Lisbon Webinar in Analysis and Differential Equations

Kolmogorov theory of turbulence and a rigorous theory of one-dimensional turbulence

Sala 6.2.33, Ciências ULisboa (com transmissão via Zoom)

Por Sergei Kuksin (Univ. Paris VII).

My talk is a review of the results on turbulence in the 1d Burgers equation, presented in my book One-dimensional turbulence and stochastic Burgers equation (2021), written jointly with A. Boritchev. Namely, I will talk about the viscous Burgers equation on a circle, perturbed by a random force which is smooth in $x$ and white in time $t$, and explain that Sobolev norms of its solutions admit upper and lower estimates, which are asymptotically sharp as the viscosity goes to zero. This assertion allows to derive for solutions of the equation results, which are rigorous analogies of the main predictions of the Kolmogorov theory of turbulence. Namely, of the Kolmogorov 2/3-law for increments of the turbulent velocity-fields and of the Kolmogorov-Obukhov 5/3-law for the energy spectrum of turbulence (I will explain these laws). The results were non-rigorously obtained by physicists in 1990s (and earlier by J. Burgers in 1948, even more heuristically).

Transmissão via Zoom.

The Lisbon Webinar in Analysis in Differential Equations is a joint iniciative of CAMGSD, CMAFcIO and GFM, three research centers of the University of Lisbon. It is aimed at filling the absence of face-to-face seminars and wishes to be a meeting point of mathematicians working in the field.

Celebrating Pedro Duarte's 60th birthday.

Fotografia de campo agrícola e parque eólico

Submissão de iniciativas até 30 de agosto de 2022.

Fotografia de trator em campo agrícola

Submissão de iniciativas até 30 de agosto de 2022.

Fotografia representativa de agricultura sustentável

Submissão de iniciativas até 30 de agosto de 2022.

Fotografia de pessoa a pegar num Ouriço-do-mar

Seminário de Pós-Graduação no âmbito do Doutoramento em Biologia, por Inês Ventura.

As Jornadas Interinstitucionais de Inovação Pedagógica estão abertas a docentes do ensino superior com interesse no seu desenvolvimento profissional pedagógico.

Imagem ilustrativa do evento, acompanhada de diversas informações

Concerto solidário a favor da Associação Portuguesa Contra a Leucemia.

Logótipo da Comissão Europeia e iconografia associada ao Horizon Europe

1.ª edição do curso Horizon Europe, para candidaturas futuras a projetos colaborativos - manifestações de interesse até 05 de setembro de 2022.

Título do evento e iconografia relacionada com a ciência e a saúde

O workshop visa sensibilizar jovens, adultos e idosos para a importância do movimento induzido pela música na saúde e na qualidade de vida sustentável.

Banner do concurso (inclui fotografia apresentada numa anterior edição)

Candidaturas até 30 de setembro de 2022.

Imagem ilustrativa do curso, acompanhada de diversas informações

Um curso dirigido ao público geral e estudantes de arte ou ciência (a partir dos 16 anos), com interesse em desenho de observação, ilustração, e biologia, com ou sem experiência em desenho.

Cartaz do evento

Um evento repleto de atividades científicas, culturais e educativas, com jogos, demonstrações, palestras, entre muitas outras atividades.

Programa a disponibilizar.