Exposição

Plasticus maritimus, uma espécie invasora

Átrio do Edifício C6, FCUL, Lisboa

Ilustração do livro "Plasticus maritimus, uma espécie invasora" - Autores: Ana Pêgo e Isabel Minhós Martins - Ilustrações: Bernardo P. Carvalho - Editora: Planeta Tangerina

Plasticus maritimus é o "nome científico" de uma "espécie exótica marinha" que tem proliferado em todos os oceanos e praias do mundo. É uma "espécie invasora", bem adaptada a todos os ambientes, que representa uma grande ameaça para as comunidades biológicas nativas e, por consequência, para o Homem.

Nesta exposição, da autoria de Ana Pêgo, podem observar-se exemplares desta "espécie" que tem dado à costa em praias do nosso país.

Logótipo do projeto Plasticus Maritimus
Logótipo do projeto Plasticus Maritimus

De uma forma simples, agradável e colorida, pretende-se que os visitantes tomem consciência do grave problema que é lixo marinho, alertando-os para a variedade e quantidades absurdas de alguns objetos do dia-a-dia que dão à costa nas nossas praias.

Ana Pêgo estudou Biologia Marinha e Pescas na Universidade do Algarve e foi bolseira de investigação durante vários anos. Um dos locais onde trabalhou foi o Laboratório Marítimo da Guia. Em 2012 começou a dedicar-se à educação ambiental, associando ciência e arte. A constatação e crescente preocupação com o “lixo marinho” levou a que aprofundasse conhecimentos e criasse projetos educativos sobre este tema. Em dezembro de 2015 criou a página Plasticus maritimus para partilhar os achados que dão à costa nas nossas praias. Desde então, este tema tornou-se o seu principal foco de trabalho, explorado em forma de ateliers, palestras, formações de professores ou exposições, que tem vindo a realizar em escolas de todo o país e instituições como a Fundação Calouste Gulbenkian, o Centro Cultural de Belém (CCB) ou o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT). Há um ano lançou o livroPlasticus maritimus, uma espécie invasora”, que escreveu com Isabel Minhós Martins. A obra é ilustrada por Bernardo P. Carvalho e editada pela Planeta Tangerina.

Exposição patente ao público até 16 de dezembro de 2019.

Cartaz da exposição "Plasticus maritimus, uma espécie invasora"


Não perca as atividades previstas para o dia 04 de dezembro.

  • Átrio Edifício C6
    15h | Visita guiada à exposição com a artista Ana Pêgo
     
  • Auditório 3.2.14, Edifício C3
    17h | Exibição do filme “A Plastic Ocean”
    19h | Comentário da artista Ana Pêgo
    Sessão de perguntas e respostas
Cartaz das atividades do dia 04 de dezembro de 2019, realizadas no âmbito da exposição "Plasticus maritimus, uma espécie invasora"


Atividades promovidas em parceria com o NEBFCUL - Núcleo de Estudantes
de Biologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Paralelamente a estas atividades, realizou-se, no dia 27 de novembro, uma visita guiada por parte dos alunos do Colégio Jardim-Infantil Pestalozzi.


Saber mais sobre o projeto: Facebook | Livro
 

17h00 (inauguração)