminal research on different subjects of biological sciences such as biodiversity, evolution, ecology, biogeography and taxonomy.

Objectives: Provide students with basic workflows, platforms and tools to increase reproducibility at all scientific levels.

Objectives: Under the general framework of Global Change Ecology, the goal of this course is to provide the participants with the most recent and practical knowledge on the use of Functional Diversity.

Objectives: The objective of this course is to introduce participants to the details of communication and writing scientific publications. The main emphasis is on the most common form, the “primary scientific paper”, but other forms will be covered.