Cem Meias Medidas: desenhos e gravuras de Inez Wijnhorst

Galeria Ciências, Edifício C4, Ciências ULisboa
Pormenor da exposição

A 21 de novembro, terça-feira, às 17h00, é inaugurada a exposição “Cem Meias Medidas: desenhos e gravuras de Inez Wijnhorst”.

A inauguração contará com intervenções do curador da exposição, Pedro Freitas (CIUHCT), e de Inez Wijnhorst, que fará uma visita guiada à exposição.

Exposição “Cem Meias Medidas: desenhos e gravuras de Inez Wijnhorst”

A busca de ordem é uma das grandes motivações do empreendimento científico, materializada em leis simples e processos claros a partir das quais se possam descrever ou explicar os fenómenos naturais.

Nesta exposição, Inez Wijnhorst faz uma proposta visual que parece seguir um percurso similar, mas com um cariz artístico e bem-humorado. A partir de um pequeno quadrado, seguindo regras simples e bem estabelecidas, que incluem sombras e desdobragens, Inez encontra sucessivamente várias figuras, cada vez mais elaboradas, como um triângulo retângulo de medidas 3-4-5 ou uma representação bidimensional de um hipercubo, entendida como sombra de uma figura a quatro dimensões. Nesta sucessão de elementos geométricos, há ainda referência a dois conceitos de Almada Negreiros, o Ponto de Bauhutte e a Relação 9/10.

Encontrado este sistema de geometria abstrata, Inez parte para a sua aplicação a vários elementos físicos, como os diâmetros dos planetas no sistema solar ou várias medidas antigas, obtidas a partir do cânone das medidas do corpo humano, como o côvado ou a polegada.

Este processo é agora materializado e apresentado numa coleção de gravuras e desenhos que contam a história de uma pesquisa fascinante.

Mais informações sobre a autora

17h00 (inauguração)

Theory of Computing Seminar, por Mateusz Skomra (LAAS/CNRS).

Título do evento, sobre uma fotografia do Large Hadron Collider

The objective of the course is to introduce the physics, analysis methods and results on the physics areas covered by the LHC experiments.

Seminário Conjunto CFCUL / Rede Ibérica de Filosofia das Ciências, por Saúl Pérez-González (Universidad de Valencia).

Seminário do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Centro de Matemática Computacional e Estocástica, por Erida Gjini (CEMAT, Instituto Superior Técnico).

Titulo "Inteligência Artificial no Apoio às Operações Navais" e fotografia de perfil de dois militares (um deles em formato "digital")

Conferência IDEA 2024.

Seminário Doutoral II (Doutoramento em Biologia), por Susana Martins.

Pormenor de robô

Evento especialmente dirigido a todos os estudantes finalistas de licenciatura e profissionais do mercado de trabalho.

Colóquio de Matemática, por José Francisco Rodrigues (DM-Ciências ULisboa).

Lisbon Webinar in Analysis and Differential Equations, por Carlos N. Rautenberg (George Mason University).

CIUHCT Distinguished Lecture, por María M. Portuondo (Johns Hopkins University).

Título/data/local do evento e logótipos dos organizadores

O Departamento de Matemática e o Núcleo de Estudantes de Matemática e Matemática Aplicada associam-se às celebrações do Dia Internacional da Matemática.

Título/data do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Lisbon AI Seminar, por Rui Vieira da Cunha (MLAG UPorto, Business School UCP).

Seminário do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Centro de Matemática Computacional e Estocástica, por Gustavo Soutinho (Faculdade de Economia da Universidade do Porto - FEP e Instituto Superior de Saúde Pública da Universidade do Porto - ISPUP).

Logótipo do Dia Internacional da Matemática, sobre um fundo branco

Atividades a decorrer em Ciências ULisboa nos dias 13 e 14 de março.

Logótipo do projeto e fotografia de perfil de dois docentes

Inscrições no seminário/observações de aulas até 10 de março.

Seminário de Formação Avançada em Jardins, Paisagens e Ambiente, por Pier Luigi Pireddu (CIUHCT - ULisboa).

Uma exposição que procura dar a conhecer este grupo de aves, mostrando a diversidade e distribuição das várias espécies, as suas curiosas adaptações ao estilo de vida em terra e no alto-mar, as espécies em risco de extinção e os fatores que as ameaçam.

Mão humana a interagir com um ecrã virtual

Novos prazos de submissão de candidaturas a projetos IC&DT e PeX.

Seminário Helena Avelar de Astronomia e Astrologia Antiga, por Luís Tirapicos (Universidade de Lisboa).

Título do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Composição do logótipo da ULisboa e de representação do rosto humano à base de relógios

Consegue comunicar eficazmente a sua investigação de doutoramento em 3 minutos?

Fotografia de participantes numa anterior edição da Jobshop Ciências

O maior evento de empregabilidade de Ciências, a decorrer nos dias 09 e 10 de abril.

23 de abril de 2024 assinalamos o 113.º aniversário da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Título e data do evento, inseridos em fotografia de cinco jovens em contexto de investigação

Pré-inscrições já disponíveis!