60 Minutos de Ciência

Mar de (bio)plásticos: como podem as bactérias marinhas salvar o dia?

Sala Vandelli, MUHNAC, Lisboa
Informações relativas ao evento (título, data, hora, local, orador), sobre um fundo azul

Num mundo cada vez mais desperto para os perigos e consequências que a excessiva utilização de plásticos representa nas nossas vidas, deparamo-nos com a necessidade de produzir alternativas mais sustentáveis e de encontrar formas eficientes de as degradar. Uma das soluções mais viáveis poderá estar no oceano, em enzimas produzidas por bactérias marinhas. Nesta sessão irá descobrir por que razão podem estas enzimas ser consideradas uma alternativa na degradação de novos bioplásticos. Que bactérias as produzem? Onde as podemos encontrar? De que forma se relacionam com os organismos vivos? Iremos responder a estas e outras questões, desvendando o grande potencial e interesse das bactérias marinhas.

Programa Especial - Exposição O Mar Vivo: Ensaio Fotográfico de Hussain Aga Khan
De junho a setembro, o ciclo de conversas 60 Minutos de Ciência mergulha nos assuntos do mar e convida investigadores dedicados à exploração e à conservação dos oceanos para partilharem o seu conhecimento e a sua experiência com o grande público durante 60 minutos a partir de uma questão-chave. Saiba mais sobre a exposição O Mar Vivo aqui


Nota biográfica

Rúben Silva concluiu a Licenciatura e Mestrado em Ciências Biomédicas pela Universidade do Algarve. Ingressou posteriormente no Microbial Ecology and Evolution Research Group, liderado pelo Dr. Rodrigo Costa, desenvolvendo trabalhos em microbiologia marinha e quimiotaxia no Centro de Ciências do Mar (CCMAR), Universidade do Algarve e no Instituto de Química Inorgânica da Universidade de Jena, Alemanha. Em 2016, mudou-se juntamente com o seu grupo de investigação para o Instituto de Biotecnologia e Biociências (iBB), Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa, onde é atualmente Doutorando em Biotecnologia e Biociências. O foco do seu trabalho está na descoberta e caracterização de enzimas produzidas por bactérias associadas a corais e esponjas marinhas e as suas possíveis aplicações biotecnológicas.

17h30
Almoços com Ciências

Especialistas de Ciências ULisboa conversam informalmente sobre temas atuais, durante o almoço.

Carlos Alexandre Aleixo Nascimento defende a dissertação "Evaluation of WSN technology for dependable monitoring in water environments".

Por Alan Simcock (United Nations World Ocean Assessment / Former Chairman of OSPAR Commission for the Protection of the Marine Environment of the North East Atlantic).

Gonçalo Alexandre Moleira Domingos defende a dissertação "Smart City Bus: Flexible Transport.AI Front End".

Imagem ilustrativa do evento, sobre um fundo branco

Este seminário destina-se à apresentação de trabalhos em curso sobre as inter-relações entre conhecimento científico, tecnologia e formações imperiais.

Speaker: Marcos Gomes Eleuterio da Luz (Universidade Federal do Paraná, Brasil).

Maria Carolina Serrão Nogueira Nascimento Bulhosa defende a dissertação "The impact of heatwaves on mortality in the Lisbon district - ICARO system revisited".

Orientação: Marília Cristina Antunes, Baltazar Bravo Nunes (INSA).

David Samuel dos Santos Prata defende a dissertação "Caracterização e otimização energética de processos na indústria conserveira - caso de estudo".

Membros do Júri:

Bernardo Faria Gonçalves Pimenta Pedro defende a dissertação "Estudo das atividades biológicas da alga Undaria pinnatifida".

Membros do Júri:

Ana Margarida Santos Antunes defende a dissertação "Development of an ammonia portable low-cost air quality station".

Membros do Júri:

Mariana Dias Simão defende a dissertação "Caracterização da fração glicídica do adesivo produzido pelos pés ambulacrários do ouriço do mar Paracentrotus lividus".

Membros do Júri:

Alda Filipa Queirós Oliveira e Silva defende a dissertação "Single-molecule imaging of transcription dynamics".

Eveline Pereira Almeida defende a dissertação "Utilização de dados geofísicos para identificação de estruturas arqueológicas e manchas de empréstimo de areia em meio marinho: aquisição, processamento e interpretação de dados magnéticos e de sísmica de reflexão

João Samuel Sebastião Silveira Ramos defende a dissertação "Coprocessamento de dados litogeoquímicos e pedogeoquímicos no sector da mina de Argozelo; modelação 2D e 3D e delimitação de domínios anómalos".

Júri:

Daniel Salvador Lourenço defende a dissertação "Desenvolvimento Solução Microsoft para Instituição Financeira".

Leonor Fernanda Venceslau Azeredo Pontes defende a dissertação "Biodiversity informatics - Entomological data processing, analysis and visualization".

Júri das provas:

Teresa Sofia Ferreira Alexandre defende a dissertação "Iteractions of marine protected species with artisanal fisheries in the Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (PNSACV) and adjacent classified areas (SPAs AND SACs)".

Maria Inês Andrade Elias defende a dissertação "Avaliação da Segurança Alimentar de framboesas irradiadas por feixe de eletrões".

Por Stephan Klaus (M. F. I. Oberwolfach).

Speaker: Pedro Nascimento Alves (Department of Neurosciences and Mental Health, Neurology, Hospital de Santa Maria, CHULN, and Language Research Laboratory, Faculty of Medicine, Universidade de Lisboa).

Por Michael I. Goldstein, PhD (Mike) - US Forest Service, Juneau, Alaska.
Videoconferência

Henrique Martins Espada Niza defende a dissertação "African Marine Invertebrate Data Analysis and Imaging: a Dataset and Digital Platform for Research, Education and Outreach".

Júri das provas:

João David Ferreira de Castro Albuquerque defende a dissertação "Classification methods applied to familial hypercholesterolemia diagnosis in pediatric age".

Imagem de um sinal representativo da intersecção entre a Ciência e a Política, sobre um fundo cinzento claro

O Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa (CFCUL), em colaboração com o Instituto de Ciências Sociais (ICS-UL), organiza o curso livre “Ciência e Decisão Política em Portugal”, a ter lugar na Fundação Calouste Gulbenkian.

Encontro internacional sobre a conservação da Águia-imperial e outras grandes águias e abutres, visando a divulgação dos resultados obtidos no âmbito do LIFE Imperial e a troca de conhecimentos e de experiências internacionais, relativas às diversas espécies, e que pe

Páginas