Ciclo de Seminários em Biologia Humana e Ambiente

Why do we survive or die from infectious diseases?

Sala 2.2.15, Ciências ULisboa

Por Miguel Soares (Gulbenkian Institute for Molecular Medicine - GIMM).

Why do some individuals develop severe infectious disease and eventually go on to succumb from those while others develop only mild forms of the same disease and survive. The accepted answer is: Those that succumb fail to clear invading pathogens, while survivors do so efficiently. Yet, there are “exceptions to this rule”, with major consequences to global human morbidity and mortality. Sepsis, a life-threatening organ dysfunction caused by a dysregulated host response to infection, develops under pathogen burdens in the range of non-septic patients. The same is true for severe and often-lethal outcomes of malaria, caused by Plasmodium infection. More recently we well became aware of this same phenomenon in the COVID-19 pandemic, caused by SARS-CoV-2 infection. These “exceptions” can be explained, in part, by host genetic variations that pertain to disease tolerance to infection, an evolutionary conserved defense strategy that does not target pathogens directly. In this seminar I will discuss experimental evidence for an evolutionary conserved genetic program that promotes disease tolerance to malaria while also targeting and killing Plasmodium, in humans and in mice.

17h00
Departamento de Biologia Animal | Ciências ULisboa
Título/data/local do evento e fotografia de barragem

Concerto pelo Coro de Câmara da Universidade de Lisboa (CCUL) da Associação Coral da Universidade de Lisboa (ACUL), e que integra a iniciativa Música na Universidade de Lisboa.

Por João Luís Cordovil (Ciências ULisboa).

O evento, que conta com a participação do CIUHCT, terá a participação, entre outros, do matemático e historiador da matemática Professor Robin Wilson (Reino Unido) e do criador do primeiro museu de ciência dedicado inteiramente à matemática, Professor Albrecht Beutelspacher (Alemanha).

Seminário de Sistemas Dinâmicos, por Carlos Matheus (École Polytechnique, Paris).

Seminário de Lógica Matemática, por Pedro Pinto (Technische Universität Darmstadt).

Minicurso por Pedro M. Silva (Pós-doc - CEMS.UL).

Dois estudantes em frente a um computador

Uma iniciativa integrada no Projeto de Promoção de Sucesso e Redução de Abandono no Ensino Superior, com inscrições até 25 de janeiro.

Colóquio de Matemática, por Marko Stošić (Departamento de Matemática - Ciências ULisboa).

Logótipo da ULisboa, título/data/local do evento e fotografia de professora e estudantes numa biblioteca

Workshop no âmbito do Programa de Promoção da Saúde Mental e do Bem-Estar na ULisboa.

Conferência do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia, por Robin Wilson (Open University; Gresham College, London).

Título/data/local do evento e fotografia de Jorge Moyano a tocar piano

Concerto de Jorge Moyano, no âmbito do programa Música na Universidade de Lisboa.

Seminário de Análise e Equações Diferenciais, por Didier Pilod (University of Bergen).

Seminário do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, por Santiago González Gaitán (Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, CIÊNCIAS ULisboa).

2.ª edição do curso, com inscrições até 26 de janeiro.

2.ª edição do curso, com inscrições até 26 de janeiro.

Representação de ser humano a interagir com um computador portátil

Formação ministrada por Nuno Cruz Garcia (Ciências ULisboa).

Título/data/local do evento e fotografia de Vítor Cardoso

Prémio atribuído a Vítor Cardoso, Professor Catedrático no Departamento de Física do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa e Diretor do Centro de Gravidade do Instituto Niels Bohr da Universidade de Copenhaga, Dinamarca.

Título do curso e logótipo do CEAUL

Aprenda a organizar e analisar dados com foco na obtenção de soluções orientadas para a resolução de problemas.

Data/título do evento/frase "(Re)começa agora. É a tua vez!", sobre fotografia de balões de ar quente

(Re)começa agora. É a tua vez!

Com o Inverno já a deixar a sua marca nos ramos nus das árvores, é tempo também de as ajudarmos a crescer na Primavera que se seguirá!

Aumente o envolvimento e a colaboração dos alunos com uma solução de ensino e aprendizagem completa dentro do Moodle através do FeedbackFruits.

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Logótipos CIÊNCIAS/CEAUL, indicação do título/data/orador e representação do cérebro humano

Participants will be introduced to using R in real life situations. From the start, this hands-on practical workshop will focus on following good programming and data analysis practices. 

António Cruz Serra

A cerimónia decorre no Pavilhão de Portugal, pelas 17h00.

Título e datas de candidaturas aos prémios, sobre uma imagem abstrata

Candidaturas abertas até 14 de fevereiro - em 2025, serão atribuídos 26 Prémios e 52 Menções Honrosas.

Páginas