Encontros Scientia

Como alimentar um milhão de pessoas sem veneno e sem perda de solo

Sala 2.2.14, FCUL, Lisboa

Por Gil Penha-Lopes e Daniel Melo-Mattos (CCIAM-cE3c).

Temos uma ideia geral de como é produzida a grande variedade dos alimentos. Atualmente a indústria tem um papel muito mais forte no imaginário das práticas de consumo do que outrora, e a imagem das paisagens de outrora é progressivamente substituída pela imagem da indústria agropastoril. Tal como o consumo sustenta cadeias de produção, as redes tróficas são sustentadas por relações alimentares. Uma ecologia dos territórios é necessária, considerando os mosaicos de paisagens culturais e seus desenhos no tempo e o espaço. Água, solo, sol, clima, biota, desígnios, fluxos genéticos, vontades, todos componentes desta ecologia espaço-temporal que já não é apenas uma ciência, passando a ser um entendimento, uma construção de planos, assim como o caminho que nos permite chegar e construir o futuro.

Esta apresentação tem como objetivo fomentar a reflexão conjunta entre os participantes sobre estes temas embora sempre com o foco na questão científica mencionada. Como alimentar um milhão de pessoas sem veneno e sem perda de solo é uma questão-espelho sobre a presença humana nos territórios, onde a alimentação é o centro, e o ambiente o fim. Esta questão é uma das que atualmente está a ser utilizada para elaborar propostas de investigação-ação participativas para financiamentos o próximo quadro comunitário (como LIFE, entre outras).

12h00-13h00
cE3c - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais

Seminário de Análise e Equações Diferenciais, por Wladimir Neves (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Seminário de Lógica Matemática, por Joaquim Waddington (UERJ/UCL).

Workshop por Eduardo da Veiga Beltrame (Assistant Professor of Computational Biology at Mohamed bin Zayed University of Artificial Intelligence).

Título/data/local do evento, logótipos das entidades organizadoras e fotografia de peixe

The event aims to facilitate the exchange of information and knowledge among professionals to advance the understanding, collaboration and capabilities of aquaculture to respond to the impact of climate change in a rapidly changing global environment.

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por John Carter (Mars Express (ESA) - PI OMEGA).

Fotografias de Gonçalo M. Tavares e Carlos Tavares

Segundo debate do Ciclo de Debates “Pensar a Dois Tempos”, com curadoria de Gonçalo M. Tavares e tendo como convidado Carlos Tavares.

Pavilhão de Portugal

22 de maio - na data em que se assinalam 27 anos da abertura da Expo’98, o Pavilhão de Portugal abre as portas do Torreão.

Seminário de Análise e Equações Diferenciais, por Itamar Oliveira (University of Birmingham).

Composição do logótipo da ULisboa e de representação do rosto humano à base de relógios

22 de maio - dois dos doze finalistas da competição são alunos de CIÊNCIAS.

Pintura abstrata azul e rosa

Seminário de Análise e Equações Diferenciais, por Leonid Berlyand (Penn State University).

Technovation Girls Challenge Portugal - Final

A 24 de maio, CIÊNCIAS recebe 400 participantes para o evento final do Technovation Girls Challenge Portugal. O evento desafia mais de 100 jovens raparigas, dos 8 aos 18 anos a desenvolverem soluções tecnológicas para problemas reais das suas comunidades, incentivando-as a aprender sobre ideação, programação, comunicação e empreendedorismo.

Seminário do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, por Pier-Stefano Corasaniti (Observatoire de Paris-Meudon, France).

Um programa estruturado que combina discussões em grupo, exploração de carreira e workshops informativos, com inscrições até 23 de maio.

Logótipo do EVM 2025

O objetivo é proporcionar a estudantes de todo o país - que estejam a concluir o 2.º ou 3.º ano de licenciaturas em Matemática, Física ou áreas afins - a oportunidade de participar num projeto de investigação com a duração de duas semanas - candidaturas até 28 de maio.

Uma oportunidade para fortalecer a cultura de segurança e bem-estar em CIÊNCIAS.

Seminário no âmbito do Doutoramento em Biologia e Ecologia das Alterações Globais, por Pierina Jocelyn Mendoza Yengle.

Cartaz do filme "O Melhor dos Mundos"

O filme "O Melhor dos Mundos” aborda as temáticas da sismicidade de Portugal e problemas inerentes à previsão sísmica. O filme é agora exibido numa sessão especial, organizada por CIÊNCIAS e promovida pela FCiências.ID - Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências e pelo Instituto Dom Luiz (IDL). Após a projeção do filme, realiza-se uma mesa redonda com quatro especialistas em Sismologia do Instituto Dom Luiz, que responderão a perguntas do público.

Uma oportunidade única para interagir com a comunidade global de computação científica.

Copilot Chat

Nesta sessão, serão exploradas as funcionalidades e benefícios do Microsoft 365 Copilot Chat de forma personalizada à comunidade académica de CIÊNCIAS.

Logótipo Moodle

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Luís Saraiva (Ciências ULisboa) é o coordenador nacional do evento.

Logótipo Mentimeter

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Comemoração do Dia Mundial da Segurança dos Alimentos em CIÊNCIAS.

Título/data/local do evento e iconografia representativa de energias renováveis

Junta-te a esta revolução energética e faz a diferença!

Páginas