60 Minutos de Ciência

E se fossemos jantar e cear na Lisboa Moderna (séc. XV-XVIII)?

Anfiteatro, Edifício Caleidoscópio, Lisboa
MUHNAC

Necessidade fisiológica e vital da existência humana, comer foi e será sempre um ato de sociabilização e de cultura.

Agricultura e abastecimento. Carência e abundância. Codificação hierárquica e social. Ritualidade de gestos e comportamentos. Hospitalidade e liberalidade. Falar de alimentação envolve, em todas as épocas e geografias, falar de práticas, hábitos, gostos e condutas alimentares, numa ampla abrangência económica, social, cultural, científica, artística, política e simbólica.

Numa sociedade frágil como a dos nossos antepassados, em que a fronteira entre fome e abundância era ténue e o espectro da fome permanentemente assomava, a alimentação, espaço simbólico e material de limitações, interditos, crenças e desregramentos, foi sempre um critério de diferenciação social e de distinção simbólica.

Numa breve incursão aos séculos XV a XVIII, viajemos e sentemo-nos à mesa dos lisboetas para conhecer o seu quotidiano alimentar, experienciando os seus ritmos, hábitos, escolhas e predileções culinárias e alimentares. 


Nota biográfica do orador

Historiador e Museólogo, é Assistente de Investigação do Centro de Humanidades (NOVA FCSH). Licenciado em História e pós-graduado em História Moderna e Direito Patrimonial, encontra-se a preparar uma dissertação de Doutoramento em História Moderna, subordinada ao tema das ucharias e mesa régia no século XVIII. Os seus principais domínios científicos e interesses versam sobre história do quotidiano, dos consumos, da cultura e da ciência na Época Moderna, com particular enfoque para a cultura material. Trabalhou na Casa de Fronteira e Alorna, no Museu Geológico, no Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa e é, presentemente, Bolseiro de Gestão de Ciência e Tecnologia no Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, dedicando-se ao projeto de instalação do Museu da Saúde.

17h30
Logótipo Mentimeter

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Título/data/local do evento e fotografia de avião a sobrevoar cidade

“A Interface Urbana na Rede de Transporte Aéreo” é o tema da 4.ª Conferência Anual da redeMOV.

Título "5th edition ULisses", sobre fotografia do mar

Prazo de apresentação de candidaturas prolongado até 15 de janeiro.

Representação antiga da cidade de Lisboa

A conferência está limitada a 100 participantes - realize já a sua inscrição e reserve o dia na sua agenda.

O evento, que conta com a participação do CIUHCT, terá a participação, entre outros, do matemático e historiador da matemática Professor Robin Wilson (Reino Unido) e do criador do primeiro museu de ciência dedicado inteiramente à matemática, Professor Albrecht Beutelspacher (Alemanha).

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Fotografia de João Paulo Dias

A Celebration of his 80th Birthday - registration until 24 January.

Um evento dedicado às três áreas de estudo do DEGGE: Engenharia da Energia e Ambiente; Meteorologia, Oceanografia e Geofísica; Engenharia Geoespacial.

Título "Bolsas de Doutoramento Unite! ULisboa", logótipos das entidades promotoras e fotografia de jovem investigadora a utilizar um laptop na esplanada de um café

O 4.º concurso decorre até 28 de fevereiro.

A leading venue for presenting and discussing the latest research, industrial practice and innovations in dependable and secure computing.

Data e logótipo do Dia Aberto, inseridos em mosaico de atividades de investigação

Bem-vindos a Ciências ULisboa!

Um concurso de programação dirigido aos alunos do ensino secundário (11.º e 12.º anos), que visa promover a prática e o gosto pela programação.