Exposição

Cem Meias Medidas: desenhos e gravuras de Inez Wijnhorst

Galeria Ciências, Edifício C4, Ciências ULisboa
Pormenor da exposição

A 21 de novembro, terça-feira, às 17h00, é inaugurada a exposição “Cem Meias Medidas: desenhos e gravuras de Inez Wijnhorst”.

A inauguração contará com intervenções do curador da exposição, Pedro Freitas (CIUHCT), e de Inez Wijnhorst, que fará uma visita guiada à exposição.

 

Exposição “Cem Meias Medidas: desenhos e gravuras de Inez Wijnhorst”

A busca de ordem é uma das grandes motivações do empreendimento científico, materializada em leis simples e processos claros a partir das quais se possam descrever ou explicar os fenómenos naturais.

Nesta exposição, Inez Wijnhorst faz uma proposta visual que parece seguir um percurso similar, mas com um cariz artístico e bem-humorado. A partir de um pequeno quadrado, seguindo regras simples e bem estabelecidas, que incluem sombras e desdobragens, Inez encontra sucessivamente várias figuras, cada vez mais elaboradas, como um triângulo retângulo de medidas 3-4-5 ou uma representação bidimensional de um hipercubo, entendida como sombra de uma figura a quatro dimensões. Nesta sucessão de elementos geométricos, há ainda referência a dois conceitos de Almada Negreiros, o Ponto de Bauhutte e a Relação 9/10.

Encontrado este sistema de geometria abstrata, Inez parte para a sua aplicação a vários elementos físicos, como os diâmetros dos planetas no sistema solar ou várias medidas antigas, obtidas a partir do cânone das medidas do corpo humano, como o côvado ou a polegada.

Este processo é agora materializado e apresentado numa coleção de gravuras e desenhos que contam a história de uma pesquisa fascinante.

Mais informações sobre a autora

17h00 (inauguração)