Encontros Scientia

Como alimentar um milhão de pessoas sem veneno e sem perda de solo

Sala 2.2.14, FCUL, Lisboa

Por Gil Penha-Lopes e Daniel Melo-Mattos (CCIAM-cE3c).

Temos uma ideia geral de como é produzida a grande variedade dos alimentos. Atualmente a indústria tem um papel muito mais forte no imaginário das práticas de consumo do que outrora, e a imagem das paisagens de outrora é progressivamente substituída pela imagem da indústria agropastoril. Tal como o consumo sustenta cadeias de produção, as redes tróficas são sustentadas por relações alimentares. Uma ecologia dos territórios é necessária, considerando os mosaicos de paisagens culturais e seus desenhos no tempo e o espaço. Água, solo, sol, clima, biota, desígnios, fluxos genéticos, vontades, todos componentes desta ecologia espaço-temporal que já não é apenas uma ciência, passando a ser um entendimento, uma construção de planos, assim como o caminho que nos permite chegar e construir o futuro.

Esta apresentação tem como objetivo fomentar a reflexão conjunta entre os participantes sobre estes temas embora sempre com o foco na questão científica mencionada. Como alimentar um milhão de pessoas sem veneno e sem perda de solo é uma questão-espelho sobre a presença humana nos territórios, onde a alimentação é o centro, e o ambiente o fim. Esta questão é uma das que atualmente está a ser utilizada para elaborar propostas de investigação-ação participativas para financiamentos o próximo quadro comunitário (como LIFE, entre outras).

12h00-13h00
cE3c - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais
Título do programa e representação de família numa carrinha

Todos os anos são dinamizadas atividades guiadas por investigadores e especialistas de instituições e associações científicas, museus, autarquias e empresas, num ambiente informal e descontraído.

Are you a BSc or MSc student interested in Soft Matter, Non-linear Dynamics and Waves or Particle Physics?

Logótipo do EVM 2024

Uma iniciativa inovadora promovida pelo DM-FCUL, que proporciona a estudantes que estão a terminar o 2.º ou o 3.º ano de licenciaturas nas áreas da Matemática, Física ou afins, de todo o país, a oportunidade de participar num projeto de duas semanas, sob a orientação de um mentor (um dos nossos estudantes de doutoramento ou mestrado).

Lisbon AI Seminar, por Gloria Andrada (IFILNOVA).

Logótipo do EVM 2024

Por Bruno Loff (DM Ciências ULisboa, LASIGE e CMAFcIO).

Por Jamerson Douglas Bezerra (Nicolaus Copernicus University).

titulo e data do evento

A major vehicle to bring together the national Physical Chemistry community.

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Pedro Cruz (Northeastern University).

Logótipo do EVM 2024

Por Giosuè Muratore (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Título do programa, sobre mosaico de fotografias de jovens cientistas

As candidaturas encontram-se encerradas. Obrigada aos quase 80 candidatos/as!

Logótipo do EVM 2024

Por Pedro Duarte (DM Ciências ULisboa, CMAFcIO).

Logótipo do EVM 2024

Por Maria Manuel Torres (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Logótipo do EVM 2024

Por: Jorge Buescu (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Titulo e data do evento, com imagem de ponte sobre o tejo

Terá lugar, de 24 a 26 de julho, em Ciências ULisboa, conferência "MIC- STAND: Mitigation of Microbiologically Influenced Corrosion: Towards Scientific & Industrial Standardization. O evento é organizado no âmbito da Ação COST EURO-MIC, de

Logótipo do EVM 2024

Por Jean-Baptiste Casteras (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Chegou a hora: os participantes do Programa Ser Cientista vão apresentar os projetos que desenvolveram ao longo de uma semana, acompanhados por docentes e investigadores de CIÊNCIAS. E todos podem assistir!

Imagem do evento

Extended enrolement date until July 12th.

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

Um evento de reunião da comunidade nacional nas diversas vertentes da informática, com a ambição de ser o fórum de eleição para a divulgação, discussão e reconhecimento de trabalhos científicos.

Are you ready for this year's edition?

Imagem do evento - título, local e data do evento

Investigação Ecológica ao Serviço da Conservação

A leading venue for presenting and discussing the latest research, industrial practice and innovations in dependable and secure computing.