60 Minutos de Ciência

Mar de (bio)plásticos: como podem as bactérias marinhas salvar o dia?

Sala Vandelli, MUHNAC, Lisboa
Informações relativas ao evento (título, data, hora, local, orador), sobre um fundo azul

Num mundo cada vez mais desperto para os perigos e consequências que a excessiva utilização de plásticos representa nas nossas vidas, deparamo-nos com a necessidade de produzir alternativas mais sustentáveis e de encontrar formas eficientes de as degradar. Uma das soluções mais viáveis poderá estar no oceano, em enzimas produzidas por bactérias marinhas. Nesta sessão irá descobrir por que razão podem estas enzimas ser consideradas uma alternativa na degradação de novos bioplásticos. Que bactérias as produzem? Onde as podemos encontrar? De que forma se relacionam com os organismos vivos? Iremos responder a estas e outras questões, desvendando o grande potencial e interesse das bactérias marinhas.

Programa Especial - Exposição O Mar Vivo: Ensaio Fotográfico de Hussain Aga Khan
De junho a setembro, o ciclo de conversas 60 Minutos de Ciência mergulha nos assuntos do mar e convida investigadores dedicados à exploração e à conservação dos oceanos para partilharem o seu conhecimento e a sua experiência com o grande público durante 60 minutos a partir de uma questão-chave. Saiba mais sobre a exposição O Mar Vivo aqui

Nota biográfica

Rúben Silva concluiu a Licenciatura e Mestrado em Ciências Biomédicas pela Universidade do Algarve. Ingressou posteriormente no Microbial Ecology and Evolution Research Group, liderado pelo Dr. Rodrigo Costa, desenvolvendo trabalhos em microbiologia marinha e quimiotaxia no Centro de Ciências do Mar (CCMAR), Universidade do Algarve e no Instituto de Química Inorgânica da Universidade de Jena, Alemanha. Em 2016, mudou-se juntamente com o seu grupo de investigação para o Instituto de Biotecnologia e Biociências (iBB), Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa, onde é atualmente Doutorando em Biotecnologia e Biociências. O foco do seu trabalho está na descoberta e caracterização de enzimas produzidas por bactérias associadas a corais e esponjas marinhas e as suas possíveis aplicações biotecnológicas.

This course will teach how to apply the SWAT eco-hydrological model to assess the impacts of climate and associated changes on water-soil-plant interactions, and consequences to water resources, soil erosion and nutrient cycles.

Mathematical Logic Webinar, por Anton Freund (Technische Universität Darmstadt).

Encontro Scientia, por William Carvalho (Professor Convidado - Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais, Universidade Federal da Grande Dourados, Mato Grosso do Sul).

Geometry Webinar, por Pierre Schapira (Professor emeritus Sorbonne University).

Mapa de Portugal e informações sobre os Censos 2021

Os Censos 2021 estão aí! Esteja atento à sua caixa de correio.

Imagem ilustrativa da ação de formação

Formação de Comunicação em Ciência(s), por Rita Ferreira (InnovPlantProtect, Gestora de Comunicação / NOVA FCSH-ITQB NOVA, Mestranda / Rede SciComPt, sócia).

This course aims to provide students with basic knowledge of R programming, allowing them to manipulate and visualize data with R

This course aims to provide students with statistical knowledge and tools to manipulate, analyze and visualize biological data with R. Introduction to modeling, simulations and Bayesian statistics.

Logótipo da iniciativa

"Património e divulgação em Paleontologia" é o tema escolhido para esta edição do EJIP.

A mostly practical course, offering an overview on different community ecology and macroecological methods and software.

Logótipo da conferência, sobre um fundo branco

THE meeting place for Mobility Management practitioners and experts all over Europe.

An overview of the different ways to measure biodiversity, and provides tips for the stratification of primary biodiversity data and the construction of variables that describe its various facets.

Título e data do evento

An overview of recent developments and applications of the algebraic and analytic theory of D-modules.

This course aims at enabling the participants to use different methods to measure the impacts of pollutants on ecosystems.

How to predict the three-dimensional structure of nucleic acid and proteins from their sequence and use the acquired knowledge to improve or create new methodologies in molecular biology research and diagnostics?

Representação da cidade de Lisboa, acompanhada do título da conferência

The 22nd in the series of triennial conferences which bring together the Particle and Nuclear Physics communities.

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

Welcome to an unique silicon for photovoltaics event in Lisbon!

Logótipo da Unite!

Summer School no âmbito da Rede UNITE! (University Network for Innovation, Technology and Engineering), de que faz parte a ULisboa, com inscrições a decorrer até 15 de maio de 2021.