Hi-Phi Seminar

Theatre and Science: historical, conceptual, and dramaturgical interactions

Sala 2.2.14, Ciências ULisboa

Por Graça P. Corrêa (CFCUL) e Daniel Gamito-Marques ​(CIUHCT).

Graça P. Corrêa (Ph.D. in Theatre and Film Studies, Graduate Center of the City University of New York; Master degree Emerson College Boston, Licentiate degree in Architecture at UL, through grants awarded by FCT, Fulbright Commission and Gulbenkian Foundation) is a researcher in Science and Art /Philosophy of Technology at the Faculty of Sciences of the University of Lisbon, where she conducts interdisciplinary research as an integrated member & RG3-vice-head of CFCUL-Center for Philosophy of Sciences. Having worked as playwright, dramaturg and theatre director, she currently teaches graduate seminars in Directing theory & practice, Dramatic Literature and Theatre Theory at ESTC-IPL. She has taught at doctoral programs in UL, published articles and chapters in international peer-reviewed journals and books, on Empathy in art (film, theatre) & neuroscience, emotion/affect theory, ecocriticism, and aesthetics of AI-generated art.

Daniel Gamito-Marques is a historian of science working as a Research Fellow at the Interuniversity Centre for the History of Science and Technology (CIUHCT), NOVA School of Science and Technology. His research currently focuses on the links between science, diplomacy, and colonialism during the Portuguese Scramble for Africa. He is a member of the Commission on Science, Technology, and Diplomacy of the DHST/IUHPST. He has also studied playwriting in artistic laboratories at the D. Maria II National Theater and the New Dramaturgies Festival. He has been involved in creative projects that integrate the arts, the humanities, and the sciences. He wrote and directed The Science of the Future (2019), a play on the misogynist and racist legacies of phrenology, and published All Too Human (2021), a play that discusses the ethical dilemmas arising from the development of medical treatments.

Cartaz do evento

16h00-18h00
Bruno Jacinto (CFCUL) e Henrique Leitão (CIUHCT)
Estátua representativa da biodiversidade do planeta Terra

Seminários de Tese no âmbito do Doutoramento em Biologia e Ecologia das Alterações Globais.

O encontro reúne cientistas, profissionais e estudantes de diferentes áreas e regiões do país focados em desenvolver a investigação marinha, em linha com a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, proclamada pelas Nações Unidas (2021-2030).

Formação modular de 13 de abril a 11 de maio - produção em permacultura.

Atividade no âmbito da Semana sobre Espécies Invasoras: Portugal & Espanha 2024, assinalada pela SPECO - Sociedade Portuguesa de Ecologia.

Logótipo da ação CLEANFOREST

Forests are exposed to multiple global change drivers, wich can constrain their ability to continue providing several ecosystem services (including climate change mitigation). Assessing responses - and underlined mechanisms -  at the whole ecosystem scale is paramount for a holistic understanding of forest response to global change.

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por Jean-Baptiste Joinet (Université Jean Moulin Lyon 3, IRPhiL).

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Eduardo V. Castro (Departamento de Física e Astronomia, Faculdade de Ciências, Universidade do Porto, Portugal).

Título e data do evento, inseridos em fotografia de cinco jovens em contexto de investigação

Este ano, queremos voltar a encher o nosso campus com a presença de todos os estudantes que queiram participar neste evento.

Logótipo do evento

Evento final do Projeto iSEA, com inscrições até 30 de abril.

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por Kora Muzic (Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, FCUL).

Título e data do workshop

Workshop no âmbito da recente adesão da Universidade de Lisboa à CoARA - Coalition for Advancing Research Assessment.

Título do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Título e datas de candidatura do programa, sobre um padrão em tons de roxo e laranja

Submissão de candidaturas até 14 de maio.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por João Carreira (Deepmind).

Logótipo do LIP Summer Internship Program e fotografia de jovem investigador

Os estágios podem ter uma duração entre duas semanas e dois meses e realizam-se nos três polos do LIP - candidaturas até 15 de maio.

Os oradores plenários irão falar sobre a importância da interdisciplinaridade de forma acessível para todos, estando previstas palestras e apresentação de pósteres por alunos.

Logótipo do EVM 2024

Candidaturas até 15 de maio.

Um evento dirigido aos alunos do ensino secundário, consistindo numa palestra sobre a microscopia e em visitas aos laboratórios de microscopia/demonstrações experimentais simples.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por Hugo Penedones (Inductiva).

Árvore florida

A minha Jornada pela Matemática: Descobertas, Escolhas e Desafios, por Ana Catarina Monteiro - estudante do Mestrado em Matemática (Licenciatura: Matemática).

Composição com os nomes das Universidades participantes

Candidaturas até 25 de maio (mobilidades no 1.º semestre).

Título do prémio

As candidaturas decorrem até ao dia 31 de maio.

Inscrições até 24 de maio.

Título do programa e logótipos das entidades organizadoras, sobre fotografia do espaço

O programa decorre de 08 a 26 de julho, com candidaturas até 03 de junho.

Pormenor de linguagem corporal (braços e mãos) de pessoa a dialogar

Ação de formação para docentes e investigadores de Ciências.

Páginas