60 Minutos de Ciência

Mar de (bio)plásticos: como podem as bactérias marinhas salvar o dia?

Sala Vandelli, MUHNAC, Lisboa
Informações relativas ao evento (título, data, hora, local, orador), sobre um fundo azul

Num mundo cada vez mais desperto para os perigos e consequências que a excessiva utilização de plásticos representa nas nossas vidas, deparamo-nos com a necessidade de produzir alternativas mais sustentáveis e de encontrar formas eficientes de as degradar. Uma das soluções mais viáveis poderá estar no oceano, em enzimas produzidas por bactérias marinhas. Nesta sessão irá descobrir por que razão podem estas enzimas ser consideradas uma alternativa na degradação de novos bioplásticos. Que bactérias as produzem? Onde as podemos encontrar? De que forma se relacionam com os organismos vivos? Iremos responder a estas e outras questões, desvendando o grande potencial e interesse das bactérias marinhas.

Programa Especial - Exposição O Mar Vivo: Ensaio Fotográfico de Hussain Aga Khan
De junho a setembro, o ciclo de conversas 60 Minutos de Ciência mergulha nos assuntos do mar e convida investigadores dedicados à exploração e à conservação dos oceanos para partilharem o seu conhecimento e a sua experiência com o grande público durante 60 minutos a partir de uma questão-chave. Saiba mais sobre a exposição O Mar Vivo aqui


Nota biográfica

Rúben Silva concluiu a Licenciatura e Mestrado em Ciências Biomédicas pela Universidade do Algarve. Ingressou posteriormente no Microbial Ecology and Evolution Research Group, liderado pelo Dr. Rodrigo Costa, desenvolvendo trabalhos em microbiologia marinha e quimiotaxia no Centro de Ciências do Mar (CCMAR), Universidade do Algarve e no Instituto de Química Inorgânica da Universidade de Jena, Alemanha. Em 2016, mudou-se juntamente com o seu grupo de investigação para o Instituto de Biotecnologia e Biociências (iBB), Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa, onde é atualmente Doutorando em Biotecnologia e Biociências. O foco do seu trabalho está na descoberta e caracterização de enzimas produzidas por bactérias associadas a corais e esponjas marinhas e as suas possíveis aplicações biotecnológicas.

17h30

Por Gil Penha-Lopes e Daniel Melo-Mattos (CCIAM-cE3c).

Por Grigorios Chachamis (LIP).

Daniel Filipe Mendes Pires defende a dissertação "Controlo de acesso no sistema académico Fenix".

Informações relativas ao evento (título, data, hora, local, orador), sobre um fundo azul

Num mundo cada vez mais desperto para os perigos e consequências que a excessiva utilização de plásticos representa nas nossas vidas, deparamo-nos com a necessidade de produzir alternativas mais sustentáveis e de encontrar formas eficientes de as degradar.

Fotografias dos 3 filósofos

The problem of scientific method, important for scientists at least since the Renaissance, became crucial during the Enlightenment, generating debates that have extended to the present.

Mapa antigo

Por Joaquim Alves Gaspar e Henrique Leitão (CIUHCT, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, Portugal).

Andreia Filipa Almeida Henriques defende a tese "Regulation of glucose uptake in mammalian cells by protein phosphorylation networks".

Decorrerão, durante a conferência, sessões práticas sobre o uso de ferramentas avançadas de computação e processamento de dados em infraestruturas distribuídas.

Por Paulo Oliva (Queen Mary, University of London).

Pedro Miguel dos Santos Pinto defende a tese "Proof mining with the bounded functional interpretation".

Joana Teresa de Almeida Fernandes defende a tese "Avaliação do risco cardiovascular na Atividade Seguradora".

Por André Abath (Universidade Federal Minas Gerais Belo Horizonte).

Logótipo associado à frase "CASE STUDY RESISTIR", sobre um fundo branco

A emergência de "hospitais inteligentes" proporciona a oportunidade para a implementação na área das doenças infecciosas dos novos sistemas de medicina preditiva, personalizada, preventiva e participativa (P4 Medicine).

O evento conta com a participação de Thibault Langlois (Ciências ULisboa), que irá apresentar o tema "Deep Learning: over-view and examples of applications in O&G engineering".

Logótipo da Noite Europeia dos Investigadores, sobre um fundo branco

Ciência na cidade é o tema da Noite Europeia dos Investigadores do biénio 2018-2019, o qual pretende aproximar investigadores e sociedade em atividades preparatórias e durante as noites da última sexta-feira de setembro.

Por Joana Nunes da Costa (Universidade de Coimbra).

Rodrigo Arimura Osawa defende a tese "Degradação de contaminantes emergentes: um estudo por espectrometria de massa e outras técnicas analíticas".

Imagem de uma sweatshirt azul, com o logótipo estampado do Programa Erasmus +

Estágios para recém-graduados: Candidaturas online de 01 a 30 de setembro de 2019.

Diogo Miguel dos Santos Martins defende a dissertação "Assessment of the spatio-temporal variability and estimation accuracy of drought indices and evapotranspiration".

Almoços com Ciências

Especialistas de Ciências ULisboa conversam informalmente sobre temas atuais, durante o almoço.

Pôr-do-sol em Lisboa

Lisboa será palco da Primeira Conferência Internacional Comunidades de Energia.

A conferência é organizada pela Coopérnico - Cooperativa de Energias Renováveis, através do projeto COMPILE, e pelo grupo CCIAM do cE3c, FCUL, através dos projetos PROSEU e BEACON.

Almoços com Ciências

Especialistas de Ciências ULisboa conversam informalmente sobre temas atuais, durante o almoço.

As provas, requeridas por Miguel Brás de Carvalho, decorrem nos dias 17 e 18 de outubro de 2019.

No dia 18 de outubro, será apreciado o sumário do seminário/lição com o título "Statistical modeling of extremes".

Páginas