60 Minutos de Ciência

Biologia e Cancro: mais próximos da cura?

MUHNAC, Lisboa
60 Minutos de Ciência "Biologia e Cancro: mais próximos da cura?"

A biologia tumoral condiciona vários desafios aos clínicos que se dedicam ao tratamento do cancro. Caracterizado por ser um espectro extremamente heterogéneo de entidades, com uma complexidade ainda não inteiramente compreendida, o cancro tem uma capacidade de adaptação Darwiniana à pressão seletiva exercida pelas diversas terapêuticas empregues. Adicionalmente, o cancro consegue ainda subverter os mecanismos do sistema imunitário tornando-se indetetável através de mecanismos de escape imunológico.

A disponibilidade sem precedentes de uma quantidade de informação massiva, providenciou uma janela de oportunidade magnífica para o desenvolvimento de novas terapêuticas. Existem neste momento mais fármacos em desenvolvimento para a terapêutica do cancro do que para qualquer outra patologia, correspondendo a um quarto dos ensaios clínicos em curso. Isto trouxe-nos duas novas ondas de fármacos, para além da clássica quimioterapia. Por um lado as terapêuticas dirigidas a alterações moleculares específicas e, por outro, a imunoterapia, que tem como objetivo explorar o potencial do sistema imunitário para a destruição das células tumorais, sendo capaz de ser ativa num largo espectro de patologias e de conseguir respostas sustentadas. Neste momento, com recurso a estes meios, vislumbra-se numa parte não desprezível de doentes com doença avançada, a erradicação da doença de forma sustentada, colocando no horizonte a possibilidade de tornar o cancro uma doença crónica.

Nota biográfica do orador:

André Mansinho, Oncologia Médica
Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte - Hospital de Santa Maria
Instituto de Medicina Molecular - João Lobo Antunes

Oncologista Médico no Hospital de Santa Maria, Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte. Fellowship na unidade de ensaios clínicos de fase I no START Madrid. Investigador em vários ensaios de fase 1-3 e colaborador na investigação translacional no Instituto de Medicina Molecular - João Lobo Antunes. Professor convidado de Oncobiologia para estudantes de Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL). Autor de vários capítulos de livro e artigos originais. Áreas de interesse: cancro genitourinário, melanoma, cancro colorectal, metástases ósseas, ensaios clínicos de fase precoce.

17h30

Exibição do filme realizado por Damien Chazelle. A projeção será acompanhada dos comentários de Rui Agostinho (Ciências ULisboa / Observatório Astronómico de Lisboa).

Concurso para a Criação de Novos Colégios Interdisciplinares da ULisboa

Está aberto até 21 de julho de 2019 o concurso para a criação de Colégios da Universidade de Lisboa para o período de 2019-2022.

Doutoramento em História e Filosofia das Ciências

Provas do Curso de Formação Avançada - 1.º ano de Doutoramento.

Doutorando: Tiago Wolfram Nunes Santos Hirth.

O programa Ser Cientista é dirigido a alunos que frequentem, no presente ano letivo, o 10.º, 11.º ou 12.º ano de escolaridade.

João Paulo Leonardo Cordeniz defende a dissertação "Aplicação de Estimadores Robustos de Localização e Escala em Cartas de Controlo de Qualidade".

Orientação: Maria Isabel Barão.

Curso de verão "Amostragem e Identificação de Insetos"

Pretende-se proporcionar aos participantes uma formação intensiva sobre a diversidade e identificação de insetos da fauna portuguesa, com uma componente teórica e laboratorial para triagem e identificação de amostras até à categoria taxonómica da Ordem na primeira parte do curs

Max Silva Alaluna defende a tese "Secure and dependable multi-cloud network virtualization".

Eduardo Manuel Lopes Camões defende a dissertação "A segurança social e os planos de pensões privados em Portugal".

Lançamento do livro da autoria de Pedro M. P. Raposo "O Gigante da Tapada - Campos Rodrigues (1836-1919) e o Observatório Astronómico de Lisboa"

O lançamento será precedido de uma visita guiada à exposição E3 - Einstein, Eddington e o Eclipse pela comissária Ana Simões, com início às 16h30.

XXII Symposium of Cryptogamic Botany

The XXII Symposium of Cryptogamic Botany will take place in Lisbon from the 24th to 26th of July 2019.

Manuel Pedro Martins defende a dissertação "As PPP em Portugal - Uma estimativa do número de passageiros para o metro sul do Tejo".

Cartaz do Seminário "Microbiome Research: what does this mean for the future of food and healthy diets"

O Colégio Food, Farming and Forestry (F3) convidou Rob Knight, um dos mais galardoados especialistas mundiais no estudo dos microbiomas, para um Seminário sobre "Microbiome Research: what does this mean for the future of food and healthy diets".

Rodrigo Nuno Mendes Antunes defende a tese "Experimental and numerical study on MFI-ZSM-5 zeolite membranes for tritium separation and recovery in nuclear fusion reactors".

Fábio Guimarães Fernandes defende a dissertação "Desenvolvimento de um processo automático de gestão de vulnerabilidades de ciber segurança em ambientes de grande dimensão".

Gonçalo Manuel Martins Miranda defende a dissertação "Determinação de Pontos Ótimos de Inserção de Nids numa Rede Corporativa de Grande Dimensão".

Por Claudia Lederman (Universidad de Buenos Aires and IMAS - CONICET).

Por Lifeng Zhao (University of Science and Technology of China).

Ana Sofia Monteiro Araújo Soares defende a tese "Métodos paramétricos de screening em classificação supervisionada na presença de populações assimétricas".

Por Ruy Coimbra Charão (Federal University of Santa Catarina).

15th European Ecological Federation (EEF) Congress

The overarching theme of this conference, Embedding Ecology in Sustainable Development Goals, is intended to promote discussions and interactions on how to integrate basic and applied ecological research, and their trans-disciplinarily impacts, for the eff

Por Tanvi Jain (Indian Statistical Institute, India).

Prémio Universidade de Lisboa 2019

Estão abertas, até 30 de julho de 2019, as candidaturas ao Prémio Universidade de Lisboa 2019.

Uma vez por mês, aos domingos de manhã, junte-se à equipa de investigadores da Lista Vermelha de Invertebrados. Participe e contribua para a amostragem da diversidade de insetos em Sítios de Importância Comunitária da Rede Natura 2000.

Young scientists in the Marine Natural Products (MNP) field from all over the world are especially encouraged to participate.

JPI on Cultural Heritage

A Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) é parceira da JPI on Cultural Heritage e participa no concurso que se encontra aberto - Conservação, Proteção e Uso -, o qual que apoiará investig

Páginas