5th CIUHCT Distinguished Lecture

From the Quadrivium to Modern Science

Sala 6.1.36, Ciências ULisboa

Por Matteo Valleriani (Max Planck Institute for the History of Science).

Matteo Valleriani is Research Group Leader in Dept. I, Honorary Professor at the Technische Universität Berlin, Professor for Special Appointments at the Faculty of Humanities at Tel Aviv University, and Principal Investigator of the Project “Images and Configurations in Corpora of University Textbooks” at the Berlin Center for Machine Learning.

In his research, he investigates processes of 1) emergence of scientific knowledge in relation to its practical, social, and institutional dimensions, and 2) homogenization of scientific knowledge in the framework of Cultural Heritage Studies.

Centering on cosmological knowledge, Matteo Valleriani’s current major research project is concerned with the evolution of the scientific knowledge system and with the establishment of a shared scientific identity in Europe in the period between the thirteenth and the seventeenth centuries. In the frame of this project he also co-develops and implements multi-layered network models.

Cartaz do evento

CIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia

Celebrating Pedro Duarte's 60th birthday.

Fotografia de campo agrícola e parque eólico

Submissão de iniciativas até 30 de agosto de 2022.

Fotografia de trator em campo agrícola

Submissão de iniciativas até 30 de agosto de 2022.

Fotografia representativa de agricultura sustentável

Submissão de iniciativas até 30 de agosto de 2022.

Fotografia de pessoa a pegar num Ouriço-do-mar

Seminário de Pós-Graduação no âmbito do Doutoramento em Biologia, por Inês Ventura.

As Jornadas Interinstitucionais de Inovação Pedagógica estão abertas a docentes do ensino superior com interesse no seu desenvolvimento profissional pedagógico.

Imagem ilustrativa do evento, acompanhada de diversas informações

Concerto solidário a favor da Associação Portuguesa Contra a Leucemia.

Logótipo da Comissão Europeia e iconografia associada ao Horizon Europe

1.ª edição do curso Horizon Europe, para candidaturas futuras a projetos colaborativos - manifestações de interesse até 05 de setembro de 2022.

Título do evento e iconografia relacionada com a ciência e a saúde

O workshop visa sensibilizar jovens, adultos e idosos para a importância do movimento induzido pela música na saúde e na qualidade de vida sustentável.

Banner do concurso (inclui fotografia apresentada numa anterior edição)

Candidaturas até 30 de setembro de 2022.

Imagem ilustrativa do curso, acompanhada de diversas informações

Um curso dirigido ao público geral e estudantes de arte ou ciência (a partir dos 16 anos), com interesse em desenho de observação, ilustração, e biologia, com ou sem experiência em desenho.

Cartaz do evento

Um evento repleto de atividades científicas, culturais e educativas, com jogos, demonstrações, palestras, entre muitas outras atividades.

Programa a disponibilizar.