SOILdarity specialized training course

Soil ecology in dry ecosystems

Videoconferência / Ciências ULisboa
Banner do evento

Curso no âmbito do Projeto SOILdarity, relativo à abordagem fundamental dos ecossistemas mais abundantes no nosso país.

O curso decorre entre 14 e 25 de novembro de 2022 (de segunda a sexta-feira será realizado virtualmente - Zoom ou equivalente -, entre as 10h00-12h00, em inglês e sob a responsabilidade do MIGAL Institute, Israel). Em três destes dias (a acertar brevemente - mais informações em www.soildarity.eu) existirão também aulas práticas, em Ciências ULisboa.

Pretende-se que os participantes adquiram conhecimentos fundamentais da ecologia do solo, características dos ecossistemas secos, e sejam capazes de identificar o solo como um elemento regenerativo da sustentabilidade ecológica. Também ficarão melhor habilitados para reconhecer e usar indicadores biológicos de saúde do solo.

Os temas a abordar serão:

• Systems Biology in Ecology & Agriculture;
  • The S cycle in the rhizosphere. Adding perspectives and new players;
  • Entomopathogenic fungi for the control of below and above ground soil pests;
  • Transcriptomic-metabolomic profiling of soil fungi for soil health determination;
  • Drivers of microbiome predator communities in soils and the resulting change in their function;
  • Soil predatory mites as bio-control agents and members of the soil food web;
  • Resistance–recovery trade-off of soil microbial communities under altered rain regimes: An experimental test across European agro-ecosystems;
  • Effects of fertilizers and root stock on above ground pests;
  • Effects of beneficial endophytic fungi on above ground pests;
  • Soil microbes and invasive plant species.

A participação é gratuita, mediante inscrição até 10 de novembro.

Título do programa, sobre mosaico de fotografias de jovens cientistas

As candidaturas encontram-se encerradas. Obrigada aos quase 80 candidatos/as!

Logótipo do EVM 2024

Por Pedro Duarte (DM Ciências ULisboa, CMAFcIO).

Seminário do Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional, por Baptiste Claustre (aluno ENS Lyon, estagiário CMAFcIO).

Fotografia de ilha

Seminários Doutorais no âmbito da disciplina de Projeto de Investigação (Doutoramento em Ciências do Mar).

Logótipo do EVM 2024

Por Maria Manuel Torres (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Titulo e data do evento, com imagem de ponte sobre o tejo

Um evento organizado no âmbito da Ação COST EURO-MIC, de cujo Comitê de Gestão Elisabete Silva, líder do Bioactive and Multifunctional Materials Lab do BioISI, faz parte.

Logótipo do EVM 2024

Por: Jorge Buescu (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Logótipo do EVM 2024

Por Jean-Baptiste Casteras (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Chegou a hora: os participantes do Programa Ser Cientista vão apresentar os projetos que desenvolveram ao longo de uma semana, acompanhados por docentes e investigadores de CIÊNCIAS. E todos podem assistir!

Imagem do evento

Extended enrolement date until July 12th.

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

Um evento de reunião da comunidade nacional nas diversas vertentes da informática, com a ambição de ser o fórum de eleição para a divulgação, discussão e reconhecimento de trabalhos científicos.

Are you ready for this year's edition?

Imagem do evento - título, local e data do evento

Investigação Ecológica ao Serviço da Conservação

A leading venue for presenting and discussing the latest research, industrial practice and innovations in dependable and secure computing.