Exposição

Plasticus maritimus, uma espécie invasora

Átrio do Edifício C6, FCUL, Lisboa
Ilustração do livro "Plasticus maritimus, uma espécie invasora" - Autores: Ana Pêgo e Isabel Minhós Martins - Ilustrações: Bernardo P. Carvalho - Editora: Planeta Tangerina

Ilustração do livro "Plasticus maritimus, uma espécie invasora" - Autores: Ana Pêgo e Isabel Minhós Martins - Ilustrações: Bernardo P. Carvalho - Editora: Planeta Tangerina

Plasticus maritimus é o "nome científico" de uma "espécie exótica marinha" que tem proliferado em todos os oceanos e praias do mundo. É uma "espécie invasora", bem adaptada a todos os ambientes, que representa uma grande ameaça para as comunidades biológicas nativas e, por consequência, para o Homem.

Nesta exposição, da autoria de Ana Pêgo, podem observar-se exemplares desta "espécie" que tem dado à costa em praias do nosso país.

Logótipo do projeto Plasticus Maritimus
Logótipo do projeto Plasticus Maritimus

De uma forma simples, agradável e colorida, pretende-se que os visitantes tomem consciência do grave problema que é lixo marinho, alertando-os para a variedade e quantidades absurdas de alguns objetos do dia-a-dia que dão à costa nas nossas praias.

Ana Pêgo estudou Biologia Marinha e Pescas na Universidade do Algarve e foi bolseira de investigação durante vários anos. Um dos locais onde trabalhou foi o Laboratório Marítimo da Guia. Em 2012 começou a dedicar-se à educação ambiental, associando ciência e arte. A constatação e crescente preocupação com o “lixo marinho” levou a que aprofundasse conhecimentos e criasse projetos educativos sobre este tema. Em dezembro de 2015 criou a página Plasticus maritimus para partilhar os achados que dão à costa nas nossas praias. Desde então, este tema tornou-se o seu principal foco de trabalho, explorado em forma de ateliers, palestras, formações de professores ou exposições, que tem vindo a realizar em escolas de todo o país e instituições como a Fundação Calouste Gulbenkian, o Centro Cultural de Belém (CCB) ou o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT). Há um ano lançou o livroPlasticus maritimus, uma espécie invasora”, que escreveu com Isabel Minhós Martins. A obra é ilustrada por Bernardo P. Carvalho e editada pela Planeta Tangerina.

Exposição patente ao público até 16 de dezembro de 2019.

Cartaz da exposição "Plasticus maritimus, uma espécie invasora"


Não perca as atividades previstas para o dia 04 de dezembro.

  • Átrio Edifício C6
    15h | Visita guiada à exposição com a artista Ana Pêgo
     
  • Auditório 3.2.14, Edifício C3
    17h | Exibição do filme “A Plastic Ocean”
    19h | Comentário da artista Ana Pêgo
    Sessão de perguntas e respostas
Cartaz das atividades do dia 04 de dezembro de 2019, realizadas no âmbito da exposição "Plasticus maritimus, uma espécie invasora"


Atividades promovidas em parceria com o NEBFCUL - Núcleo de Estudantes
de Biologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Paralelamente a estas atividades, realizou-se, no dia 27 de novembro, uma visita guiada por parte dos alunos do Colégio Jardim-Infantil Pestalozzi.


Saber mais sobre o projeto: Facebook | Livro
 

17h00 (inauguração)
Computador portátil a projetar imagem de sequência biológica

Curso com candidaturas até 12 dezembro.

Estudantes

As candidaturas decorrem até 08 de janeiro.

Titulo do prémio e pormenor da Ponte Vasco da Gama

As candidaturas decorrem até 09 de janeiro.

Representação de pessoa a interagir com tecnologia

O curso introduz o conceito de Digital Twins e a sua aplicação estratégica no contexto do serviço público, com foco na modernização digital, otimização de processos e apoio à decisão - candidaturas até 11 de janeiro.

Bola de cristal colocada no solo

Curso com candidaturas até 19 de dezembro.

Imagem exemplificativa da área da deteção remota

Este curso avançado tem como objetivo fornecer acesso e ferramentas para a aquisição e processamento de dados de deteção remota para diferentes aplicações, usando imagens multiespectrais de satélite, drone, terrestres e LiDAR, com foco na caracterização da vegetação e da paisagem, bem como das suas mudanças ao longo do tempo - candidaturas até 19 de dezembro.

Duas pessoas a interagirem num contexto de realidade virtual

O curso explora o potencial da Realidade Virtual (VR) e Aumentada (AR) como ferramentas inovadoras nos processos de onboarding e desenvolvimento de competências - candidaturas até 25 de janeiro.

Ana Rita Lopes

As candidaturas decorrem até 30 de janeiro.

Ginásio "inundado" de tecnologia

Um programa único na Europa, com o objetivo de capacitar para a integração crítica, segura e eficaz de ferramentas digitais na intervenção clínica - candidaturas até 16 de janeiro.

Imagem abstrata

Neste curso, será promovida uma abordagem multidisciplinar, apresentando as descobertas mais recentes sobre o tema e desafiando a forma tradicional de considerar as associações simbióticas como exceções e não como a regra - candidaturas até 09 de janeiro.

As inscrições são grátis para funcionários e estudantes de CIÊNCIAS e da FCiências.ID, mediante a utilização do código CIENCIASFREE. 

O workshop propõe promover a partilha de estratégias metodológicas que permitam transformar as ferramentas de inteligência artificial em apoios qualificados ao trabalho docente, assegurando que complementam, e nunca substituem, a intervenção profissional, o rigor pedagógico e a intencionalidade do professor.

Pessoas a analisarem dados

Candidaturas até 13 de fevereiro.

Um curso prático, limitado a um pequeno número de participantes, destinado a quem procura formação básica em teoria e estatística macroecológica e deseja familiarizar-se com algumas das potenciais utilizações de vários métodos avançado - candidaturas até 13 de fevereiro.